Seção Miniaturas – O Fantástico mundo das miniaturas


 

São os meus votos para os meus amigos brasileiros, quer gostem de miniaturas, de carros, motas ou não. Para todo o mundo sem excepção…

Como certamente os meus amigos já perceberam, eu não consigo separar o coração das coisas. É verdade que, sejam coisas, pessoas ou animais, sempre o meu coração entra no assunto. É um todo. Faz parte de mim.

Com o antigomobilismo aconteceu do mesmo modo, como eu fico feliz quando alguém escreve a história do seu carro… quando alguém conta como andou neste ou naquele carro junto ao avô… quando alguém conta como transportou a mulher que esperava um filho até ao hospital… enfim, essas pequenas/grandes coisas que acontecem nas nossas vidas. Pois é verdade…

Então desta vez, é com enorme prazer que vos apresento alguém que, pelo grande amor que tem aos carros antigos, ou melhor “à ferrugem” como ele mesmo diz, começou a fazer ele próprio miniaturas. Há mais quem faça, dirão vocês. Pois, mas estas miniaturas têm uma particularidade, são envelhecidas …. Mas que estou eu aqui a fazer? Vou deixar ser ele a contar como tudo aconteceu. É muito melhor, não acham?

Ao Danilo Sobral quero dar os parabéns pelo lindo trabalho que faz.
E acho que você já sabe que, tudo o que se faz com o coração, é sempre bom. E você usa o seu nas peças que produz…vê-se. Parabéns amigo e Boas Festas.

Este é, Danilo Sobral quando foi conhecer o evento
de: AutoClásica na Argentina – o evento lhe deu mais
inspiração para criar suas miniaturas envelhecidas

 

Uma vez mais para todos: um bom presente de Natal, quem sabe mais um clássico no sapatinho?

Um beijo com muito carinho deste lado do Oceano. A distância só existe nas nossas mentes.

BOAS FESTAS!!!

Ana Maria Thomä
Alcochete – Portugal
www.rotas-da-paz.pt


Danilo Sobral e o Fantástico mundo das miniaturas

Meu nome  é Danilo Sobral de Rezende, mas prefiro ser chamado de “Sobral”.
Minha paixão por automóveis antigos e por miniaturas vem desde que me conheço por gente, desde que nasci, acho…!

Trabalhei no ramo de automóveis lidando diretamente colocando a mão na massa, desde os 17 anos, quando pegava bugguyes e outros derivados de fibra para conserto, na garagem de casa, depois gerenciando uma fabrica de bugguyes aqui em porto alegre, mais tarde já formado em administração de empresas constitui uma empresa de reparação automotiva, atuando junto a companhias de  seguro, na realização de consertos de automóveis.

Diorama feito por Danilo Sobral

 

Sempre que entrava um carro:  meio, com pouca ou muita ferrugem, meus olhos brilhavam, por conta disto, todos me achavam, maluco.

Hoje aos 40 anos , trabalho mais especificamente com meu site de miniaturas onde divulgo e comercializo  diversos produtos ligados ao tema e meus xodós, as maquetes, dioramas e miniaturas envelhecidas!

Os dioramas e maquetes começaram na verdade a tomar espaço desde que os 10 anos de idade. Fazia dioramas para match Box, isto incrementava minhas brincadeiras com os match Box e minha coleção de miniaturas. Com a entrada de miniaturas importadas escala 1:18 iniciei  uma coleção de “minis” nesta escala, que mantenho até hoje.

No ano de  2005 comecei a estudar o mercado e a desenvolver dioramas de garagens, postos de combustível antigos, borracharias antigas e coisas ligadas ao gênero, além da customização da miniatura do fusca Herbie, minha paixão desde criança.

 

Entre os diversos produtos criados artesanalmente e desenvolvidos por mim, destacam-se replicas de postos de combustível antigos abrangendo peças que retratam as décadas de 30 á 70. Os postos começaram por incentivo e encomenda de clientes, ressaltando duas réplicas de um dos primeiros postos de petróleo Ipiranga feita para presentear os diretores  desta empresa, em 2006.

