O XXIV Encontro Paulista de Autos Antigos realizado pelo quarto ano na Cidade de Vinhedo – SP, no belíssimo e arborizado, Parque Municipal, Jayme Ferragut, mais uma vez reuniu: luxo, categoria, qualidade, organização, além do charme e o glamour que gostamos de presenciar nas festas antigomobilistas.

O Evento organizado pelo Casal Carratu é uma realização  do SFAA – Sociedade feminina de Autos Antigos, clube tradicional de damas colecionadoras que acompanham e apoiam seus maridos neste Hobby e l lideradas por: Edenise Carratu – Presidente.

O evento aconteceu nos dias 12 a 14 de Abril e reuniu, cerca de 70.000 visitantes locais e vindos de todas as partes do Brasil.

O Encontro Paulista de Autos Antigos 2019, criou uma campanha de arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis e o resultado foi um sucesso. Os alimentos foram divididos para 10 entidades da Cidade de Vinhedo.

Cerca de 870 carros clássicos de alto nível  presentes no EPAA 2019, entre: carros de exposição, caminhões, leilão e stands de vendas.

Mercado de Pulgas. 

Foto de Aelson F. Amaral
Foto de Aelson F. Amaral

Foram exatamente 100 stands de peças, acessórios, livros, objetos de decoração e antiquários muito bem selecionados, devidamente organizados e padronizados em local plano.  Ficou elegante, Foi um show à parte, muito sortido e de organização perfeita.

Novidades:

Tivemos novidades no Local das vendas de veículos e leilão. Este ano de forma bem pensada, aconteceu no estacionamento gigantesco do Espaço Adler (onde acontece a premiação e leilão), bem em frente ao Parque Jayme Ferragut, um lugar, sem terra e plano, excelente para  vendas de veículos.

Loja do Berek no espaço de Vendas e Carros de Leilão

Segundo informações obtidas, a quantidade de boas oportunidades de negócios que o evento proporcionou foram fantásticas, e Berek, que colocou um stand bem grandinho no local, também aprovou o local.  Nota 10! comentou com sorriso no rosto!

A Praça de alimentação, contou com excelente padrão da gastronomia de Vinhedo. Bebidas, salgados ou doces, sorvetes…  excelente o nível.

Abertura Oficial do Evento

Aconteceu no Parque de Exposições Jayme Ferragut, na  sexta feira, 12 de Abril, no finalzinho da tarde e tivemos a presença ilustre dos organizadores do Evento: Edenise e Nilson carratu, de presidentes de clubes, , do prefeito:  Jaime Cruz,  do secretário de Saúde, do secretário de Turismo, de alguns vereadores, do presidente da FBVA – Altair Manoel que falou de forma brilhante ao público presente e  também das damas do SFAA, que com seus uniformes alinhados, deram um charme especial a cerimônia.

Casal Carratu com o Prefeito Jaime Cruz, Presidente da FBVA entre outras celebridades politicas da cidade.

O prefeito da Cidade de Vinhedo, Jaime Cruz, prestou uma singela homenagem ao Casal Carratu. A orquestra da Prefeitura, tocou a música, Ave Maria… Este momento emocionou o casal e a todos que estavam presentes.

Após cerimônial de abertura, aconteceu o, Coquetel de “boas vindas”, nas dependências do Parque para Expositores com seus familiares.

Casal Carratu, organizadores do evento com seus netos.

Já no sábado, o dia foi extremamente agitado e apertado para tantas atividades. Por volta das 10:30hs Aconteceu a reunião com a FBVA, as 11:00hs aconteceu o Bunch com as Damas no Hotel Intercity, que durou cerca de 3 horas. Por volta das 11:30hs aconteceu o leilão que contou com 60 lotes e durou cerca de 4 horas. O evento também contou com a comissão julgadora que escolheu os carros mais representativos do XXIV EPAA e por volta das 20 horas, aconteceu o jantar de gala que homenageou os 25 anos do SFAA.

Brunch com as Damas

O EPAA ofereceu um delicioso Brunch para acompanhar  o bingo e as divertidas brincadeiras  que as Damas do SFAA sempre nos oferecem.

