Veteran RJ – Um evento realizado por guerreiros


   

O Portal AutoClassic esteve presente nos dias 3 a 7 de setembro, no Forte de Copacabana, para registar o maior evento de carros antigos do Rio de Janeiro. Farei uma espécie de diário do que aconteceu:   

Sexta feira, dia 03 de setembro 2010:   

Aa diretoria do clube  com sua equipe recepcionou e posicionou os veículos que chegavam ao Forte de Copacabana. A noite aconteceu o  coquetel de abertura  com presença do Diretor e Comandante do Forte de Copacabana,  Afonso Henrique Ignácio Pedrosa, do presidente da FBVA Henrique Thielmann, seu vice- Jorge Porcaro e também dos presidentes ou representantes de clubes antigomobilistas de todo Brasil.   

Sábado dia 04 de setembro de 2010   

Apesar da ventania forte de madrugada, o dia foi  tranqüilo (nem vento corria para diminuir o calor absurdo) muito sol, céu super azul  e obvamente,  a presença de público cresceu.   

Tivemos o cerimonial de abertura que contou com a presença de sócios de Clubes antigomobilistas,  autoridades como o diretor /comandante do Forte Copacabana:  Afonso Henrique Ignácio Pedrosa e do presidente da Federação Brasileira de Veículos antigos – Henrique Thielmann.   


Henrique Thielmann – presidente da FBVA, Comandante Pedrosa e o Presidente do VCCB-RJ –  Fernando Gameleira, cortam a fita simbolizando a abertura oficial do evento   

Logo após a abertura ,  fatos interessantes marcaram o evento como a presença do casal de Colombianos:  Meli e Enrique (super simpáticos) que chegaram numa Kombi. Tive a oportunidade de fotofrafá-los assim que chegaram e depois,  passeando pelo evento,  Eles visitaram o “stand” do AutoClassic.  Trocamos adesivos  e em nossa conversa descobri que eles conheciam o amigo: Jacobo Vaisman – Presidente do  CLUB CLASICOS – Cali, Colombia.   

Para lembrar: Jacobo com uma comitiva de 33 colombianos no ano de 2007 visitaram o Encontro Paulista em Águas de Lindóia – Interior de SP .   


Meli e Enrique os colombianos super simpáticos que vieram conhecer o evento do VCCB-RJ   

Para saber um pouco mais sobre as aventuras destes colombianos simpáticos em sua Kombi, acessem o blog deles em : http://suramericadecostaacosta.googlepages.com   

Domingo 05 de setembro de 2010   

Dia muito movimentado… Presidentes  de vários clubes antigomobilistas brasileiros  reuniram-se para  reunião da FBVA, diversos assuntos importantes foram discutidos . Também tivemos  uma palestra com Bird Clemente, com o tema “Grandes tempos, máquinas incríveis” . com a presença  ímpar  de Paulo Scali, historiador do automobilismo brasileiro e autor de livros como “Circuito da Gávea” e “Chico Landi.   


Bird Clemente em sua palestra – “Grandes tempos, máquinas incríveis”   

Para os mais novos que desconhecem:  Bird Clemente, foi  um dos primeiros  e melhores pilotos brasileiros de todos os tempos. Disputou categorias nacionais entre as décadas de 1950 e 1970 . Hoje continua encantando a todos nós com suas palestras.   

Bird mais uma vez  emocionou e encantou  a todos os presentes  com sua fantástica palestra  e ao prestar  uma homenagem aos pilotos (falecidos) –  presenteando com o livro  a cada representante familiar– “Entre Ases e Reis de Interlagos”.   

Logo após a palestra,  o Fernando Gameleira – presidente do VeteranRJ,  aproveitou a presença de Bird Clemente no palco e  prestou  sua bonita homenagem ao nosso querido herói das pistas e da mecânica,  o saudoso – Luigi Ciai.   


Gameleira ao lado de Bird Clemente, ao prestar uma homenagem ao saudoso amigo,
entrega o medalhão do clube a Bia – Filha de Ciai
   

Gameleira chamou os familiares de Ciai ao palco juntamente com os ex-pilotos presentes: Sidney Cardoso, Amauri Mesquita,  Nelson Cintra, Moises Saube (piloto independente). Todos  estavam  emocionados.  Cada um falou carinhosamente sobre o  o  homem que  fez parte da história do motociclismo e do automobilismo.   

Após palestra de Bird Clemente e homenagem a Ciai, as 16 horas aconteceu  a palestra do jornalista  José Rezende Mahar,  sobre os” 100 anos da Alfa Romeo”.   

