O Clube SFAA – Sociedade Feminina de Autos Antigos,  pioneiro e responsável pela criação do maior Evento de Carros Antigos do Brasil – Encontro Paulista de Autos Antigos que aconteceu em Águas de Lindóia, durante muitos anos, tem uma nova presidente: a médica legista e do trabalho, Olga Maria Paravani, grande colecionadora e entusiasta do meio.

Olga Paravani – Presidente do Clube SFAA
Sobre a nova Presidente do SFAA, Olga Maria Paravani:

Olga Maria Paravani, Mora em São Manuel, interior de São Paulo. Viúva do grande e saudoso antigomobilista: José Luiz Faillage.

Como a fruta não cai longe da árvore, Olga tem um filho antigomobilista “nato”, José Eduardo Faillage, que há alguns anos teve o cargo de diretor Regional na FBVA – Federação Brasileira de Veículos antigos .

Olga Paravani com seu saudoso marido: Jose Luiz Faillage, e seu filho: Dudu Faillage
Olga Paravani x Antigomobilismo

O antigomobilismo surgiu na vida de Olga Paravani,  através do seu filho, Eduardo Faillage. Começaram  com a aquisição de um Rambler (aos pedaços) em outubro de 2003 e em janeiro de 2004, Dudu Faillage, com 16 anos,  adquiriu em um leilão, uma Kombi Pick Up, com o dinheiro que tinha guardado em sua poupancinha.

Mas segundo Olga, antes que o veículo chegasse em sua casa, Eduardo(Dudu)  foi para um intercâmbio de um ano na Dinamarca. Adivinhem o que aconteceu? Tudo ficou por conta de Olga e seu saudoso Zé Luiz.

(E) Henrique Thielmann – ex presidente FBVA, José Luiz Faillage, Eduardo Faillage e Olga

Olga Paravani não se interessava por carros antigos (ou pelo menos achava que não), mas vendo aquele carro no quintal do seu consultório, começou pesquisar a respeito, foi se interessando, se envolvendo de tal maneira que hoje ela pega um carro antigo, coloca na estrada só para participar dos eventos.

Olga Entregando prêmio a seu filho Eduardo Faillage em noite de gala no Encontro Paulista
Olga Entregando prêmio a seu filho Eduardo Faillage em noite de gala no Encontro Paulista

Carro antigo para a nova presidente do clube, SFAA tem que rodar, Olga acha extremamente prazeiroso.

Para Olga Paravani, o importante no meio antigomobilista são as amizades cultivadas. Realmente, o ambiente é muito bom!

Tenho grandes amigos e que me deram forças nas horas mais difíceis. Esse foi o principal motivo de eu ter aceitado a presidência da SFAA. Esse grupo maravilhoso não poderia dispersar jamais. Nossa querida Edenise se empenhou durante 26 anos para formar um clube tão importante. Sei que a tarefa é muito difícil, mas juntas, vamos tentar. Tenho tido muito apoio.

A nova presidente da SFAA em noite de Gala – Vinhedo
Mensagem de Olga para as esposas de colecionadores

Participe dos eventos de carros antigos, mesmo que não conheça ninguém! converse, “puxe prosa”. Os antigomobilistas são receptivos e com certeza você  será bem recebida. Se associe a  Sociedade Feminina de Autos Antigos –  SFAA. Nos eventos sociais, sente com quem você não conhece, assim começam boas amizades.

Mesmo que não goste de carros antigos comece a ler sobre eles. É interessante, é cultura, não é tempo perdido.

Há alguns anos  atrás, eu achava um horror carros “velhos”. Hoje sou capaz de tratar com funileiro, tapeceiro ,mecânico e as vezes ficar até as onze da noite vendo um cambio ser desmontado para saber se aquele barulho é da engrenagem.

Um resumo sobre o Clube SFAA

No dia, 4 de Junho de 1994, na cidade de São Lourenço – Nasce o Clube Feminino que revolucionou o mundo do Antigomobilista no Brasil.

O primeiro evento aconteceu em Araras, cidade onde a saudosa e extraordinária presidente, Edenise Carratu, morava… Logo o primeiro, foi um sucesso e graças a esse sucesso, o clube foi adquirindo uma força muito grande. Assim o entusiasmo e idéias fantásticas em sua mente (brilhante) para outros eventos foram surgindo.

a matriarca, Edenise Carratu com suas sócias em dia de Evento – Campos do Jordão

Diante dos eventos antigomobilistas e beneficientes realizados por Edenise Carratu e suas sócias, o clube ganhou força, foi crescendo e o número de sócias aumentou. Com o sucesso dos eventos realizados, A saudosa Presidente, começou a comparecer nos eventos por todo Brasil, representando  o clube, SFAA.

