O estilo vintage da cantora Lana Del Rey


O nome pode não soar como conhecido, mas Elizabeth Grant (seu nome na certidão) já chegou chegando ao mundo da música com a sua voz potente. O nome artístico foi inspirado na atriz Lana Turner e o carro Ford Del Rey. Combinação inusitada, mas que combina bem com a personalidade da moça, cujo estilo musical é o indie.

Você já ouviu falar de Lana Del Rey? Ou melhor… Você já ouviu Lana Del Rey?

Ela é uma mocinha irreverente de 32 anos, lábios carnudos e vozeirão romântico. Lana desde que se tornou sucesso tem lançado tendências em seus clipes e aparições na mídia. Possui um estilo vintage, mas com um toque moderno. Country, porém único. E é por essas e outras que é ela carimbou um lugar na coluna retro desse mês. Inspire-se!

Desde que surgiu na música, há cerca de 8 anos, Lana Del Rey tem mergulhado aos poucos numa onda retrô. Considerada um ícone hipster, o estilo vintage sempre foi uma das principais características da cantora e o clipe para a música “Summer Wine” é mais uma prova que ela ultimamente só tem sido vista sob algumas camadas de sépia, como se fossem registros de câmeras antigas.

Lana é nova-iorquina, e sua figura nos remete a sensação de viver nos tempos de Grace Kelly , bem diferente das estrelas pop contemporâneas , possui um jeito naturalmente mais refinado, sofisticado e o que a destaca é seu visual. Fã confessa da filha de Frank Sinatra, Lana se inspira na aura e no estilo dos anos 60, de Nancy, para compor sua personalidade.

Estilo

Visual e musicalmente, Del Rey parece um caleidoscópio de referências. Seu visual é nitidamente inspirado nas divas do passado. Mas isso não a faz ser nem um pouco datada. A cantora tem atitude, sensualidade, e foi buscar até referências dos rappers para compor seu visual.  Sua imagem nostálgica parece exótica e deslocada do mundo atual, como se ela não pertencesse a esta época. Similar a Lana, talvez, só a inglesa Amy Winehouse, que infelizmente já não está entre nós. Mas Del Rey sabe como manter sua aparência enigmática, triste, teatral e absurdamente bela.

Musicalmente, Lana também é completamente peculiar. Sua música é identificada com a Indie Pop, mas, apresenta elementos distintos de outros gêneros, como, o Hip Hop, o Jazz, e o Blues. Portanto, seu ecletismo musical faz dela a cantora alternativa de maior sucesso da atualidade. Sua voz aveludada e quente pode lembrar as antigas intérpretes de Jazz, mas sua maneira de cantar (quase melodramática) a faz se aproximar mais de Nancy Sinatra ou Marilyn Monroe.

Videografia vintage

Construídos por dezenas de referências, seus videoclipes são como um mosaico de filmes antigos. Uma mistura do glamour hollywoodiano de 1950, personagens de Wall Disney em versão vintage, gifs de internet engraçadinhos, cultura hip hop de meados de 1990, e uma melancolia toda ensaiada, denunciada pelos olhos tristes da cantora e pelas cenas de drama sempre presentes.

“Video Games” foi um vídeo todo produzido e editado por ela mesma, contou com enxertos de filmagens de cinema clássico, e da vida cotidiana norte-americana. Além, de aparições da própria Lana, gravadas pela própria, com auxílio de uma webcam. Nostálgico e romântico até dizer chega, assim como a música, o videoclipe de “Video Games” tornou Lana Del Rey conhecida no mundo inteiro.

Lana e Carros clássicos – Tudo a ver!

Em pouco tempo, Lana conquistou uma legião de fãs e admiradores. Tornou-se assídua das capas de publicações de enorme prestígio, e chamou a atenção dos executivos da Jaguar, tradicional fabricante inglesa de carros de luxo, para ser o rosto de seu próximo lançamento: o F-Type, um esportivo que terá versões fechada e conversível.

Um diretor da marca disse, numa nota à imprensa, que Lana “tem uma mistura única de autenticidade e modernidade, dois valores que acreditamos compartilhar com ela”. Em outras palavras, querem que ela ajude a vender carros de luxo a gente mais nova, já que os compradores de Jaguar costumam ter mais de 60 anos.

E sua história com os clássicos não começa de agora, seu nome artístico é superligado a carros e vem do brasileiríssimo Del Rey projetado pela Ford tupi, que faz uma ponta no clipe de “Video Games”.

Ela também escolheu um Mustang Match 1 1969 de competição no clipe de “Born to Die”. E adivinhe qual é o carro que a cantora utiliza para seu uso pessoal? Ela faz questão de andar pelas ruas de Beverly Hills a bordo da sua Mercedes-Benz SL da década de 70, um dos modelos mais clássicos (e indestrutíveis) da marca alemã.

Dona de um estilo mais do que próprio, com referências enraizadas nos anos 50 e 60, Lana Del Rey é cheia de atitude e glamour e tem tudo a ver com nosso espaço. Espero que tenham gostado.

Até a próxima**

Enviar Comentário

Deixe uma resposta