A GM Futurliners eram um grupo de ônibus estilizado concebido nos anos 40 por – Harley Earl para a General Motors. Eles foram utilizados em na Parada do Progresso, que percorreu os E.U. mostrando novos carros, demonstrações da ciência pioneira e de novas tecnologias.

O Futurliners foram utilizados a partir de 1940 a 1941 e novamente de 1953 a 1956, um total de 12 onibus, foram construídos.  Para dar prosseguimento, uma imensa caravana foi formada e composta por veículos, material expositivo e pessoal qualificado que “ganhou” estrada a fora.

A exposição itinerante teve várias edições e chegou a deixar o território americano e a visitar o Canadá, o México e Cuba. Os visitantes podiam assistir a palestras e demonstrações diversas que abordavam assuntos que iam desde equipamentos de som estereofónico a fornos de micro-ondas, passando por soluções para o tráfego urbano e aparelhos de ar condicionado.  As palestras demoravam cerca de 45 minutos e a caravana permanecia no local entre dois a quatro dias. Foi assim ao longo de 20 anos, até 1956, apenas com a interrupção da II Guerra Mundial. Os veículos foram remodelados pela GM e a Parada retornou em 1953 e apenas permaneceu até 1956. Além dos doze Futurliners, a Parada do Progresso incluiu 32 veículos apoio.

 

Futurliners foram abandonados pela General Motors e nos anos que se seguiram, dois Futurliners foram doados pela GM para o “Michigan State Police”. Pelo menos um Futurliner foi comprado pela Oral Roberts e utilizado como um templo portátil durante as cruzadas evangélicas dos anos 1960, mas esse veículo pode ter sido levado para América Central e posteriormente  América do Sul.

Outra histórias e acontecimentos bizarros cercam o resto da frota, o Futurliner número: 11 teria sido vendido por um recorde de $4000000 (+ premio) em 2006 em um leilão na  Barrett-Jackson  no Arizona. O Futurliner número: 10 acredita-se ser o mais fielmente exemplar restaurado, mas sua localização é desconhecida.  O Futurliner número: 8 apareceu sendo entregue ao seu novo proprietário Sr. sueco Nicklas Johansson, que tem planos para restaurá-lo durante um período de 10 anos e é a primeiro e único Futurliner na Europa.

Outros sobreviventes conhecidos são usados como um motorhome e 2 na publicidade. E os outros vagam por ai guardados a sete chaves ou na espera de serem restaurados.

Abaixo selecionamos um vídeo que conta toda história dos Futurliners. acompanhe!

Fonte de Pesquisa: Wikipédia, site a criaçao, Futurliners.com
Fotos: GM Futurliners

Um forte abraço,

Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.