Parque Ecológico recebeu exposição de viaturas militares antigas


Campinas foi a cidade anfitriã e recebeu na última sexta-feira, 10 de novembro, o 13º Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares Antigas ( XIII EBPVMA).

Foto: Ricardo Caiado
Foto: Ricardo Caiado

O evento teve início às 11h, no Parque Ecológico Monsenhor José Salim, onde o público pode conferir diversas  atrações.

Foto: Ricardo Caiado
Foto: Ricardo Caiado

O encontro que teve entrada gratuita ocorreu no sábado, dia 11, e domingo, 12 de novembro.  Foi  uma iniciativa da Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e a 11º Brigada de Infantaria Leve (Exército Brasileiro), e realizado no Parque Ecológico Monsenhor José Salim, em Campinas.

Foi a primeira vez que a cidade recebeu um evento dessa proporção. Em 2016 e no começo deste ano aconteceram pequenas mostras na Escola de Cadetes. Por se tratar de área militar, foram curtas exposições.

Já esse encontro trouxe experiências incríveis para os visitantes, como vivenciar como eram os acampamentos e viaturas da 2ª Guerra Mundial, quando o Brasil teve participação na libertação da Itália.

Três ex-combatentes de Campinas estiveram no encontro que contou ainda com a presença de autoridades civis e militares, hasteamento da Bandeira Nacional, banda do Escola Preparatória de Cadetes do Exército e com uma celebrada pelo Coronel Capelão Valentim.

O Evento recebeu cerca de 15 mil pessoas, e contou com a exposição de artigos militares, mercado de pulgas (venta de militarias), palestras sobre valores da família militar e evolução dos blindados e até food trucks.

Outro destaque do encontro foi a presença do pesquisador e historiador italiano Giovanni Sulla – o maior conhecedor sobre a história dos brasileiros em combate na Itália. Filho de camponeses ele trouxe muitas curiosidades sobre a época. Inclusive, ele foi tão a fundo nas suas pesquisas que acabou contraindo uma bactéria que o deixou paralítico. O Exército brasileiro chegou a trazê-lo ao País para tratamento médico, segundo informações obtidas.

Foto: Ricardo Caiado

Desde jeeps, motos, caminhonetes, caminhões, peças de artilharia e, até, blindados utilizados na 2ª Guerra Mundial estiveram expostos no evento, que teve cerca de 60 viaturas militares antigas.

Vale ressaltar que a exposição revelou como as guerras influenciaram o governo, religião e até tecnologia.

A abertura oficial do evento foi por volta das 11h, com a presença de autoridades civis e militares, o hasteamento da Bandeira Nacional e a banda do Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Esse foi um dos maiores eventos tematizados que a cidade já recebeu. A escolha do espaço também foi pensada para poder agregar a maior parte da população.

Confira outras fotos de Ricardo Caiado membro do Clube CVMARJ a quem devemos nossos agradecimentos pela atenção ao enviar fotos deste grande Evento.

 

 

Saudações,

Teresa Gago
Portal Autoclassic
Rio de Janeiro – Brasil

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *