POR JASON VOGEL
O Globo – Carros

Era o tempo do Circuito da Gávea e vivia-se a febre do automobilismo no país. Daí alguém teve a ideia de promover uma corrida pelas ruas de Nova Iguaçu. O detalhe pitoresco é que a prova só aceitaria inscrições de velhos e lentos Ford T…

Chamado de Circuito das Cucarachas (“baratas”, em espanhol), a prova iguaçuana foi organizada em 1937 pelo mesmo Automovel Club do Brasil que promovia o internacional Circuito da Gávea. A imprensa badalou o fato.

Este Ford Modelo T estará no evento que vai reviver a corrida de 1937

Foi, provavelmente, a primeira corrida monomarca do Brasil, bem como o pioneiro evento de carros antigos do país, já que o último Ford T fora fabricado dez anos antes (1927) e já era raro ver o modelo nas ruas.

Os jornais que acompanharam a prova chamavam os Ford T de “fósseis” ou “carros do tempo do Império”… Esses Fordinhos tinham acelerador e avanço de ignição nos “bigodes” atrás do volante, câmbio acionado no pedal da esquerda, ré no meio e freio no da direita. Eram comandos obsoletos, totalmente diferentes dos usados nos automóveis dos anos 30.

Circuito das Cucarachas – prova de automobilismo disputada em Nova Iguaçu, em 8-8-1937, apenas com Ford Modelo T, carros já antigos na época – Reprodução / O Globo

Fato é que 26 pilotos se animaram a participar — a maioria era de Nova Iguaçu mesmo, mas a prova chegou a atrair Rubem Abrunhosa, que na época era um grande nome do automobilismo.

A única preparação permitida era aliviar a carroceria, criando rudimentares baquets que podiam chegar aos 80km/h com direção errática e freios só na traseira.

Circuito das Cucarachas – prova de automobilismo disputada em Nova Iguaçu, em 8-8-1937, apenas com Ford Modelo T, carros já antigos na época – Reprodução / O Globo

No domingo, 8 de agosto, cerca de 50 mil pessoas se acotovelaram para ver os instáveis Fordinhos a levantar poeira sobre ruas não pavimentadas. Nas 12 voltas, em um total de 62km, não faltaram acidentes e carros de rodas para o ar. Em um deles, morreu Walter Ribeiro, dublê de piloto e funcionário da Empresa de Omnibus São Jorge. Após uma 1h10m39s de prova, um certo Anthenor de Oliveira saiu vencedor.

Lembrança 81 anos depois

Essa circuito histórico será relembrado no próximo domingo, a partir das 8h, com um rali de regularidade para carros antigos. Serão 60 clássicos, em um percurso de 10km, com largada e chega no estacionamento do Shopping Nova Iguaçu, no Bairro da Luz. O mais antigo será um… Ford T!

Enviar Comentário

Deixe uma resposta