Car Day Brasil 2017 – Luxo e elegância no gramado da Sociedade Hípica Paulista


O Campo de Polo da Sociedade Hípica Paulista recebeu no último sábado, 7 de outubro, o “Car Day Brasil”. Trata-se de uma competição de elegância que reuniu em um Evento Único os mais requintados e valorizados carros de colecionadores brasileiros.

Os automóveis chegaram ao local do evento no dia 06 de outubro por volta das 10h e 17h, e passaram por uma vistoria técnica de funcionalidade com uma equipe especializada.

O teste determinava se o veículo tinha os requisitos para participar da avaliação e julgamento.

Devido a chuva que durou o dia inteiro, foram um pouco mais de 80  Automóveis Clássicos expostos no gramado da Sociedade Hípica Paulista  julgados pela primeira vez no Brasil, exclusivamente por juízes internacionais da FIVA – Fédération Internationale des Véhicules Anciens, Foram eles: o presidente Patrick Rollet (França), Alec Daily (Argentina) – Embaixador FIVA e o inglês –  Tony Davies – Vice Presidente de Eventos.

Herve Salmon, o tradutor oficial do CDB 2017, acompanha os jurados: Alec Daily, Patrick Rollet e Tony Davies

Vale ressaltar que os veículos expostos foram julgados por sua importância histórica, seu mérito técnico, sua beleza e seu estilo.

Vinte clássicos foram premiados, sendo 3 em cada categoria, além das premiações especiais. As categorias que participaram  do Concours d’Elegance  foram estas:

  • Ancestor – autos fabricados até 31/12/1905
  • Veteran – autos fabricados entre 01/01/1906 a 31/12/1918
  • Vintage – autos fabricados entre 01/01/1919 e 31/12/1930
  • Post Vintage – autos fabricados entre 01/01/1931 e 31/12/1945
  • Post War – autos fabricados entre 01/01/1946 e 31/12/1960
  • grandes clássicos Europeus e Americanos
  • Sports Cars – clássicos esportivos europeus até 1977.

Também foram concedidos os seguintes troféus especiais:

  • Troféu Elegance in Motion – caracterização de época automóvel e ocupantes
  • Troféu FBVA – histórico de família no Brasil
  • Troféu FIVA – importância cultural e histórica do automóvel
  • Best of Show

Presença ilustre no Car Day Brasil 2017

Os Holandeses que moram na capital da Nova Zelândia – Wellington: Fred e Elisabeth Smit, já conhecido do público antigomobilista, por dar a volta ao mundo num Mercedes Benz 220S  W180 Ponton de 1957, vieram de Paraty onde estavam hospedados por  5 meses, deram uma parada no Rio de Janeiro e foram para São Paulo, prestigiar  o  CDB 2107.

 

O Casal Holandes que mora na Nova Zelandia: Fred e Beth Smit

A FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos homenageou o casal.

Em tempo! Fred e Beth Smit que passeiam pelo Brasil cerca de 8 meses estão a caminho da Argentina com uma parada prevista em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Desejamos boa viagem ao simpático casal.

Casal Smit sendo homenageado pela FBVA em cerimonial de permiação - Foto Marcelo Berek
Casal Smit sendo homenageado pela FBVA em cerimonial de premiação – Foto Marcelo Berek

Um pouco sobre os mais raros e elegantes do Evento:

Um dos mais simples porém curioso clássico que estava exposto no gramado da Sociedade Hipica Paulista, foi o o Vespa 400. Motor 2 tempos de 400 cc. Ganhou o Troféu FIVA – Por sua importância cultural e histórica.

Este veículos foi encontrado na Holanda e pertenceu a uma senhora (única dona) que morava em Paris.

O automóvel nunca foi restaurado está apenas com 9.000 km originais, pintura e interior de fabrica e pertence ao CINI Microcar Museum em Bento Gonçalves. Simplesmente fantástico e curioso!

 

 O centenário Chevrolet Baby Grand de Nilson Carratu.

