Toni Bianco, O próximo desafio


Fazer carros à mão é uma arte quase extinta. Mais raro ainda é criá-los como se fossem esculturas. Numa pequena garagem, nos fundos de uma casa, em São Paulo, Toni Bianco, lenda viva do automobilismo nacional, constrói peças de arte sobre rodas.
O próximo desafio

Inspirado no Bino, e já por outra equipe, a Camionauto, Toni criou outro carro de sucesso, o Fúria e, mais uma vez, prova sua versatilidade.

O primeiro exemplar levava motor Alfa nacional e foi feito para o piloto Jaime Silva. Entre outras vitórias, Jaime ganhou com ele a prova de inauguração do Autódromo de Tarumã, no rio Grande do Sul – em segundo lugar, chegou o Bino.

Com o sucesso, vieram as encomendas: um com motor BMW, para Aguinaldo de Goes, um com motor do Opala 4 cilindros, para Pedro Victor Delamare e um com motor Ferrari V12 para Camilo Christófaro.

Para coroar a série, construiu um Fúria com mecânica Lamborghini. “Tiraram tudo de um carro que capotou na Marginal de Pinheiros e ficou destruído. Fiz para o Jaime Silva correr, em 17 dias e 17 noites, tomando remédio para não dormir”.

Apesar do chassi do Fúria ser concebido para usar motores longitudinais, Bianco conseguiu acomodar nele o V12 transversal do Lamborghini.

O carro só participou de uma prova mas nem por isso deixa de ser famoso. Convertido para uso na rua, ele consta de pelo menos uma publicação italiana sobre a Lamborghini. O proprietário atual pede por ele nada menos que 100 mil dólares, mesmo precisando de uma restauração.

A Camionauto bancou ainda o projeto de um outro Fúria, um cupê 2+2 com motor dianteiro e mecânica Alfa nacional, que não chegou a entrar em produção. O único protótipo montado está nas mãos do colecionador paulista Fábio Steinbruch.

O Bianco – Inspirado no Fúria de competição, Toni lançou em 1976 seu primeiro carro de rua, o Bianco S. A apresentação, no Salão do Automóvel de São Paulo, foi um sucesso. Quando a mostra acabou, havia 159 encomendas. Mais de meio ano de produção garantida, já que o ritmo era de 30 carros por mês.

Diferente do Fúria, que tinha chassi tubular, o Bianco usava plataforma e motor do Volkswagen, o que barateava a produção.

Ele foi produzido até 1980 e chegou a fazer sucesso no Salão de Nova York, onde foi exposto em 1978. Depois que Toni deixou a fábrica, foi feita uma nova versão, batizada de Tarpan, que conservava em parte as linhas da dianteira, mas tinha a parte de trás bastante modificada. “O Tarpan não é meu. Não tenho nada a ver com ele”, faz questão de afirmar Bianco.

A aventura seguinte de Bianco foi criar o Dardo, uma proposta avançada de carro com motor entre eixos, baseada no Fiat X 1/9.

Com motor Fiat 1.300 cm3, o carro foi produzido pela Corona S.A, empresa que entre seus sócios tinha Bruno Calói, dono da maior fábrica brasileira de bicicletas. Em seguida, viria a van Futura, inspirada na Renault Espace.

Toni já sabe qual será seu próximo carro. Está para receber o chassi de um monoposto com motor dianteiro, da antiga Mecânica Continental. Ainda não viu a peça, mas é possível até que seja de sua autoria. Desta vez, será uma tarefa fácil – afinal, ele fez vários desses carros, cinqüenta anos atrás. Sua cabeça já está cheia de idéias. Agora, é só começar.

texto: Jorge Meditsch
fotos: Claudio Larangeira

Enviar Comentário

  1. 18 de fevereiro de 2009

    Jorge, esta história toda ficou com gosto de “quero mais”… Parabéns. Se puder voltar mais e falar sobre os outros caras da época (Jan Balder, Bob Sharp, Ciro Cayres, Roberto Dal Pont, Bino Heins, Amauri Mesquita, Norman Casari, Sérgio e Sidney Cardoso, Luizinho P Bueno, Jaime Silva, os Varanda, etc, etc,) vai ser um presentão!!!