Feira de peças e acessórios.   

A feira de peças e acessórios estava de excelente padrão,posicionada em local privilegiado. Encontrou-se praticamente de tudo que se precisava para a manutenção dos antigos.   

Um dos Stands que mais chamou atenção dos visitantes foi  do belíssimo projeto Biblioteca Viva em Hospitais. As voluntárias trabalharam de forma incansável. Importante! O VCCB-RJ destina parte da verba de seus eventos a este  projeto. Quem quiser atuar como voluntário, clique aqui e acesse o  site do projeto ou procure a responsável pelo projeto: Magdalena Oliveira – Tels.: (21) 8850-5551 e (21) 8850-5551 / 2554-1900 e E-mail: bibviva@iff.fiocruz.br   

Abaixo um vídeo com palavras de Carmem Muricy – Confira!   

 
Madalena e Carmem Muricy – esposa do nosso querido amigo
José Candido  Muricy Neto, falam sobre o belíssimo projeto
     

Veículos Antigos   

O evento este ano contou com raríssimos veículos, algum deles nunca vistos em quaisquer eventos em nosso país, a exemplo do Marmon,   1934 – fabricante americano. Um Luxuoso modelo com  linhas esportivas que exibiu uma carroceria bem ao estilo europeu, onde provavelmente  foi  encarroçado e finalizado. Na festa de premiação o jornalista,  Mahar falou brilhantemente sobre este veículo.   


O raríssimo Marmon 1934 foi uma das sensções do evento veterano
Ganhou o prêmio: Melhor Veículo da Década de 30
   

Em relação aos “americanos” haviam veículos que  mostravam a evolução das linhas da década de 20 como um Chevrolet 1927 e um Ford Roadster A –  1929, restaurado pelo ex-piloto carioca  – Nelson Cintra. Década de 30 o raro e  já mencionado Marmom.   

Década de 40 o Oldsmobile Sedan  1948 e 1946, Mercury Coupé conversível 1940 e o Ford Sedan 1941.   

Década de 50:  A  Pick-Up  Peugeot 203, 1952 do colecionador –  Sérgio Areias que segundo, Berek, consultor do Portal AutoClassic é o único exemplar remanescente no Brasil.  Destaque também para o maravilhoso Cadillac, vinho, conversível, 1950… e também:  Mercedes Benz,  190E – 1959,  o VW Sedan 1957, o MGA 1959 o TBird 1957 .   


Cadillac conversível 1950 – ganhou o  premio “Destaques”   

Década de 70, pudemos presenciar uma verdadeira amostra das máquinas dos sonhos “americanos” e porque não dizer “do mundo”?! Mustangs, Camaros (em todas suas versões) desde o coupé de 1967 até os modelos Type LT que segundo, Berek( consultor automotivo e pertencente a equipe AutoClassic)  foram produzidos até a década e 80.   

Os  cobiçados  Corvette’s  marcaram presença e  com toda certeza encantaram o público que visitou o Forte de Copacabana. Exemplares de 1963 e 1964 e alguns da década de 70 com seus modelos “TTOP” Sting Ray, todos muito bem preservados…   


“TTOP” Sting Ray 1963 de Gustavo Tostes – premio “Melhor Conversível”   

Presença marcante dos  “classudos” inlgeses:  Jaguar Roadster XK120 e MK VII,   do  Porsche  912 E (raríssimo fabricado somente 2099 unidades em uma série especial de 1976, produzido para o mercado americano ) e  das Porsches 914, da Mercedes Benz – 190SL de 1959  e também da BMW ALPINE.   

Em relação aos carros nacionais, um fato curioso, alguns que desapareceram das ruas porém  ressurgiram no XXI Encontro do Veteran, o raríssimo Dodge Dart SE… “É  um carro espartano, cambio somente de 3 velocidades totalmente despojado de qualquer luxo… Comenta Berek “hiper animado” e lembra…  Na propaganda de época seu slogam era: Se você não quer passar de 30 compre um Dart SE…” (um trocadilho relacionado a preço e idade).   


O raro Dodge Dart SE 1972 de PJ – ganhou o prêmio “Melhor da década de 70 – Nacional”   

Outro que mexeu com o “juízo” dos “meninos” amantes dos nacionais foi o Charger LS de 1972, o último modelo do Gordini(com suas lanterninhas quadradas) e também os novos “colecionáveis” como o raro FIAT Rallye,  Preto e o Escort XR3 conversível que foi “encarroçado” pela Karmann, segundo o consultor Berek.   