Isso fez com que os eventos organizados pelo clube feminino, adquirisse cada vez  mais participantes. Desta forma o clube conquistou muita credibilidade.

Edenise Carratu com Olga Paravani em dia de premiação

Em 1996 o Clube SFAA – Sociedade Feminina de Autos Antigos, foi convidado pelo antigomobilista, Caetano Carmingnani para realizar em Águas de São Pedro, o I Encontro Paulista de Autos Antigos. Um evento criado com o objetivo de unir Clubes independentes de marca. O sucesso foi absoluto!  Daí pra frente, o Encontro Paulista e Clube SFAA caminharam juntos coroando com êxito sua trajetória até hoje.  

Damas do SFAA em festa de Encerramento – Aguas de Lindóia

Nossa saudosa presidente, Edenise Carratu,  deixou sementes deste lindo trabalho do Clube SFAA por esse Brasil afora. Agora O grande objetivo do Clube antigomobilista mais feminino do Brasil, é continuar o extraordinário trabalho através da atual presidente, nossa querida – Olga Maria Pavarani.

Confira a nova diretoria do Clube Feminino de Autos Antigos:

DIRETORIA DO SFAA – SOCIEDADE FEMININA DE AUTOS ANTIGOS

Presidente

Olga Paravani

Vice – presidente

Vivian Carratu

Secretaria Geral
suplente

Maria de Fátima Seixas Ferreira Rossi  
Ilka Maria Bonachela

Tesoureira
Suplente

Nilva Polizel
Marlene Moutinho

Diretoria Social
Suplente

Vera Lúcia de Lima Rocha
Cleones Maria Crisce Ardito

Diretoria de Eventos
Suplente

Regina Torres Prado
Ximena Alizziel Pizarro San Martin

Diretoria de Comuniação
Suplente

Vera Agápito
Deise Hernandez Siman

Conselho Fiscal
Suplente

Rita de Cássia Cabrera Siman e suplente Irene de Moraes Machado

DIRETORIAS REGIONAIS

Rio de Janeiro

Fatima Saraiva

Ribeirão Preto

Maria Aparecida Scandiussi Duete

Espírito Santo

Sandra Ayub

Campinas

Ana Cristina de Carvalho

 

 

Elsie Ohswald, sócia do SFAA relembra pérolas dos tempos áureos do Clube. Confira!

Como surgiu a “Tarde do Boteco”

Elsie Ohswald, tradicional dama do SFAA, nos conta Sobre como surgiu  a “Tarde do Boteco”, no Encontro Paulista, confira!

Tarde das Damas do SFAA – Encontro Paulista – Aguas de Lindóia

Um dia a Edenise vira para mim e fala: Elsie, eu estou pensando em… O que você acha de fazermos “Tarde uma do Boteco” para os colecionadores, no mesmo horário do Chá das Damas?

Edenise Carratu reunida com suas Socias – Chá das Damas do SFAA – Encontro Paulista – Aguas de Lindóia

Assim não teríamos tantos homens curiosos, indo colocar a cara na janela para verem o que estamos fazendo e nem ver o nosso desfile (roupas e lingeries), fato que deixava as damas constrangidas.

Muitos maridos acompanhavam suas mulheres; sendo que  uns as deixavam no local, outros ficavam na porta para tentar entrar.

Chá das Damas – Encontro Paulista de Autos Antigos – Campos do Jordão

Outros no meio do desfile iam procurar “alguma coisa” que eles nem sabiam o que estavam procurando.  Outros só queriam uma coisa para comer… (Só de lembrar estou rindo sozinha!) Eles ficavam com carinha de “pidoncho”, outros de abandonados ao ver as Damas do SFAA se divertindo. Por isso surgiu o Tarde do Boteco!

Foi o fim dos “maridos olheiros” no Chá das Damas! 😁😁😁😁😁😁. Edenise era muito astuta. Conhecia bem as malandragem dos homens. Finaliza, Elsie Ohswald, sócia número 47 do SFAA.

Regina Torres (Sócia do SFAA) Desfilando no Chá das Damas em Águas de Lindóia
Como surgiu o famoso Anel de ouro – SFAA

Mais um Relato espetacular da tradicional dama do SFAA –  Elsie Ohswald. Elsie nos conta como surgiu a idéia de presentear sócias todos os anos com o Anel de ouro que tem a logo do Clube – “Sonho de todas as sócias”.

Com a fama do clube e do evento, tivemos a Presença dos apresentadores da TV Record – Edu Guedes e Celso Zucatelli, com as Damas do SFAA. – Encontro Paulista – Aguas de Lindóia.