Este  ganhou o Troféu José Aurélio  Affonso Filho – Master Regional – FBVA.  Prêmio que a Federação Brasileira de veículos antigos oferece ao veículo que está a mais tempo na mesma família.

Um pouco mais sobre o Chevrolet Baby Grand:

O pai de Nilson Carratu comprou este veículo em 1951, ou seja, Nilson tinha somente 9 anos de idade – É  um modelo F5 – Baby Grand de 1917, Touring, tem 25.000km de fábrica, é um veículo super novo  e totalmente original.

 

A  Ferrari Barcheta 225S  de 1952

Este veículo foi restaurado pela Fábrica Ferrari em Maranello,  Itália e segundo informações,  recebeu motor original na oficina especializada da fábrica. Quem fez a entrega do carro foi o filho do comendador Enzo Ferrari.

Esta Ferrari ganhou o Troféu MOTUL.

 

Buick 129-50 Fisher – 1927

Este veículo é muito raro, foi importado por Marcus Vinicius Meduri  de  São Paulo. Comprou do consulado alemão quando esteve no Uruguai. O carro foi fabricado em Belim e segundo informações que obtivemos, foram fabricados somente 150 unidades.

Este veículo não foi restaurado, porém foram feitos alguns reparos. Está em São Paulo engrandecendo o acervo da Cidade e do País.

Este veículo foi premiado com o troféu FIVA Preservation

Packard Saoutchik Limo – 1931.

Ganhador do Troféu  Best Of Show. Este veículo foi encarroçado na França  Esta empresa produziu  carrocerias luxuosas para diversas marcas importantes  como Bugatti, Delahaye,  Cadillac.

 

Abaixo confira nossa galeria de fotos e lista de premiados.

 

LISTA DOS PREMIADOS


Vintage 1919 a 1930
  • Gandini participações e representações LTDA – Packard Coupe 1930
  • Antonio Ricardo Beira – Isotta Fraschini 8AS – 1927
  • Antonio Wagner da Cunha Henriques – Cadillac Town Car – 1927

Post Vintage 1931 a 1945
  • João Siciliano – Cord 812 Phaeton – 1937
  • Gandini Participações e representações LTDA – Cadillac – 1941
  • Leo Steinbruch – Lincoln Continental conv – 1941

Post War 1946 a 1960
  • Gandini Participações e representações LTDA – Cadillac Brougham – 1957
  • Old Bridges Classic Car Collections – MB 220 SE conv – 1960
  • Irmãos Viel – Chevrolet Belair Fisher conversível – 1955
  • Ricardo Prado e Maria Teresa Prado santos – MG TC roadster – 1948
  • Old Bridges Classic Car Collections – Aston Martin Conv. DB Mark III – 1958
  • William Simoceli – Porsche 356 speedster – 1956

Class F 1961 a 1970
  • Edgard Saigh – Ferrari 365 GTC Pinin Farina – 1969
  • Fernando Stickel e Sandra Pierzchalski – MB 280 SL – 1970
  • Heavy Rerpesentações e Adm. De bens imóveis ltda – Ferrari 330 GT coupe – 1965

Class G 1971 a 1977
  • Old Bridges Classic Car Collections – Ferrari Dino GT 246 – 1973
  • Antônio Carlos Lopes – Maserati Bora – 1977
  • Mario Laffitte – Porsche 914 – 4 – 1975

FIVA

Cesar Cini – Piaggio Vespa  400 – 1959


FBVA

Nilson Carratú – Chevrolet Baby Grand – 1917


MOTUL

Antonio Ricardo Beira – Ferrari Barcheta – 1952


FIVA Preservation

Marcos Meduri – Buick 129-50 Fisher – 1927


Best Of Show

Ricardo Beira – Packard Saoutchik Limo – 1931


 

Parabenizamos a FBVA pelo fantástico evento realizado.

 

Saudações,

Teresa Gago Portal
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasi

Enviar Comentário

Deixe uma resposta