Outro destaque não para carros e sim para a maior comitiva presente, foi para o Puma Clube do Rio de Janeiro que deram um show de animação e simpatia além de comparecer com todos os modelos e anos expostos colorindo ainda mais o visual da exposição.   

Importante mencionar sobre o  Prêmio Máster da FBVA que este ano  foi para o veículo -Lincoln Premier,  1965,  que pertence ao antigomobilista,   Fernando Escobar.  A FBVA oferece este premio ao veículo que está há muitos anos na família e que tenha um  grande significado, uma história..   


Prêmio Máster da FBVA  este ano  foi para o veículo – Lincoln Premier,  1965 de Fernando Escobar   

Bom, é isso, foram 4 dias de emoção, alegria e animação com presença de clubes do nosso coração como:  Opala Clube RJ, Mercedes Bens Clube do Brasil, VW Clube RJ, Clube de Automóveis antigos de Juiz de Fora, Clube Chevrolet de São Paulo, representado pela querida famíla Pola,  Veteran Car Club da Bahia, representado pelo seu presidente: Jorge Cirne. Enfim, amigos antigomobilistas de norte a sul do Brasil que contribuíram e muito para o sucesso  do XXI Encontro de Veículos Antigos do Rio de Janeiro   

Parabéns ao Veteran Car Clube do Brasil – Rio de Janeiro… Até 2011!!!!   

Abaixo um vídeo com os veículos premiados e seus donos, Vale conferir!  

   

Abaixo em nossa galeria, confira cerca de 2000 fotos com tudo que aconteceu no evento:

Galerias:
Coquetel de Abertura, Abertura oficial, Reunião da FBVA, Palestra de Bird Clemente   

Exposição dos Veículos
A maioria do veículos antigos que passaram pelo Forte de Copacabna –  são 491 fotos

Caras & Rodas
Antigomobilistas que estiveram presentes no Evento do Forte Copacabana- Rio de Janeiro
   

Fotos detalhadas Stands & Feira de Peças Jantar & premiação

Abaixo um vídeo com bom momentos do XXI Encontro de Veículos Antigos do Rio de Janeiro. Confira!   

    

Um forte abraço   

Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

Enviar Comentário

  1. gilson
    9 de setembro de 2010

    Teresa, como sempre prabéns pela cobertura, nota 10

  2. 9 de setembro de 2010

    Teresa,

    A reportagem está “Padrão Teresa” de qualidade! Fotos espetaculares e a cobertura fiel a tudo que aconteceu por lá. Você, Berek, Marcella e Telma fazem toda a diferença, antes, durante e depois do evento. E obrigado pela companhia!

    Já estou com saudade do fim de semana…

    Saudações a todos

    Welco.

    • 9 de setembro de 2010

      Welco, meu vizinho de stand… Como está?

      Aqui saudades de todos da equipe… Obrigada pelas palavras, Welco… Mas vc é suspeito né, Anjo AutoClassic1? 😉

      Saudações,
      Teresa Gago
      Portal AutoClassic
      Rio de Janeiro – Brasil

  3. Marcelo Bastos
    9 de setembro de 2010

    A “cultura” de nossos governantes e empresários e até mesmo dos meios de comunicação ainda não aderiram ao antigomobilismo para se ter ideia em maio no evento de Itaipava solicitei a rede lider de audiência uma divulgação no caderno de cultura e programação para o final de semana,a resposta da supervisora foi que automóveis antigo não é cultura.Parabéns a todos do Veteran e Clubes participantes mais uma vez foi ótimo sentir a sensação que só tem no Forte de Copacabana.
    Marcelo Bastos
    Petrópolis R.J.

    • 9 de setembro de 2010

      Oi, Marcelo…
      Essas coisas só acontecem no Brasil. Na Europa, Estados Unidos, até mesmo na Argentina estes eventos são super respeidados e apoiados pelas grandes empresas e governantes… Quem sabe um dia acontece isso por aqui…

      Saudações,
      Teresa Gago
      Portal AutoClassic
      Rio de Janeiro – Brasil

  4. Elvira
    9 de setembro de 2010

    Querida

    Mais uma vez ,uma cobertura supimpa. Parabens!!!!

    Beijinhos Elvira

    Nelson ainda nao viu, mais vai ficar maravilhado. Beijinhos….

    • 9 de setembro de 2010

      Elvira minha linda.. como está?