    Abraços

    Welco

  2. 19 de fevereiro de 2009

    caro sr toni bianco,…….. nao tenho palavras!!! magnifico, fantástico, expetacular seu trabalho. acompanho com admiraçao e curiosidade a muiiiiito tempo tudo o que vencontro sobre este genio, toni bianco. a materia pede mais,….numa epoca de minha vida trabalhei e convivi com um universo vagamente semelhante, qdo gerenciava uma empresa de buggys e de um mini carro, em porto alegre. espero um dia ter a oportunidade de conhecer um pouco mais de seu trabalho. grande abço. ass sobral

  3. Joca Calfat
    7 de março de 2009

    Oi Tony, Essa Lamborga que vc montou para o jayme ,veio do meu carro que voei de 75 mts de altura na castelo branco,não foi capotada na marginal,vc tinha oficina em socorro me lembro quando fui com o Jayme ver a montagem do prototipo.Em interlagos no retão não tinha pra ninguem o problema era nas curvas.Um abraço

  4. André Guilles
    9 de setembro de 2009

    Prezado Toni Bianco, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo talento e pelos lindos e funcionais carros que criou.
    Recentemente eu e minha esposa adquirimos uma Grancar Futura, além de adorarmos o carro por sua beleza, ele tem sido bem útil para transportar a mãe de minha esposa que é adoentada.
    Você saberia onde encontro vidros e rodas para a Grancar, estou tendo uma dificuldade e precisa ser trocado, e será que conhece alguém que me forneça uma cópia do manual.
    Muito obrigado, muita saúde e continue projetando belos carros.

  5. Alex Tavares Guedes
    12 de setembro de 2009

    Oi Tony,
    Sou fã do carro branco que está nesta pagina, aprendi a dirigir em um desses de cor dourado, era do meu primo e nunca mais vi nenhum igual aqui no Rio de Janeiro, se souber onde tem algum precisando de reforma, me interessa! Favor entrar em contato comigo. Um abraço de um cara que é vidrado no seu trabalho, Alex.

  6. PIMENTA ( SERGIO PIMENTA )
    22 de outubro de 2009

    Ola Toni Bianco :
    Eu PIMENTA Acompanho Sua Trazetoria Desde do Modelo Cascara Fabricado Com Arame Como Tantos Outros Carros Feito do Mesmo Material ( a Base ) ( Que Ficou Algum Tempo na Glaspac e Depois Foi Destruido Pelo Mesmo )
    Conheci Sua Fabrica de Sonho Realizado no Bairro Ferrazopolis em Diadema, e Tambem do Dardo da Corona, Quando Ainda Trabalhava na Fabrica da MP Lafer Por 10 Longos Anos e Tambem Com o Gurgel,
    Tive Todos os Carros Fabricados Por Vossa Pessoa So Alegria Muitas e Muitas Alegria
    Acompanho Tambem o Seu Novo Modelo de Aluminio Fabricado na Sua Residencia no Bairro da Lapa, Sempre Que Vou na Fabrica do Nosso Amigo e Filhos o PAULINHO o FIE na Rua Coriolano no Mesmo Bairro,
    PARABENS Por Esse Novo Exemplar
    Atualmente Tenho 1 MP Lafer 1972 Amarelo ( Prototipo ) Chassis MP 0006 dos 4.300 MP Fabricado Ate 1990
    Com Porta ( Suicida ) e Sem Vidros nas Portas So Lona Com Plastico Igual o MG Ingles,
    2 Nick Pag Dacon de 2 Lugares e de 3 Lugares Carros de 3 Metros de Comprimento Motores AP 1.8 e 2.0 Com Ar e Direçao e Trio Eletrico e Rodas Aro 15 e Etc
    ( Sou o Presidente do CLUBE NICK PAG DACON do BRASIL Com 140 Carros Fabricados dos 06 Modelo de 1987 a 1990 )
    Tenho Tambem Um Buggy Kadron Original Amarelo Feito Pelo Nosso Amigo ANISIO CAMPOS
    So Que EU Diminui Ele Proporcional Ao Tamanho Dele, Para 2 Pessoas Adultas Ficando Com 2.53 de Comprimento, O Original de 4 Lugares Tem 3.50 de Comp Com Chassis de Lata VW. FIZ Com Assoalho de Fibra, e Chassis Proprio Tubular Com Mola e Amortecedor Atraz, + Para Brisa Basculante e + Stepe Interno e + Etc Etc >> ( Aprovado Pelo Nosso Mestre Anisio Campos )
    Molde JA Esta Pronto Como o Chassis Tubular Tambem
    Estou Neste Endereço Atualmente <> CIABUGGYTRIPIMENTA@GMAIL.COM <> Sao Paulo Capital Zona Sul Paralela a AV do Cursino Ok.
    Qualquer Pergunta Pessoal Estou a Disposiçao Para Responder Sobre Qualquer Carros de Fibras e Replicas e Buggys Ok e So Entrar no Meu E-Mail.

