No último final de semana, de 05 a 09 de setembro, aconteceu a vigésima terceira edição do Encontro Nacional de Veículos Antigos  Brazil Classics Renault Show, Organizado pelo Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais e realizado em Araxá, Minas Gerais.

O Encontro Nacional de Automóveis Antigos reuniu 300 modelos raríssimos e valiosos, como: Isotta Fraschini, Daimler, Moon, Packard entre outras joias rodantes, normalmente vistos na Europa e Estados Unidos. Os automóveis ficaram expostos em frente ao Tauá Grande Hotel, fato que  deixou o visual do belíssimo Hotel ainda mais interessante encantando  o grande público presente.

Um fato que impressionou, foi a presença marcante de 31 Ferrari raras,  posicionadas e organizadas de forma estratégica na lateral do pátio do Tauá. Os automóveis iam desde a década de 60 (em sua maioria) até as mais atuais.

Dentre elas destaque para dois raríssimos exemplares , a Ferrari F40 e a F50, fabricadas em comemoração aos 40 e 50 anos da marca, respectivamente. Durante mais de vinte anos participando de eventos pelo Brasil, sinceramente nunca tinha visto isso… Simplesmente Alucinante!

Entre as estrelas automotivas e suas curiosidades da exposição podemos destacar: Um Schacht de 1902, o  veículo mais antigo do evento. Esta marca norte-americana produziu veículos até a I Guerra

O esperado,comentado e famoso: Stanley Steamer, de 1910, fabricado pela americana Stanley Motor Carriage Company. Este foi o primeiro carro a vapor de que se tem notícia. Sem sombra de dúvidas  fantásticas e marcantes presenças automotivas no Brazil Classics Renault Show 2018.

O Evento contou com a presença do Ford modelo T de 1908, ano do  lançamento da marca nos Estados Unidos. Além de alguns exemplares de Rolls Royce, Mercedes-Benz e Cadillac.

 

Outro automóvel que tirou o fôlego do publico visitante foi o Renault R8, veículo da primeira vitória do piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, em 1965. Àquela altura, Fititipaldi tinha 19 anos e dava os primeiros passos no automobilismo.

Os esportivos são um capítulo à parte, dentre algumas belíssimas raridades, destacaram-se dois icônicos Lamborghini: um Espada 1972 e um Miura 1969. Confira na foto abaixo.

Os nacionais também merecem seu lugar na mostra. Entre alguns deles conferimos modelos das marcas: Dodge, Opala, Maverick, Corcel, Fusca, Kombi, SP-2, SP-1, Santa Matilde, Miura, Glaxie, Karmann Ghia, Fiat 147 entre outros.

Os nacionais marcaram bonita presença no Brazil Classics Renault Show
Os nacionais marcaram bonita presença no Brazil Classics Renault Show

A Renault trouxe o primeiro automóvel feito pela marca, em 1898. A réplica do Voiturette, equipado com um motor de um cilindro, gerava menos de 2 cv de potência.

Em nossa galeria de fotos, confira os carros que estiveram em exposição para concurso e também para o Leilão:
Aproveitando coloquei algumas fotos tiradas da sacada do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá.Confira:

Cerimonial de  abertura

A noite pudemos conferir a bonita solenidade de abertura na entrada do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. Entre os convidados ilustres, destaque para as presenças: do presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA – Roberto Suga,  do  Presidente Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais: Otávio Pinto de Carvalho que  nos comunicou que a Fundação Lia Maria Aguiar irá construir um museu de carros clássicos em Campos do Jordão. Presença também de representante da Renault entre outros convidados ilustres.

O Presidente Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais: Otávio Pinto de Carvalho
O Presidente Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais: Otávio Pinto de Carvalho

Vale ressaltar que o João Frederico Sciotti mais conhecido como Derico, um saxofonista famoso por suas atuações no talkshow televisivo do apresentador, ator, músico e escritor Jô Soares, tocou o Hino nacional no cerimonial de abertura. 

O saxofonista Derico do Jô Soares
O saxofonista Derico, tocou o hino nacional na cerimonia de abertura

Mercado de Pulgas

A tradicional Feira de peças, sob a organização de Denise e Helio Felissoni, selecionaram os melhores serviços e produtos para engrandecer ainda mais o evento. Nos estandes haviam  grande variedade: desde venda de peças para clássicos, antiguidades, miniaturas, roupas, e tudo relacionado a esse universo antigomobilista.