      Ainda vou colocar o vídeo dos premiados… Demorou para encaixar uma música… espero que gostem

      Saudações,
      Teresa Gago
      Portal AutoClassic
      Rio de Janeiro – Brasil

  5. 9 de setembro de 2010

    Belos carros integrados a natureza em belíssimos angulos fotográficos. Parabéns Teresa e parabéns também aos expositores.
    Grande abraço
    Virginia Kenupp

  6. 9 de setembro de 2010

    Virginia…

    Senti sua falta e do Walfredo… Vc faria uma festa aqui com sua maquina… O Visual é MUITO LINDOOOOOOO!!!!

    Saudações,
    Teresa Gago
    Portal AutoClassic
    Rio de Janeiro – Brasil

  7. Fabio Bernardo
    9 de setembro de 2010

    Teresa,
    Parabéns pela cobertura maravilhosa e do presente das fotos que eu, minha esposa Luciana, nossa filha Madu e o Nosso Bebê (Fusca 68 Bege junto com o Corvette Branco Conversivel) estamos juntinhos ,emocionados, felizes e orgulhosos de participar deste evento maravilhoso que com certeza se renova a cada ano e com a nossa luta nunca acabará.
    Beijos, Fique com Deus.
    Fábio Bernardo e família.

  8. Felicio Eduardo
    10 de setembro de 2010

    Prezada Terrrreeeeessiiiiiiiiinnnnnhhhhaaaa, não me arrisco a muitos elogios porque o Berrrrekkiiiiinnnnnhhhhhooooo anda muito ciumento depois que fez a meia lipo aspiração na barriga mas, o sucesso dele começa pela grande mulher e companheira que vc é. Nós, seus amigos, sentimos imensa honra e prazer da amizade de vcs e em especial nos sentimos protegidos, enquanto colecionadores, pelo seu trabalho que tem reconhecimento internacional.
    Você, Teresa, é a madrinha e a melhor expressão dos falados “guerreiros”, sua garra, sua emoção com relação ao antigomobilismo e sua quase teimosia em perseverar é que inspiram a diretoria do VCCRJ e de todos os outros clubes ao redor do portal autoclassic.
    Nossa “quadrilha” estará sempre ao seu lado e pronta para suas incansáveis fotos.
    Obrigado por nos deixar participar desse belo livro, muito bem ilustrado, que já devria ter saído o primeiro volume e que se chama “Antigomobilismo por Teresa Gago”.
    Parabens pelo seu trabalho e caráter.
    Felicio.

  9. 10 de setembro de 2010

    Ola Teresa,

    O cenário do Forte com os carros antigos é incomparavel e você passa isso com muito gosto e competencia.
    Parabens a diretoria do VCCB e a todos os protagonistas deste maravilhoso evento.

    Bird Clemente

  10. Vadinho Rodrigues
    10 de setembro de 2010

    Evento de grande monta em termos de preciosidades. Quando algo desta magnitude ocorre sem patrocínio, fica comprovada a capacidade dos envolvidos na realização. Até fenômenos da natureza como ¨vento¨- forte não passou de um mero detalhe ofuscado, a determinação dos organizadores e colaboradores foram muito mais ferozes, destruindo os possíveis pessimismo reinantes nos momentos de turbulência do tempo. Até o simpático casal de jovens Colombianos deram um cunho internacional de arrojo e alegria pelo simples fato de viver a vida amando o desconhecido. E, por falar em amor, fraternidade e companheirismo, firmo de público felicitações a Marlene e D. Carmem pelo ¨don¨ divino através do projeto Bibliotéca Viva em hospitáis, com certeza são duas pessoas especiais, abençoadas para nobre missão de carinho aos desafortunados da saúde, sómente os humanos laboriózos de índole são capazes de tamanha fidalguia aos semelhantes. Parabéns ao público prestigiante, aos proprietários e colecionadores das maravilhas sobre rodas em exposição, ao Portal Auto Classic pela extonteante cobertura, digna de mega-magazine somado a perfeição do trabalho da Teresa, Berek e toda equipe. No rabicho devo dizer que minhas quatro filhas aplaudiram as perfórmas
    da bela Marcella e amiga, aliás as meninas estão mais bonitas do que o Cadillac 1950. Saudações com pureza d”alma. Vadinho Rodrigues – Ibitinga – SP.

  11. 12 de setembro de 2010

    Teresa,

    Boa tarde !