Este ano o anel de ouro do SFAA saiu para sócia: Elizabeth Ferrante que ficou extremamente emocionada e feliz!

O Brunch terminou com um lindo mimo oferecido por Edenise Carratu as participantes do  evento: um lindo mini bolo com os 25 anos do SFAA. Uma delicadeza.

Sobre o Leilão:

Aconteceu praticamente ao mesmo tempo que “Brunch com as Damas”. Cheguei no espaço Adler – Local do Leilão, faltando pouco para acabar.

Esse ano os destaques do leilão foram:  Mercedes Benz  350 SL que é um carro de cotação e reconhecimento internacional.um carro que foi arrematado por um valor abaixo do mercado, uma grande oportunidade de negócios e também  os nacionais que sempre são destaques  como: Passat, Gol, Opala… Enfim é a força da Industria nacional.

Paulo Parra do “Talladega Motors” e organizador do Leilão, comenta que  vendeu,  27 lotes dos dos 60 carros clássicos  ofertados. Crescimento de 15%  em relação ao ano passado que já foi muito bom…!

Vou dar um bom exemplo: Berek vendeu no leilão, 3 carros dos 9 que levou além de outros fora do leilão, no seu belo stand de vendas.

Em suma… sucesso absoluto!!! .

Sobre a Exposição:

O Parque Municipal Jayme Ferragut,  ficou coberto de jóias rodantes coloridas. O EPAA 2019 contou com Nacionais como: Kombis, destaque para a de 1958 premiada, Fuscas,Gordinis, Simcas Jangada, Karmann Ghias (TC também), Galaxies 500, Corcel, Ford Maverick, Opalas, Brasílias, Pumas, Gurgel XEF, Santa Matilde, Dardo entre outras raridades do nosso acervo automotivo.

Sequencia de carros nacionais

Em relação aos importados, destaques para:

Rools Royce Silver Shadow, Porsche 911, 928, BMW, Dodge,Ford FastBack, Mustangs , Camaros RS, Chev Station Wagon 1965, Cadillac, Impala,Studebakers, Ford TBird 1956, Ford Sunliner 1956, Ford Farline 1955, Nash Rambler, Mercury 1948, Cadillac Fleetwood 1950, Mercedes Benz de 1964 a 1973, Ford Roadster, Ford Phaeton, MGB 1970,  entre muitas outras raridades.

Corvete 1954

Jantar de Gala

O jantar de gala este ano foi especial… O SFAA completou 25 anos e Edenise Carratu não fez por menos, ofereceu uma festa tipo Hollywoodiana de tirar o fôlego, além de fazer com que os participantes se emocionassem durante o cerimonial das bodas.

A Damas estavam elegantemente vestidas de Prata, muito bem penteadas e maquiadas aguardando seus cavalheiros lhes conduzirem até ao meio do salão para valsa…. Uma por uma ao som de um clássico… muito bonito!

Mais bonito foi o mimo que a Presidente do Clube – Edenise Carratu ofereceu as suas sócias… um cordão camafeu com a foto da sócia de um lado e de outro, a logo do SFAA. Tipo do mimo que encheu nossas almas de muito amor por sua delicadeza e belo sentimento.

As música ao vivo ficou por conta da Banda Zago… Ninguém ficou parado…! No meio da festa surge a Regina Torres e Ximena Pizarro, a bordo de uma “bicicleta vintage” cheia de sandálias Havaianas para que todas as damas presentes no Evento, pudessem, dançar em os saltos e se divertir, sem maltratar os pés.

Sobre a Premiação:

A premiação aconteceu no domingo, 14 as 10:30. Roberto Suga e Paulo Parra foram os apresentadores dos clássicos que mais se destacaram no EPAA 2019.