Feira de Peças organizada pelo casal Fellisoni
Feira de Peças organizada pelo casal Fellisoni

Não foi uma feira gigantesca mas o  colecionador pode praticamente encontrar tudo para o clássico . Além das peças e acessórios, miniaturas, literatura e objetos de antiguidades. Bem bacana, nostálgico … Enfim, excelente qualidade.

Abaixo em nossa galeria, confira as fotos da Feira de Peças e Antiguidades:

Tradicional RAID Cidade de Araxá

Na manhã ensolarada de sexta feira,  aconteceu o tradicional RAID Cidade de Araxá, onde os  automóveis clássicos fizeram um percurso por avenidas e ruas até a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM do Grupo Moreira Salles. Um local de grande área verde onde antigomobilistas puderam apreciar  um belo trabalho de  Paisagismo, conservação e ecologia.

Mais de 50 veículos participaram do RAID Cidade de Araxá.
Mais de 50 veículos participaram do RAID Cidade de Araxá.

Funcionarios da empresa nos receberam com um delicioso lanche e nos convidaram para assistir uma palestra.Nota 10.

Para conferir outras fotos dos participantes do RAID – Cidade de Araxá, clique no banner abaixo:

Sobre o Leilão

Quanto ao leilão, foi o melhor leilão de todos os tempos! Sucesso de público e lotes arrematados  – Paulo Parra (Talladega Motors)

O evento aconteceu durante o XXIII Encontro Nacional de Veículos Antigos e teve expressiva participação de lances  on-line.

Todos os eventos nesta pista ficaram lotados - Presença de público no leilão superou expectativas.
Todos os eventos nesta pista ficaram lotados – Presença de público no leilão superou expectativas.

Organizado pela Talladega Motors e fazendo parte do Circuito de Leilões de Veículos Antigo e Clássicos, o leilão fez parte das programações sociais do Brazil Classics Renault Show e foi realizado nas dependências do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, que recebeu aproximadamente 600 antigomobilistas e entusiastas, que acompanharam o leilão ao vivo e disputaram os lotes lance a lance e também com o sistema on-line, inovação para essa edição, em parceria com a BRbid,  e se mostrou uma excelente opção, seja para quem esteve presente e vistoriou o lote desejado e acompanhou o leilão de casa ou para quem não teve a oportunidade de estar presente e participou a distância.

 

A edição de 2018 do mais charmoso e tradicional leilão de veículos antigos realizados no Brasil bateu todos os recordes das edições anteriores, foram arrematados 27 dos 83 lotes ofertados, o que representa 32% enquanto uma taxa de 20% pode ser considerada sucesso para esse tipo de leilão. Os lotes arrematados foram dos mais variados, desde modelos nacionais que vem ganhando cada vez mais força e representatividade no mercado de carros antigos.

 Outros destaques foram os carros pré-guerra (anos 20 e 30) uma Pick-Up Ford Modelo A que foi disputada ferrenhamente, tendo seu valor de reserva superado. Entre as estrelas, foram arrematados uma Impala 1958 conversível e uma rara Alfa Romeo 1962 Touring Spider, que pertenceu ao ator e comediante Otello Zeloni. 

 

Um dos pontos altos da noite foi o leilão de duas peças de memorabilia doadas pela Batistinha Garage, o calendário Pirelli edição de colecionador foi arrematado por R$ 3.000,00 e um barril de 200l doado pela Petrol e customizado pelo Batistinha que alcançou o surpreendente e disputado valor de R$ 30.000,00. todos os valore foram doados para entidades assistências de Araxá/MG. 

Gratificante e encantadora foi a presença da Sra. Lia Maria Aguiar, da Fundação que leva o seu nome e que trabalha pelo desenvolvimento de pilares fundamentais para um mundo melhor como educação, cultura, meio ambiente e inclusão social. Para isso, conta com projetos socioculturais que atende centenas de crianças e jovens. E anunciou a construção de um Museu de Veículos Antigos em Campos do Jordão/SP, com previsão de inauguração em 2020. 

O crescimento e expectativa de mercado deste modelo de negócio é um assunto a ser destacado quando falamos de antigomobilismo e leilões de carros clássicos e antigos, além disso, o evento registrou a presença de compradores e vendedores de todas as regiões do Brasil.

Para os entusiastas é uma grande chance de fazer um excelente negócio, com oportunidades de se arrematar lotes dos mais variados, além de ser um evento dos mais divertidos e elegantes. – Declara José Paulo Parra, diretor da Talladega Motors

Abaixo em nossa galeria de fotos, confira outras fotos do Leilão realizado pelo – Paulo Parra da Talladega Motors.

Confraternização no Café da manhã

 Quem não gosta de  tomar café da manhã em boa companhia, principalmente em um  lugar charmoso ?

Foi pensando nos antigomobilistas e seus familiares que a organização do Brazil Classics Renault Show escolhe sempre para o último dia, uma confraternização entre antigomobilistas, oferecento um delicioso e belíssimo café da manha  na beira da piscina do Tauá Grande Hotel Araxa Araxá

Um lugar lindo, luxuoso e com muita história. Para quem não conhecia, Esse café da manhã de confraternização foi uma oportunidade e tanto de conhecer esse hotel deslumbrante.

Confira as fotos abaixo abaixo desta imagem:

Premiação dos que mais se destacaram

Além de serem as estrelas do show, os clássicos passam por avaliação, participando de um concurso com vários critérios, como conservação e originalidade. Dos 55 premiados, haviam modelos com diferentes características, produzidos em vários períodos.

Inclusive nacionais. Podemos destacar três especiais. Como o Troféu Lalic, que homenageia a determinação e o compromisso do antigomobilista com a preservação da história automotiva.Um troféu transitório que este ano foi dedicado ao colecionador Léo Steinbruch.

Léo Steinbruch recebe seu troféu emocionado
Léo Steinbruch recebe seu troféu emocionado

Uma novidade neste ano foi o Troféu Og Pozzoli, uma lenda do antigomobilismo que nos deixou ano passado, e possuía um acervo brilhante, sempre priorizou a originalidade e conservação de seus carros. Nada mais justo que esse troféu seja dedicado aos chamados “sobreviventes”: automóveis em ótimo estado que nunca foram restaurados.

O primeiro ganhador do prêmio foi um Cadillac Coupé 1927. O mais importante, o “The Best of Show” do evento recebe o Troféu Roberto Lee, pioneiro entre os colecionadores e que premia o automóvel mais raro e valioso presente. Neste ano, o vencedor foi um Packard Roadster 1931, de José Luiz Gandini. Um modelo mais esportivo equipado com motor de oito cilindros em linha.

Abaixo confira lista de premiados:

Além da listagem dos que mais se destacaram no Brazil Classics Renault Show 2018, confira as fotos da premiação na integra:

Logo após a premiação, antigomobilistas ,familiares e convidados prestigiaram a festa de encerramento, na pérgula da piscina do Tauá Grande Hotel num clima bastante descontraído.

Não posso deixar de mencionar  que em paralelo ao Brazil Classics Renault Show 2018, aconteceu uma mostra cultural diversificada, com exposição de artistas plásticos do meio antigomobilista com pinturas hiper-realistas de carros antigos, também pudemos conferir shows com as bandas Bêjazz On The Street, Derico Duo e Quinteto Nota Certa, além da apresentação de duas importantes companhias de teatro brasileiras, a Uno e a Lúmini, enfim… Antigomobilistas e seus familiares divertiram-se muito! A todo momento uma atração. Evento excelente!

Abaixo, fotos do Espaço Classics onde diversos grupos se apresentaram e do espetáculo oferecido pelo Grupo Lumini:

O Portal AutoClassic parabeniza o Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais, a Ivana Magalhães que organizou brilhantemente o evento, A Renault, patrocinadora oficial do Evento, ao Paulo Parra da Talladega Motors que realizou o leilão e a todos os antigomobilistas que contribuíram para o sucesso absoluto de mais um Brazil Classics Renault Show.

Para finalizar, abaixo em nossa galeria de fotos, confira alguns antigomobilistas que marcaram presença no XXIII Encontro Nacional de Veículos Antigos = Brazil Classics Renault Show.

 

 

Um forte abraço e Saudações antigomobilistas,
Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

Enviar Comentário

Deixe uma resposta