Um fato que nunca vou esquecer  é a replica de um posto datado de 1936. Este posto foi feito a partir de fotografias., encomenda de uma cliente para presentear o avo, fundador do posto que funciona até hoje na cidade de São Francisco do sul – Santa Catarina.

Neste universo encantador das miniaturas uma coisa puxa a outra, portanto, para fazer um  posto precisamos de bombas, de ferramentas, de calibrador de pneus e assim vai… Com isto veio à necessidade de pesquisar o assunto e desenvolver um verdadeiro universo de componentes e pecinhas de acordo com o que se deseja confeccionar.

Posto Route 66

 

Sabemos que um posto pronto pede uma miniatura, Mas teria de ser uma miniatura novinha, dessas bem lindas mas sem história pra contar???

Daí surgiu à idéia de criar as miniaturas dioramas e envelhecidas que prefiro chamar:  “Envelhecidas For Sale”, – são  as que já estão mais detonadas estragadas ou paradas por ação do tempo, e as “Old Restauration”, onde se retrata um carro em restauração, ou em uso suburbano dentro das condições de restauração mais antigas,dessas que  se aproveitava peças de outros carros e cores, pneus um de cada largura, bagulhada de peças no porta malas e ferramentas, fios soltos, …. e carroceria com marcas de ferrugem e envelhecimento.

Vi nestas miniaturas a possibilidade de retratar e manter vivo, os “Salvage Yards”, e os nossos ferros velhos de carros antigos que cada dia mais cedem espaço a meros desmanches de carros atuais infestados de plástico.

Miniatura evelhecida feita por Danilo Sobral

 

Através das minis envelhecidas se consegue criar uma coleção á parte, retratando um verdadeiro “Salvage Yard” aos moldes dos quais todos nós que amamos carros antigos temos uma paixão a parte em visitar, conhecer e vasculhar admirando carros recuperáveis ou doadores de peças.

Este ano visitei o evento de “Autoclásica” em San Isidro – Argentina e minha paixão por ferrugem e carros abandonados aumentaram ainda mais.

É surpreendente como juntamente com veículos em estado de zero km, recém restaurados e conservados, nesta exposição  gozam de igual glamour, veículos no estado, com marcas de uso, ferrugem, abandonados, e muita historia. Assim como as carreteiras e outros datados desde 1910 também presentes neste evento.

Miniatura envelhecida – Fusquinha

 

Em todo o trabalho que desenvolvo, o item pesquisa é primordial, pois para customizar miniaturas de forma envelhecidas ou suburbanas, é preciso estudar muito, analisar hábitos, costumes e  analisar vendo muito carro abandonado e enferrujado, aí sim levar isto para a miniaturização, pequenos detalhes como: mini jornais cobrindo bancos, mini cabo de ponte para baterias, mini lanterna para ficar a mão no painel, mini brinquedos como aviozinhos, ou itens como tacos de beisebol, ou tacos de golfe e raquetes de tênis. Estes itens e muito outros miniaturizados visando compor a customização da miniatura que acaba podendo-se dizer virando um próprio diorama, pois todo o carro antigo tem peças no porta malas, coisas desmontadas, perdidas, ferramentas, e outros retratados com verdadeira precisão nestas miniaturas.

Linda pick-Up envelhecida. Observem os detalhes das ferramentas no teto e dos jornais na porta do veículo

 

O item customização da pintura dando efeitos de envelhecimento e ferrugem tem origem em diversas técnicas desenvolvidas por mim, em uma época que produzia telas abstratas com aplicações de ferrugem e metal de verdade aplicados sobram às mesmas.

Vejo nas minhas peças envelhecidas, a possibilidade de manter viva a historia automobilística mundial podendo  ter uma coleção a parte, junto com as miniaturas que retratam  os antigos ferro velhos e carros precariamente semi recuperados com os quais dividíamos as ruas até bem pouco tempo atrás e que vão se tornando raros.