    ABRAÇOS e OBRIGADUUUU ” PIMENTA BUG NICK MP “

  7. Enio matos
    8 de julho de 2010

    Oi Toni estou restaurando um bianco s ano 78 e o mesmo não tem o nº do chassis
    por isso presciso saber se todos os biancos sairam de fabrica com o nº ou não,
    isso esta causando problemas na documentação mesmo. Se você puder me ajudar agradeço muito.

    SOU UM GRANDE ADMIRADOR DO SEU TRABALHO

    ABRAÇOS ENIO

  8. Jaime Antonio Centa
    8 de julho de 2010

    Tenho um Miura Saga, ano 1986, em ótimas condições de uso e gostaria de trocar por um Bianco, se souber me informe. Obrigado

  9. Marcilio Neto
    13 de julho de 2010

    Senhores! Tenho dois Orgulhos. O primeiro e possuir Um Binaco S – 1977 Vermelho, muito Lindo e impecável. O segundo Orgulho é ter conhecido pessoalmente o Toni Bianco em sua casa ( 2006 ). O mundo precisa de mais pessoas com o talento dele. Saúde é paz para este icone do automobilismo nacional.

  10. Sidnei A. Mathias
    5 de agosto de 2010

    Tony Bianco, boa tarde.
    Desejo que ao ler este e-mail esteja com saúde e paz, merecida pelos seus projetos que contribuiram para felicidade de tantos amantes do automobilismo,
    hoje depois de um Gurgel Carajás e de um JPX acabei de comprar um Grancar Futura alem dos parabens por mais uma de suas atuações, gostaria se possivel de informações como conseguir os vidros principalmente o parabrisa.
    Att. Sidnei.

  11. Paulo C. Pinheiro
    13 de setembro de 2010

    Como faço para poder contactar pessoalmente o Tony Bianco?

  12. jorge bandeira
    20 de setembro de 2010

    sou assinante da revista 4 rodas desde 1974 com teste da puma GTB,me sinto honrado em mandar um e-mail para unico mestre dos magos do automobilismo nacional,agradeço a DEUS por ter te colocado na terra brazilis
    saude e paz,continue com DEUS.

  13. Rudi Wink
    17 de outubro de 2010

    Olá Tony, parabéns por sua trajetória de talento e sucesso. Para mim, o Bianco é o mais belo esportivo de todos os tempos.
    Aproveito para perguntar se ele trazia identificação do nº do chassi em alguma parte da estrutura, pois só estou encontrando esse dado na plaqueta da tampa dianteira. Como ele saia de fábrica originalmente?
    Por favor, tire a dúvida desse admirador incondicional de você e de seus carros.
    Parabéns mais uma vez, obrigado

  14. João Paulo
    21 de outubro de 2010

    Prezado Toni,

    Fico feliz em saber que ainda está na ativa, desafiando o lugar comum do desenho automobilístico de hoje em dia. Gostaria de estabelecer alguma forma de contato para coletar a assinatura do criador e eternizá-la na criatura. Gostaria muito que pudesse “assinar” o Bianco S 1979 de meu pai. Acabamos de receber placa preta e esta seria a maneira perfeita de preservar a identidade única desta fantástico automóvel nacional.

    Atenciosamente,
    João Paulo

  15. 23 de outubro de 2010

    Ola toni, parabens por realizar a missao que Deus te deu. sou um fabricante de pranchas de surf a 25 anos acredito que consigo sentir um pouquinho do prazer rxiste em voce, cuto e adimiro tempos que criadores como voce consiguirao expor seu talento, tenho uma grancar futura toda original com manual(fotos da linha de montagem) e tenho que desfazer dela por motivos de espaço nao uso mais esta parada a 6 meses tenho´dó porque adoro o carro mas nao tem jeito, gostaria que outra pessoa apaixonado por carros antigos ficasse com ela pois assim esse carro continuaria todo original, caso saiba alguem indique por favor, volto a parabenizalo e muita saude a voce e seus familiares Alvaro Pereira 11 39718102

  16. Carlos Jorge Winkler
    22 de dezembro de 2010

    Oi para o Mestre Tony Bianco.

    como faço para entrar em contato por e-mail ou telefone com este mestre.
    Para aprender nos seus anos de experiencia uma infima parte do seu conhecimento e saber como ele consegue construir a carroceria do belo carro acima usando chapas de aluminio?

  17. Celso Bersot
    31 de dezembro de 2010

    Boa noite, gostaria de parabenizar Sr. Toni Bianco pelo maravilhoso projeto criado na década de 70 (Bianco S) e aproveitar para reiterar a pergunta feita pelo amigo acima Rudi Wink a respeito da localização da numeração deste modelo (Bianco S) haja visto que só consegui localizar também na plaqueta dentro do capo dianteiro, desde já agadeço a atenção.