Em 1998 o Encontro Paulista de Autos Antigos em Águas de Lindóia, organizado pela Sociedade Feminina de Autos Antigos – SFAA, foi maravilhoso! Tomou uma dimensão extraordinária. Vieram muitos repórteres de: jornais e revistas fazer reportagens e entrevistas.

O sucesso de um clube presidido por uma mulher com suas sócias foi tão grande e expressivo que chamou a atenção até do meio antigomobilista internacional.

Edenise Carratu (ex-presidente do SFAA), em festa de premiação – Encontro Paulista – Aguas de Lindóia

Devido a isto, no ano de 1999, no dia 8 de março – dia Internacional da mulher, o Clube Pinheiro de São Paulo prestaria uma homenagem a nossa presidente Edenise Carratu, pois foi uma mulher antigomobilista  que se destacou em 1998. O Prêmio seria “Mulheres que fazem diferença”.

Nós sócias fazíamos reuniões para decidirmos se teríamos uniformes para participar dos eventos. Numa dessas reuniões, Edenise pegou um papel e desenhou a logomarca do SFAA. Mostrando para nós o rascunho. A vice-presidente e amiga de Edenise: Leila Aragão,  pegou o rascunho e disse que era  muito bonito…Edenise comentou que era  um esboço e precisava melhorar.

Leila levou o esboço e através de um designer, aperfeiçoou a logo marca do clube SFAA.

Quando soubemos que Edenise seria homenageada em São Paulo, Leila Aragão teve a idéia de mandar confeccionar um anel de ouro com pedras rubi, no ourives que fazia jóias da família.

Mas porque, Rubi? É que rubi, seria a cor do primeiro uniforme do clube SFAA – Sociedade Feminina de Autos Antigos.

Conforme o anel estava sendo confeccionado, Leila trazia foto e mostrava para as sócias (escondido da Edenise, claro!), porque no dia da homenagem nós iríamos presenteá-la. Foram 10 sócias que participaram da confecção do anel.

No dia do Evento em São Paulo, estiveram presentes: o Presidente FBVA José Aurélio Affonso Filho e sua esposa Marli Affonso, sócia número 1 do SFAA – Sociedade Feminina de Autos Antigos.

Após as homenagens costumeiras que acontecem nos eventos, Leila Aragão pediu a palavra ao presidente do Clube Pinheiros e prestou uma homenagem a presidente do SFAA – Edenise Carratu presenteando-a com o lindo Anel.

 Foi uma grande emoção para todas que participaram da homenagem, pois tudo foi feito com muito amor e admiração.

Tradicional – Tarde das Damas… Quem recebeu o anel?

No jantar, Edenise admirando o anel comentou:

Meninas tive uma idéia e gostaria de saber o que vocês acham…
Se eu mandar fazer um anel estilizado e sortear entre as sócias a cada Encontro Paulista de Autos Antigos – no Chá das Damas, o que vocês acham?

Na opinião de Edenise, o anel de ouro seria uma alegria e incentivo para as socias do clube mais feminino do Antigomobilismo brasileiro.

 E foi assim que surgiu o anel, que é o sonho de todas as sócias de um dia ser ganhadora.  Essa é a verdadeira história, Teresa!

Em breve, artigo sobre: Damas do SFAA relembram festas glamourosas  do Clube SFAA…

Sócias do SFAA – Sociedade Feminina de Autos Antigos, entrevistam a nova presidente do Clube – Olga Paravani

Olga Maria Paravani – Presidente da Sociedade Feminina de Autos Antigos (SFAA)

Olga, conte-nos o que te motivou  ser presidente de um clube como SFAA – Sociedade Feminina de Autos Antigos? (Fatima Saraiva – Regional RJ)

Acho que foram os momentos inesquecíveis que esse clube nos proporcionou ao longo de todos esses anos. Foram 26 anos de um trabalho incansável e maravilhoso da nossa eterna presidente Edenise Carratu. Tenho certeza que ela gostaria que o nosso clube continuasse.

Quando começou  seu interesse pelos autos antigos? (ximena Pizzaro – Diretora de Eventos SFAA)

Meu filho sempre foi um apaixonado por carros antigos. Em 2004 ele comprou um “resto”de um AMC Rambler e partiu para um intercâmbio pelo Rotary de 1 ano. Esse “carro”ficou no quintal do meu consultório e eu achando que era um carro muito comum e fácil de restaurar. Como mulher é muito curiosa, comecei a pesquisar e fui me envolvendo. Aprendi comprar no Ebay e comecei com catálogos, peças de acabamento, e fui achando interessante. Depois disso já era caso perdido. Como disse meu amigo Tiago Songa “um psiquiatra sai mais barato”.

