No dia Internacional da Mulher, não podia deixar de postar esta homenagem ao primeiro clube feminino de autos antigos do Brasil… Confira! 

Há mais de 52 anos,  freqüentando diversos eventos antigomobilistas com seu marido – Nilson, Edenise Carratu, percebeu a necessidade de uma programação paralela para as mulheres que participavam destes eventos apenas como acompanhantes de seus maridos.

Damas do SFAA posicionadas após abertura do evento em 2018
Damas do SFAA posicionadas após abertura do evento em 2018

 

Observadora, Edenise a cada evento analisava dificuldades tipo: pouco entrosamento entre as esposas devido a falta de uma programação em paralelo aos eventos antigomobilistas.

 Sentindo que estas damas poderiam ser mais participativas neste meio basicamente masculino, Edenise apostou em sua intuição e com apoio de seu marido e alguns amigos, fundou há 25 anos atrás,  no  dia 02 de junho de 1994 o primeiro clube 100% feminino antigomobilista brasileiro –  o SFAA, Sociedade Feminina de Autos Antigos.

Damas do SFAA confraternizam ao final do EPAA em 2013

Com inteligência , perseverança e  sempre ouvindo a “voz “ do coração, Edenise com suas  primeiras sócias – Fatima Saraiva, Marly Affonso, Lise Porcaro, Flavia Pola, Bernadete Galvão, Margit Leão , Eni Borrego, Marlene Miranda… conseguiram reunir logo no seu primeiro evento, cerca de 200 veículos antigos, em Águas de São Pedro,  no ano de 1996.

Muitos ficaram surpresos com o que viram,  mas para o clube feminino de antigomobilistas, o SFAA estava apenas começando uma  longa história de desafio, persistência e sucesso.

Damas do SFAA posicionadas para inicio do cerimonial de premiação em 2018
Damas do SFAA posicionadas para inicio do cerimonial de premiação em 2018

Incentivadas pelos êxitos obtidos,  as Damas dos autos antigos tocaram diversos projetos para frente e aos poucos o clube  se tornou presente em eventos, ganhando  força, prestigio  e reconhecimento, principalmente por  transformar Aguas de Lindóia na capital do antigomobilismo brasileiro,  pois a cidade foi palco para os eventos organizados pelo SFAA durante 18 anos.

Damas do SFAA em Águas de Lindóia preparadas para ao cerimonial de Abertura do Evento.

O Clube  Sociedade Feminina de Autos Antigos hoje é internacionalmente conhecido, inclusive foi destaque na Revista portuguesa: TOPOS & Classicos.  Conta com cerca de  100 sócias espalhadas em várias cidades do Brasil, principalmente no Estado de São Paulo.  Tem grande e importante  participação nas programações do Encontro Paulista de Veículos Antigos um dos mais elegantes  eventos de Autos Antigos brasileiros,   que  hoje acontece  em  Vinhedo – SP e  reúne os mais tradicionais Clubes sem distinção de marcas.

Damas do SFAA posicionadas para inicio do cerimonial de abertura em 2010
Damas do SFAA posicionadas para inicio do cerimonial de abertura em 2010

Dentro do calendário  organizados pelas damas do SFAA acontecem diversos eventos, entre eles:  o Passeio das Penélopes, onde sócias comparecem elegantemente uniformizadas e com seus próprios veículos, além vários outros eventos  beneficientes…

Edenise Carratu com suas damas posicionando-se para cerimonial de abertura em Campos do Jordão 2015
Edenise Carratu com suas damas posicionando-se para cerimonial de abertura em Campos do Jordão 2015

É a presença da mulher representada por Edenise Carratu e suas damas da sociedade feminina de Autos Antigos nos pequenos e grandes eventos antigomobilistas do Brasil.

No ano de seu  vigésimo quinto aniversário, o Portal AutoClassic parabeniza A SFAA  o clube 100% feminino que através do dinamismo, garra e persistência de sua presidente e sócias venceram diversas barreiras e desafios.

Damas do SFAA no EPAA em Águas de Lindóia no ano de 2010

 

Em abril de 12 a 14, Participe do Encontro Paulista de Autos Antigos com sua família! As damas do SFAA lhe esperam de braços abertos

Abaixo, no link, informações sobre o o EPAA – Encontro Paulista de Autos Antigos diretamente do site oficial.

Um forte abraço,

Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

Enviar Comentário

Deixe uma resposta