A exposição de carros clássicos que aconteceu neste fim de semana foi referente aos anos 40

A Sociedade Hípica Brasileira (SHB) faz 80 anos em novembro, e o Veteran Car Club do Brasil – Rio de Janeiro foi  convidado a integrar o calendário de eventos, que começou no mês de março, (3 e 4) onde aconteceu a exposição de clássicos da década de 30.

Já neste fim de semana, nos dias, 7 e 8 de abril, as comemorações deram continuidade com exposição de carros da década de 40 e assim por diante até o final do ano.

Fazendo jus ao propósito da sociedade, aberta em 1938 para fomentar o esporte equestre carioca, cavalos e seus montadores entraram em competição na sede, das 9h às 18h, disputando a segunda de nove etapas do Ranking SHB 2018.

Trata-se de um torneio de obstáculos — daqueles que exigem que a dupla transponha alturas com saltos — que determina os melhores atletas do estado, mas aproveita o momento de festa para abrir a disputa para concorrentes de fora do Rio.

Enquanto aconteceram os desafios dos hipistas entre si,  o Veteran Car Club do Brasil – Rio de Janeiro, o clube de carros clássicos mais antigo do Brasil que completa 50 anos de fundação, no dia 28 de abril de 2018,  realizou uma linda exposição com 12 carros de luxo dos anos 40, segunda década em que a Hípica exerceu suas atividades.

Os carros participantes foram:

  • Jaguar Mark IV de 1948
  • Cadillac Coupe conversível de1941
  • Cadillac sedã de 1947
  • Oldsmobile de 1946
  • Ford Amglia de 1949
  • Fiat Puga 1949
  •  De Soto de 1947
  • Chevrolet Conversível de 1941
  • Packard 1941
  • Ford Mercury de 1940
  • Jeep de 1942
  • Dodge de 1942 (Militar)

Em relação a exposição dos anos 40, Gustavo Tostes, presidente do Veteran CCB-RJ, comenta que este é um período curioso da indústria automotiva, afetada pela Segunda Guerra Mundial, onde muitas fábricas paralisaram a produção no início da década e só retomaram perto dos anos 50, refletindo nas poucas alterações pelas quais os carros passaram, como os cromados típicos, vistos nos modelos americanos e europeus na exposição.

Vale lembrar que alguns exemplares ostentam câmbio automático, um retrato de como o mercado evoluiu na época.

Além dos carros clássicos, o evento contou com uma pequena exposição de bicicletas antigas, pedal car, entre outros.

A proposta do clube de Hipismo Histórico, é aproveitar a data e casá-la com as etapas mensais do Ranking SHB. Portanto o clube em parceria com o VCCB-RJ, promete mais sete exposições de carros clássicos ao longo do ano, cada uma correspondendo a uma década de vida da Sociedade Hípica  Brasileira – SHB.

 A primeira exposição da série, realizada nos dias 3 e 4 de março, homenageou o período de inauguração da Hípica onde reuniu clássicos de luxo dos anos 1930.

Vale  ressaltar que o Veteran CCB-RJ em  outubro e novembro, vai expor automóveis de todas as décadas expostas anteriormente, em uma espécie de retrospectiva.  Desta forma o público visitante poderá comparar as mudanças tecnológicas ocorridas na indústria automobilística.

Observação:  O Buick vermelho e Branco que fotografei é o modelo para o folder do próximo mês que é referente a década de 50.

Vale lembrar que no mês de maio, a exposição de clássicos será da década de 50. O Veteran Car Club do Brasil -RJ e a Sociedade Hípica Brasileira – SHB estarão de braços abertos esperando sua visita.

É um ótimo local para almoçar com a família e amigos. Participe!

Abaixo confira outras fotos da Exposição na Sociedade Hípica Brasileira:

Clique para ver outras fotos da Exposição na S H B

 

 

Saudações,

Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

Enviar Comentário

Deixe uma resposta