Recordar é viver! “Perfect Ten” – Lord March, Brian Johnson e Ian Callum Escolhem os 10 melhores clássicos da Jaguar


A estreia mundial do Jaguar XE, que terá lugar no recinto londrino de Earls Court, irá contar com uma selecção exclusiva dos Jaguar mais emblemáticos da história do fabricante britânico batizada como `Perfect Ten´ e selecionados por um trio entusiasta de apaixonados do mundo automóvel: Brian Jonhson – vocalista da banda de rock AC/DC e ávido colecionador de carros, Ian Callum – diretor de Design da Jaguar  e  Lord March, criador do Festival de Velocidade de Goodwood e Goodwood Revival que em conjunto contribuíram para a criação do vídeo.

 jag_xe_heritage_lordmarsh_bjohnson_icallum_image_050914_01
 
Além de protagonizar um vídeo estes automóveis estarão presentes durante o lançamento do novo Jaguar XE para mostrar o legado inigualável da marca, desde o SS100 da década de 1930, os lendários C, D e E-type da década de 1950 e 1960 e o vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1988, o Jaguar XJR-9.
 jag_xe_bjohnson_image_050914_03

 
Esta representação orgulhosa da história da Jaguar é protagonizada por alguns dos modelos mais conhecidos da marca britânica: 

  1. Jaguar SS100: O primeiro veículo de produção da Jaguar a superar as 100 milhas por hora.
  2. Jaguar XK 120: Matrícula NUB 120. Talvez o XK120 mais famoso do mundo. Esta unidade foi pilotada por Ian Appleyard e Pat Lyons, a filha de Sir William Lyons, em numerosos rallies durante a década de 1950, incluindo o Alpine Rallye des Alpes em 1950 e 1951.
  3. Jaguar C-type. Matrícula NDU 289. Inscrito originalmente na Mille Miglia de 1953 e uma das únicas 54 unidades construídas.
  4. Jaguar D-type. Matrícula 393 RW. O penúltimo D-type que venceu as 12 Horas de Reims pilotado por Hamilton e Bueb, e terminou na sexta posição em Le Mans com a mesma equipe de pilotos.
  5. Jaguar MK II. Um grande exemplo de uma berlina desportiva clássica com a qual a Jaguar conseguiu o reconhecimento internacional e o antecessor original do novo XE.
  6. Jaguar E-type. Matrícula 77 RW. O veículo de imprensa da Jaguar ‘Works’, conduzido originalmente durante a noite por Norman Dewis até Genebra para a sua estreia no Salão Automóvel. Este foi o primeiro veículo de série da Jaguar a atingir 150 milhas por hora e a unidade mais antiga deste emblemático modelo.
  7. Jaguar XJ13. A única unidade construída, que foi também o primeiro a incorporar um motor de 12 cilindros em V. Concebido por Malcolm Sayer, o XJ13 foi construído para participar das  24 Horas de Le Mans, mas nunca chegou a disputar nenhuma prova. 
  8. Jaguar XJ6 S1. Galardoado com o reconhecimento de Carro do Ano em 1968, esta unidade específica foi o veículo particular de Sir Willams Lyons.
  9. Jaguar TWR XJS. Tom Walkinshaw teve uma trajetória desportiva de sucesso com a Jaguar em 1980 e regressou ao pódio com a versão de competição do mítico XJS, vencedo o European Touring Car Championship.
  10. Jaguar XJR-9. Tom Walkinshaw venceu em Le Mans em 1988, numa das sete vitórias da Jaguar na Prova de Resistência mais famosa do mundo.

 jag_xe_heritage_dtype_1955_image_050914_05

Em relação as escolhas dos clássicos perfeitos, Lord March comentou: “Para mim, o Jaguar perfeito é o D-type. À frente do seu tempo, o D-type é hoje tão impressionante como quando foi lançado há 60 anos, e espero ver uma grelha plena de D-types em meados de setembro para celebrar este emblemático aniversário”.

 jag_xe_heritage_ctype_1946_image_050914_04
Brian Johnson, o líder dos AC/DC, declarou: “O Jaguar C-type é o que realmente me acelera os batimentos… A sua pureza de linhas e a sua performance são excepcionais hoje em dia, e durante a década de 50 este veículo teve que ser simplesmente impressionante.”
 

Jaguar-Perfect-Ten-Brian-Johnson-Lord-March-e-Ian-Callum-1024x683
Ian Callum, Diretor of Design da Jaguar, afirma: “A silhueta do C-type apresenta uma simplicidade e uma pureza inigualável que raramente foi superada, e a sua contribuição para a beleza e elegância de muitos dos Jaguar posteriores é inegável. É uma jóia.”

Fotos: Divulgação
Fonte: Jaguarlandrover.com

Saudações,

Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

3 Comentários

  1. Pedro M Gorrochotegui.
    11 de janeiro de 2016

    Teresa, a tempo procuro por um jaguar xj6 ou xj6L poderia apenas indicar onde procurar,ficaria muito grato,
    ATT,
    Pedro M Gorrochotegui.
    Rio de Janeiro,Rj.

  2. Alberto
    12 de janeiro de 2016

    Prezada Teresa Gago, boa tarde.

    Inicialmente gostaria de parabenizar a estrutura e organização do autoclassic. Na sequência, também parabenizá-la pelo belo trabalho realizado. Meu nome é Alberto e sou amante desse segmento. Resido em Jequié – BA, e qdo possível me farei presente em desses encontros. SE possível gostaria que me passasse uma preciosa informação: O PROPRIETÁRIO DESSA PICK-UP FIAT PEQUENA DE PLACA KTE-3004 TERIA INTERESSE EM VENDÊ-LA? Em caso positivo agradeceria se o mesmo me contactasse pelo e-mail alpes.jee@hotmail.com
    Desde já fica meu agradecimento, ao tempo que te desejo um maravilhoso 2013.
    Até breve.

    TERESA GAGO
    11/01/2013 at 10:15 — Responder
    Olá, Alberto…

    Obrigada pelas palavras… Quanto ao carro eu não sei lhe informar sobre isto… Qual o numero da foto.. ?eu tir MUITAS fotos de muitos encontros preciso de uma referencia sobre o que menciona…

    Um grande 2013,
    Saudações,

    Teresa Gago
    AutoClassic Portal
    Rio de Janeiro – Brasil

    Olá Cara Teresa…qto tempo não?

    AINDA tenho interesse na picapinha FIAT referenciada. Olhei mas não localizei o nr. da foto. Vc citou na reportagem como a MENOR PICK_UP do Brasil…ela é bege ano 1980. Caso tenha a oportunidade de estar com seu proprietário em um próximo encontro, gostaria de uma ajuda sua em relação a venda da mesma. Agradecido, Alberto.

Deixe uma resposta