Olga, Como você  conheceu  a SFAA? (Ximena Pizzarro)

 Em 2005 fui no Encontro Paulista. Participamos da parte social, fantástica, requintada, e fomos muito bem recebidos. Conheci pessoas maravilhosas. Acho que nossos eventos são encontros de amigos. Em  2008 fui para um evento em Barretos e como o evento era em um hotel, ficamos todos hospedados no mesmo lugar. Foi muito bom. Conversamos muito. Rimos muito. Nesse fds fui convidada pela Edenise e pela Cidinha Scandiussi ( diretora Regional) para fazer parte da SFAA.

Olga, você é uma pessoa muito carismática e estamos felizes por tê-la como nossa presidente do SFAA! Agora , gostaria que você nos dissesse, como se sente ocupando esse cargo, carregando um lindo legado e , não digo substituindo, mas dando continuidade à obra de Edenise Carratu? (Marcia Bergaro – Socia SFAA) 

Agora que o susto está passando, me sinto honrada de dar continuidade nesse legado. Tenho certeza que juntas continuaremos o trabalho da Edenise. As vezes erraremos? Sem duvidas, mas teremos a humildade para seguirmos em frente e corrigirmos os erros.

Olga imagino o orgulho de poder dar continuidade a este grupo maravilhoso. Parabéns! Quais são seus planos para este novo momento da SFAA? já tem alguma proposta de evento para o próximo ano

Vivemos tempos de incertezas, pela pandemia. Estamos acertando a data do Encontro Paulista, mas com certeza será muito difícil realiza-lo no primeiro semestre, dentro dos moldes que tinha sido programado.

Faremos em maio o PASSEIO DAS PENÉLOPES, que cada participante irá com sua família para um passeio de carro antigo e finalizará com um almoço ao ar livre. Acho possível mesmo que haja recomendação de  distanciamento.

Gostaria de atrair para SFAA um grupo feminino jovem ,que começa a surgir , que se envolve com a restauração dos carros antigos , gostam de mecânica, adoram dirigir esses veículos. Tenho pensado nisso.

O Clube SFAA, estará presente no próximo encontro Paulista de autos antigos?(Vera Rocha – Socia) 

A SFAA juntamente com o Nilson Carratu estará realizando o Encontro Paulista 2021. A Edenise já tinha esse encontro todo idealizado em 2020. Assim será feito! Em breve teremos a data definida e será anunciada a programação.

Olga, diga-nos qual será seu maior desafio como presidente do SFAA? (Cidinha  Sandiussi Duete – Diretora Regional – Ribeirão Preto). 

Maior desafio é conciliar minha vida profissional e a SFAA, além é claro de manter o nível EDENISE CARRATU. Nessas horas sei que contarei com meus amigos.

Olga, o SFAA, tão bem capitaneado pela nossa querida e saudosa Edenise, deixou no Antigomobilismo a marca – SFAA, em um universo considerado masculino… o que você pensa da presença cada vez maior das mulheres, inclusive como antigomobilistas? (Ana Villela – Sócia)

Aninha você sabe o quanto gosto de carros. Vou aos eventos dirigindo meu antigo, mesmo passando alguns “perrengues” as vezes, Tenho a maior facilidade de conversar com o universo masculino e sempre fui muito bem acolhida e respeitada. Acho fantástica essa invasão feminina e adoraria que cada vez mais a mulher participasse desse universo.

Em primeiro lugar, estamos felizes e agradecidas por você tomar frente da nossa querido clube, Sfaa !!
Presidente, quais são suas expectativas e desejos em relação as mulheres, esposas,sócias e futuras integrantes em sua gestão ? (Regina Torres – Diretora de Eventos – SFAA) 

Acho que a minha maior expectativa é manter unido esse grupo fantástico, com a alegria que sempre tivemos. Esse aspecto de uma grande família tem que permanecer. Esse sempre foi o intuito da Edenise. Esse foi o alicerce para se criar a SFAA e assim continuará sendo. Esse será seu legado: nossa união.

Em breve mais noticias do clube antigomobilista mais feminino do Brasil!

Olga, desejamos que você e suas sócias, cada vez tenham mais força e sempre que puder sigam os passos de nossa, Edenise Carratu; estando presente em participações Beneficentes, ajudando aos clubes no que for preciso e principalmente, levar a família aos eventos.

Nossa saudosa Edenise Carratu, brindando mais um Sucesso dos Eventos organizados pelo SFAA.

 

Um forte abraço,

Teresa Gago – Sócia Benemérita SFAA
Portal AutoClassic – Rio de Janeiro – Brasil

 

 

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *