A História do Zippo Car – Sucesso dos anos 40


Como uma criança, George G. Blaisdell,  inventor do famoso isqueiro Zippo, gostava de produtos móveis como: Oscar Meyer Wienermobile  –  “carro hotdog”  e Life Savers o carro Pep-O-Mint.

George G. Blaisdell o criador do Zippo

Blaisdell, fundou a “Zippo Manufacturing Company”,  na cidade de Bradford, Pennsylvania em 1932.  George Blaisdell deu a empresa o nome de “Zippo”,  pois o zíper  – “Zipper” era o nome de uma invenção engenhosa dos anos 30 “… Ele Gostava da palavra “Zíper”… Achava o som moderno.

Durante a Segunda Guerra Mundial o Governo dos EUA encomendou a produção inteira de “Zippo” para ser distribuído aos soldados. Tendo o benefício de apresentar  a empresa e seus isqueiros (à prova de vento) a centenas de milhares (senão milhões) de americanos, tornando   “Zippo” um nome mundialmente conhecido.

Esta popularidade incentivou  George Blaisdell, e,  em 1947, estilizou  um Chrysler Saratoga transformando-o no Zippomobile ou Carro-Zippo. O sucesso do  Zippo Car foi gigantesco, tanto que numa turnê promocional visitou todos os países da União Europeia.

Comercialmente falando este negócio foi fabuloso, porém seu  gerenciamento preocupante – fato  que ocasionou a quebra do Carro Zippo, caindo no esquecimento, sendo abandonado e perdido.

Em 1982 a empresa Zippo lançou uma campanha para encontrar o “ZippoMobile” para comemorar o 50 º aniversário da empresa. A campanha para tentar rastrear o Zippomobile perdido  foi tão longe que souberam de notícias do carro em Pittsburgh (sua última localização).  Mas a busca foi em vão. O carro original não pôde ser encontrado e restaurado como previsto, e em 1998 criaram o ZippoMobile – Car II,   uma replica do  Zippo Car de 1947, que  pode ser encontrada em eventos de carros antigos nos dias de hoje.

O Zippo Car II – Replica

O Carro II é revestido com outro de 24 quilates. O motor é um Chevrolet 350 CID / 250 HP / V8. As chamas do isqueiro tem cinco metros de altura e removível, as rodas de pedra são 17 centímetros de diâmetro. O carros Zippo 2, apareceu pela primeira vez em 1998 na International Swap Zippo / Case Meet. O carro Zippo funciona e é drivable, mas fica em torno de mais rápido nesta plataforma. O trailer onde vai  o carro serve como uma Exposição Móvel do Zippo Car, que exibe uma coleção de mais de 2.000 isqueiros.

Exposição Móvel do Zippo Car, que exibe uma coleção de mais de 2.000 isqueiros

Fonte: wikipédia, Horse Power Sport entre outros do genero,
Edição e Tradução: Teresa Gago

Forte Abraço,

Teresa Gago
AutoClassic Portal
Rio de Janeiro – Brasil

Enviar Comentário

  1. Becsom
    28 de outubro de 2011

    Fantástica reportagem, parabens.

    Becsom.

  2. 28 de outubro de 2011

    Muito interessante, mana.
    Como sempre, reportagem brilhante.
    Beijo enorme com muito carinho

  3. 29 de outubro de 2011

    Muito interessante a materia, parabens….

  4. 4 de novembro de 2011

    Mestre Becsom…

    Obrigada pela força. Este retorno é importante. 🙂

    Saudações,

    Teresa Gago
    AutoClassic Portal
    Rio de Janeiro – Brasil

  5. 4 de novembro de 2011

    Ana Maria… Minha mana portuguesa do Coração.

    Muito legal do Zippo Mobile não? Os detalhes sã demais!

    Obrigada pela força, minha querida!

    Saudações,

    Teresa Gago
    AutoClassic Portal
    Rio de Janeiro – Brasil

  6. 4 de novembro de 2011

    Jesus!!

    Obrigada!

    Saudações,

    Teresa Gago
    AutoClassic Portal
    Rio de Janeiro – Brasil

Deixe uma resposta