  18. Fábio Prado
    27 de maio de 2011

    Boa tarde, gostaria de parabenizar Sr. Toni por fazer de sua paixão por carros, construir peças de coleção em 4 rodas. Estou em processo final de conclusão na confecção das lanternas traseiras do Bianco. a cada polimento ao redor de cada letra, me vem toda a vontade em ao menos com uma peça, presentear este Mago!

  19. Jonathan Rocha Silva
    23 de junho de 2011

    Ola, queria comporatilhar com alguem sobre a minha situação, talvez possam me ajudar. Tenho um Bianco 79 dourado, e preciso arrumar a documentação dela, maiis não conseguimos em lugar nenhum alguem que nos informe onde se localiza o numero do chassi do bianco, se alguem puder me ajudar,
    desde já agradeço!!!

  20. manoel cid
    26 de junho de 2011

    Presado Toni, não sei se devo chama-lo assim ou TONY O MAGNIFICO.
    Preciso muito de sua colaboração. Tenho uma Gran Car Futura 91, peça que tenho um carinho muito grande. Acontece que o Parabrisa dianteiro é em acriclico, a porta trazeira tb em acrilico e o vidro da porta do carona, quebrado. Tenho procurado muito sem ter sucesso esses vidro para trocar. Meu amigo vc tem como me ajudar. mais um favorzinho, as canaletas onde corre os vidros da porta tb estou precisando, os meus estão com ferrugens. Ficarei extremamente grato pela sua colaboração. Forte Abraço. (021)94982218 manoel cid

  21. Sandra Nogueira Wink
    25 de julho de 2011

    Olá, Toni.
    Gostaria de parabenizá-lo pela criação do mais belo esportivo brasileiro. Ainda, nos dias atuais o Bianco causa frisson por onde passa.
    Recentemente adquiri um Bianco S, sonho realizado após muito tempo. O carro necessita de reparos e tenho buscado informações para aproximá-lo ao máximo da originalidade, tarefa não muito fácil.
    Admiro o seu trabalho, pois você é um grande ícone do automobilismo brasileiro. Se um dia tiver oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, será mais um sonho concretizado. Grande abraço.

  22. Osvaldo Sequetin
    14 de dezembro de 2011

    Querido Toni Bianco

    Para começar você criou o carro que mais me marcou na vida, tive muitos carros na época como: Pumas, Miura, MP Lafer, mas minha paixão, foi o Bianco S originalmente na cor amarela que comprei em 77. Tinha tanto cuidado com ele que encerava todos os fins de semana. Modifiquei a mecânica e preparei o motor,
    Mandei fazer Rodas de 10 polegadas para a trazeira com pneus de competição que deixaram os paralamas alinhados às rodas. Mudei também os escapes e tudo ficou muito lindo e bem acabado. Em 79 mudei a para branco perolizado que foi feito na própria fabrica que na época onde faziam apenas dois carros por mês.
    A pintura durou um mês mas quando vi meu carro saindo ao sol, me senti no céu de tão lindo. Sempre amei esse carro!!!!
    Grande abraço e muuuito obrigado!

  23. Parabéns Sr. Toni Bianco….
    Maior design de carros brasileiros! Não me canso de olhar e admirar o BiancoS (originais e raros), o Furia (alfa) (bmw).
    Como seu fã, gostaria que o Sr. desenvolvesse um livro (auto)biográfico com fotos e histórias de sua espetacular criatividade, bom gosto, etapas e carreira.
    Um grande abraço!!! Ziza.

  24. rodson machado
    18 de julho de 2012

    Parabens Sr. Toni sou seu fan numero um. vi pela primeira vez um bianco quando tinha 12 anos. em um posto de gasolina na cidade de aracaju fiquei pasmado .hoje com 50 anos continuo admirando este carro. espero um dia consegiur um ..tenho um gurgel x12 e um super mine o proximo sera o bianco.Toni gostaria muito de te conhecer pessoalmente e tira uma foto como recordaçao.estou indo a sao paulo em agosto pra uma feira .se possivel me retorne este email. fico muito grato em ter mais Heroi do automobilismo Brasileiro (Toni e joao gurgel) que Deus te de muita saude e paz pra voce e sua familia .e todos os seus Fans em todo o brasil.ate breve(Rodson Machado de Paula

  25. andre
    24 de fevereiro de 2013

    oi pessoal tenho uma grancar futura 92 muito boa no geral ,estou vendendo se alguem enteressar

  26. andre
    24 de fevereiro de 2013

    oi pessoal tenho uma grancar futura 92 muito boa no geral ,estou vendendo se alguem enteressar 31-30317809

Deixe uma resposta