Em alguns países como: Cuba,  esta realidade de automóveis antigos precários  e semi recuperados ainda é realidade comum, no dia a dia das pessoas.

Miniatura envelhecida – Típico carro encontrado no
dia-a-dia de cidades como, Cuba.

 

Para muitos colecionar miniaturas, trata-se apenas de um hobby, no meu caso encontrei uma forma de me sentir  próximo a este inexplicável e encantador mudo dos antigos, da ferrugem, do carro velho, da historia e de tantos sonhos e historias automobilísticas.

 

No Comment

  1. 17 de janeiro de 2009
    Responder

    agradeço pela valorizaçao ao meu trabalho. e parabenizo pelo novo visual do site.

  2. eduardo minssem
    17 de janeiro de 2009
    Responder

    O trabalho do Sobral dispensa comentários!

  3. Sandro Sepúlveda Marcondes
    17 de janeiro de 2009
    Responder

    Como é bom relembrar as coisas antigas, como esses carros, imaginam se tivessem fabricados em miniaturas do Fiat 147, Corcel I e II, Chevette’s, Opalas e etc…Já ficamos loucos de ver esses modelos importados imaginem os nossos, mas assim mesmo achamos muito realistas e perfeitos, espero que continuem fazendo nossas mentes sempre trabalharem em sintonia com o passado…até mais.

  4. Dênis Dias de souza
    17 de janeiro de 2009
    Responder

    Parabéns Danilo,muito interessante seu trabalho com miniaturas envelhecidas.

  5. 27 de janeiro de 2009
    Responder

    Ola´, Danilo!

    Parabéns pelo seu magnífico trabalho!!

    Saudações,

    Teresa Gago
    Portal AutoClassic
    Rio de Janeiro – Brasil

  6. FRANCISCO JOSE
    28 de janeiro de 2009
    Responder

    PARABENS PELO TRABALHO .

    GOSTARIA DE SABER SE VOÇES TEM UM MIMIATURA DO CHEVETTE MODELO 78/79 E TAMBEM UM GALAX 500 SE SIM COMO POSSO ADIQUIRIR UM OBRIGADO

  7. Célio José mendes
    16 de fevereiro de 2009
    Responder

    Adorei essa miniatura do fusquinha. Está a venda.
    e informe preçoe como faço para comprar.

  8. lu rezende
    21 de fevereiro de 2009
    Responder

    Lu rezende
    luadeavalon@gmail.com
    Estado/Cidade:
    Porto Alegre
    Sexta, 19. Dezembro 2008 14:06

    ——————————————————————————–

    O trabalho do Danilo é de uma qualidade única. Cada detalhe, por menos que seja é feito com cuidado, carinho e perfeição.
    Realmente, o Denilo, é um grande talento!!!

    Abraço
    Lu

  9. lucia zago
    21 de fevereiro de 2009
    Responder

    LUCIA ZAGO
    lucia.zago@terra.com.br
    Estado/Cidade:
    Porto Alegre – RS
    Sexta, 19. Dezembro 2008 14:37

    ——————————————————————————–

    PARABÉNS DANILO!!! Teu Trabalho está SENSACIONAL. Desejo SUCESSO. Mereces, pois sei que é fruto de muito Amor e Dedicação.

  10. claudio mazzoni
    21 de fevereiro de 2009
    Responder

    CLAUDIO MAZZONI
    desktop@barbacena.com.br
    Estado/Cidade:
    Barbacena MG
    Sexta, 19. Dezembro 2008 20:33

    ——————————————————————————–

    Faaaaaaaaaaaallllllla Sobral, parabéns pelo seu trabalho, lembra de mim? quero o POSTO SHELL COM EFEITO LUMINÁRIA COM O CHÃO QUADRICULADO, aguardo melhores formas deu adquirir. Abs Claudio

  11. nelzn
    21 de fevereiro de 2009
    Responder

    nelzn
    zina.alves@gmail.com
    Estado/Cidade:
    brasilia-df
    Sábado, 20. Dezembro 2008 23:42

    ——————————————————————————–

    sou fã de minis antigas,ja comprei muitas em outros lugares,mas quando conheci o trabalho do sobral,eu vi que aqui é o lugar de minis de QUALIDADE,elas sao feitas com muito carinho,cada detalhe!
    parabéms sobral,seu trablho é maravilhoso.
    feliz natal e otimo 2009!