Esse ano, além dos clássicos mais significativos, o EPAA homenageou a Mercedes-Benz, marca que possui uma longa tradição no automobilismo com exemplares raríssimos, segue lista dos premiados:

  • MERCEDES-BENZ 350 SLC 1973 –  De João Ernesto de Paoli J
  • MERCEDES-BENZ 350 SLC 1973 –  Renato Leoni
  • AUTOMÓVEL MERCEDES-BENZ 280 SE – W108 1972 – Mathias Freiherr reisky von Dubnitz
  • AUTOMÓVEL MERCEDES-BENZ 300 SEL 3.5 1971 – Edith Suga
  • AUTOMÓVEL MERCEDES-BENZ 250 SE 1967 – Sergio Rinaldi Rolim
  • AUTOMÓVEL MERCEDES-BENZ 220S 1964 – Feancisco Antonio Casconi

 

Abaixo listamos os veículos que receberam premio especial,  confira:

CATEGORIA 1 :PREMIO ESPECIAL – TROFÉU FLAVIO MARX

MG MGB 1970 de  Giberto Corrales

Informações: Tradicional fabricante inglês, a MG Car Company tornou-se célebre a partir de 1928, quando o modelo Midget J1 definiu a proposta da marca: esportivos rápidos, leves e baratos, comprometidos com o prazer de dirigir. A partir dele surgiram a Série P, a Série T e o MGA, mas nenhum obteve tanto sucesso quando o MGB, que desde 1962 ostenta o título de esportivo mais popular já fabricado pela empresa de Oxford.

CATEGORIA 3 : PREMIO ESPECIAL – TROFÉU CLÁUDIO BORREGO
Antigomobilista Paulista do Ano – Wilson Bosh

Antigomobilista Paulista do Ano – Wilson Bosh

CATEGORIA 4 : PREMIO ESPECIAL – TROFÉU JOSÉ EVERARDO RODRIGUES COSME
CHEVROLET  IMPALA 4 PORTAS 1960, De Julio Amadeu Correia Abrantes

Informações:Lançado em 1958, o Impala é um dos carros mais emblemáticos da Chevrolet, ao lado de Corvette e do Camaro. Na estreia, a alcunha “Impala” identificava a versão top de linha do Bel Air, disponível somente nas carrocerias cupê e conversível. No ano seguinte, com a chegada do sedã esportivo, quatro portas e a station wagon, tornou-se o modelo mais luxuoso da marca.

CATEGORIA 2 : PRÉMIO ESPECIAL – TROFÉU FABIO STEINBRUCH ( TROFÉU ALFA ROMEO )
Puma GTE de João Guilherme

PREMIO ESPECIAL – TROFÉU JOSÉ AURÉLIO AFFONSO FILHO – MASTER REGIONAL – FBVA
Chevrolet Brasil 1962 de dos primos Noel Agápito e Orides Jr

Informações: A 3100 é lançada no mercado chamada de “Brasil” e o motor é o seis cilindros de 4.3 litros com 136CV.
O apelido “Brasil” foi por causa do mapa do Brasil no símbolo da Chevrolet e o próprio motor que passou essa geração de picapes também ganhou esse apelido, o motor era dianteira e longitudinal, em outubro de 1959 na linha 1960 a GMB diversifica as opções, a primeira era a cabine dupla três portas chamada de Alvorada, mantinha o mesmo motor e câmbio da cabine simples, a segunda era o que chamamos hoje de utilitário esportivo e o furgão Corisco e todos mantendo o mesmo motor e câmbio da picape e lembrando que a Amazona era versão nacional da Suburban da época e vinha com três portas, ou seja quase meio século antes do Veloster…. e o Corisco era a versão nacional da Panel Van, a capacidade de carga da picape e do furgão era de 650KG e curiosamente todos com as mesmas dimensões da picape.

CATEGORIA 6 : PREMIO ESPECIAL – THE BEST IN SHOW
Mercedes Benz 320 K Roadster 1938 de  Ricardo Beira

Abaixo galeria de fotos:

Enfim, uma bela festa antigomobilista…

Parabenizamos os organizadores:  Casal Carratu e seu Staff, que como sempre  realizam  um brilhante trabalho, com muita dedicação, empenho, garra e  prudência.

Agradeço aos amigos, todo carinho que eu e minha filha – Marcella Gago, recebemos  nestes dias. Foi muito bom estar com vocês novamente!

Desejo que no ano de 2020,  possamos participar  do XXV Encontro Paulista de Autos Antigos, felizes, com muita saúde, com nossas famílias e amigos queridos.

Saudações antigomobilistas,

Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

Enviar Comentário

Deixe uma resposta