    PArabéns pela cobertura e também por sempre nos prestigiar com as nossas miniaturas. Veja se pode me ajudar :

    Ano passado fiquei com as fotos desse evento para colocar no meu site qdo estiver pronto, vc pode disponibilizar pra mim as fotos abaixo ?

    meu e-mail você já tem aí que te passei, ok ?

    fotos: 1070337 / 1070338 / 1060363 / 1060362

    Grato,

    André – Hotminis – RJ

  12. Bia Ciai
    12 de setembro de 2010

    Tereza querida…..

    Como sempre perfeita na cobertura dos eventos dos carros antigos….. Obrigada pelo carinho com meu pai . Se puder me mande as fotos do dia da premiação no forte, gostaria de guardar de recordação.
    beijos querida e até a próxima ….

  13. 15 de setembro de 2010

    Primeiramente gostaria de pedir mil desculpas a todos pela demora no reply… Somente neste minuto consegui me liberar das tarefas…

    Saudações,

    Teresa Gago

    Portal AutoClassic
    RIo de Janeiro – Brasil

  14. 15 de setembro de 2010

    Olá, Fabio Bernardo!!

    Que bom!!! Fico feliz por você!

    Participe sempre dos eventos com sua família.

    Um forte abraço,

    Saudações,

    Teresa Gago

    Portal AutoClassic
    RIo de Janeiro – Brasil

  15. 15 de setembro de 2010

    Felício do Céu…

    Vc quer me matar logo cedo, menino!…. Assim o coração da Tia Teresa não aguenta… Haja emoção!!!

    Meu querido…
    MUITO obrigada por este abraço gostoso que só os verdadeiros amigos conseguem dar.

    Beijo gigante

    Saudações,

    Teresa Gago

    Portal AutoClassic
    RIo de Janeiro – Brasil

  16. 15 de setembro de 2010

    Mestre Bird!

    Muito bom estar com vc e sua família no Rio de Janeiro novamente…

    Sua palestra foi DIVINA… Parabéns!!!

    Muito obrigada por suas palavras.
    UM abraço em vc e todos em casa!

    Saudações,

    Teresa Gago

    Portal AutoClassic
    RIo de Janeiro – Brasil

  17. 15 de setembro de 2010

    Vadinho, como vc está?

    Muito obrigada por suas palavras..Vc é incrível. Aqui no AutoClassic somos 100% Vadinho!

    Beijo gigante para meu amigo,

    Saudações,

    Teresa Gago

    Portal AutoClassic
    RIo de Janeiro – Brasil

  18. 15 de setembro de 2010

    Olá, André…

    Obrigada pelas palavras. Disponibilizo as fotos para vc sim… envie um mail para contato@autoclassic.com.br e para garantir, mande também Telma – telma@autoclassic.com.br pedindo para ela me lembrar de enviar para vc, ok?

    Saudações,

    Teresa Gago

    Portal AutoClassic
    RIo de Janeiro – Brasil

  19. 15 de setembro de 2010

    Biaaaaaaaa… QUe satisfação falar com vc!!

    Seu papai é, foi e sempre será um “fofo”!’A lembrança dele ficará sempre em nossa mente e corações….

    E quanto a você, não suma dos nossos eventos… precisamos no nosso meio de pessoas como você.

    Beijo e cafuné,

    Saudações,

    Teresa Gago

    Portal AutoClassic
    RIo de Janeiro – Brasil

  20. 15 de setembro de 2010

    O melhor sempre das coberturas da Teresa, são as fotos em detalhes. Fantásticas.
    Parabéns aos cariocas, pelo evento.
    Parabéns a Teresa pela dedicação.
    LC

  21. SINALDO DE ARAUJO
    17 de setembro de 2010

    QUERIDA TERESA VOCE COMO SEMPRE ESCELENTE E DEDICADA NAS AS SUAS REPORTAGENS, OBRIGADO PELAS FOTOS TIRAS NO MOMENTO QUE EU ESTAVA JUNTO COM O CASAL MARCOS E ESPOSA DO VETERAN.
    MAIS UM,A VEZ OBRGADO E MUITO SUCESSO

  22. Nelson Cintra
    18 de setembro de 2010

    Ola Menina.
    Com voce sabe , estive de molho por uns dias e depois fui para S. Paulo procurar peças para a Simca EmiSul que estou reformando.
    Esta e a razao da demora do meu comentario, pois seu trabalho esta cada vez melhor, hoje em dia voce e a melhor divulgadora dos eventos. Continue assim.
    Grande abraço.

Deixe uma resposta