Gentilmente, ele, nosso gigante antigombilista – Felipe Bitu, cedeu este artigo em vídeo para os leitores do Portal AutoClassic. Confira!


Lançado em 1971, o Opala SS marcava a estreia do motor seis cilindros 4.1 e dos freios a disco nas rodas dianteiras. A esportividade também vinha de itens hoje banais, como bancos dianteiros independentes e alavanca de câmbio no assoalho.

Mas ele evoluiu bastante para superar o Ford Maverick. Também valorizou: atualmente, pode passar dos R$ 200.000!

Agradecimento especial:

  • Reinaldo Silveira
  • Alexandre Badolato
  • Daniel Guerra (Tudo para Opala)
  • Fernando Pavani
  • Sylvio Luiz Pinto e Silva (Clube do Opala SP)
  • Marcelo Monteiro (Delino’s Garage)

 

 

Registro de Opalas SS remanescentes:

  • 1971
    30 unidades do sedã
  • 1972
    1 unidade do sedã
    52 unidades do cupê
  • 1973
    39 unidades do cupê
  • 1974
    36 unidades do cupê SS6
    97 unidades do cupê SS4
  • 1975 9 unidades do cupê SS6
    91 unidades do cupê SS4
  • 1976
    11 unidades do cupê SS6
    273 unidades do cupê SS4
  • 1977
    5 unidades do cupê SS6
    94 unidades do cupê SS4
  • 1978
    3 unidades do cupê SS6
    242 unidades do cupê SS4
    9 unidades da Caravan SS6
    192 unidades da Caravan SS4
  • 1979
    9 unidades do cupê SS6
    159 unidades do cupê SS4
    8 unidades da Caravan SS6
    113 unidades da Caravan SS4
  • 1980
    6 unidades do cupê SS6
    45 unidades do cupê SS4
    5 unidades da Caravan SS6
    32 unidades da Caravan SS4 1981
    1 unidades do cupê SS6
    1 unidades do cupê SS4

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FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 4.100 cm3;

Diâmetro x curso: 98,4 x 92,2 mm;

Taxa de compressão: 7,0:1

Potência: 140 cv a 4 000 rpm

Torque: 29 mkgf a 2 400 rpm

Câmbio: manual de 4 marchas, tração traseira

Dimensões: comprimento, 457 cm; largura, 176 cm; altura, 138 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 1 125 kg

Suspensão: dianteira, independente; traseira, eixo rígido

Freios: discos na frente; tambores atrás

Desempenho:

Aceleração de 0 a 100 km/h – 12,8 s

Velocidade máxima – 170 km/h

Frenagem 80 km/h a 0 – 25,1 m

Consumo – 5,2 a 6,8 km/l (médio)

 

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