  12. claudio ziggiatti
    21 de fevereiro de 2009
    Responder

    Claudio Ziggiatti
    byczbrazil@gmail.com
    Estado/Cidade:
    S.P Pedreira
    Domingo, 21. Dezembro 2008 10:46

    ——————————————————————————–

    Danilo, vc é como vinho quanto mais velho melhor, seu trabalho nos surpreende sempre, esta chegando a perfeição.
    É sempre uma festa para os olhos, a riqueza de detalhes é impressionante, não deve nada para o produto importado de boa qualidade.
    Que Deus continue abençoando suas mão, e ilumine suas idéias para que possamos ter o prazer de apreciar uma obra de arte em miniatura feita por vc, um grande abraço de seu amigo Claudio

  13. ana emilia casanova
    21 de fevereiro de 2009
    Responder

    ana emilia casanova
    afaguaga@terra.com.br
    Estado/Cidade:
    Rio Grande do Sul/Porto Alegre
    Domingo, 21. Dezembro 2008 19:07

    ——————————————————————————–

    Que sensibilidade teve a Ana Maria, lá do outro lado do Oceano em proporcionar esta matéria. Conheço o trabalho do Danilo e vejo com que carinho o faz. Parabéns ao Danilo, pelas maravilhas que faz, a Ana Maria pela lembrança e a Autoclassic pela divulgação. FELIZ NATAL!

    ——————————————————————————–
    sobral:
    ana agradeço de coraçao teu comentario.
    abço.

  14. fabiana fagundes
    21 de fevereiro de 2009
    Responder

    Fabiana Fagundes
    contato@autojumble.com.br
    Estado/Cidade:
    Ijuí RS
    Segunda, 22. Dezembro 2008 17:13

    ——————————————————————————–

    Olá amigo

    Você merece está homenagem, pois quem trabalha com peçinhas tão pequenas com perfeição é um verdadeiro artista.Admiro muito seu trabalho.

    Desejo que Deus continue abençoando você e sua família.

    Um Feliz Natal!!

  15. 21 de fevereiro de 2009
    Responder

    DANILO SILVA
    danilo.silva63@uol.com.br
    Estado/Cidade:
    São Paulo – SP
    Segunda, 22. Dezembro 2008 18:28

    ——————————————————————————–

    Parabéns Ana e Tereza, as materias produzidas por vcs são demais.
    Sou colecionador de miniaturas à pelo menos 32 anos, do tempo que Matchbox era de metal, e importado e não made in china.
    Quando ao meu chará, sem comentarios, ele realmente é D+.,
    Feliz Natal,
    Danilo Silva

    ——————————————————————————–
    sobral:
    caro xará, deve ser coisa de danilo colecionar e admirar miniaturas, pois tenho mais uma dezena de clientes xaras, …. agradeço suas palavras.abço

  16. Perks Opaleiro
    28 de fevereiro de 2009
    Responder

    Meu bom, seu trabalho é simplesmente perfeito cara….. Parabéns…

    Pena que eu sou quebrado kkk senão ia encomendar uma do meu opala las vegas 75 verde, a se ia… massss, durango, fica na vontade kkkk…

    Parabéns amigo, sorte e sucesso…

    Show….

    Perk´s

  17. raudinei
    8 de março de 2009
    Responder

    Gostei muit d seu trab é espetacular!!
    Eu sto recuperand um chevette 78 e gosto muit dele!
    Sera se vc teria uma mini desse modelo na cor verd?
    Foi uma edição limitada d veiculos em comemoração ao gp do ano.
    Gostei tantu das curvas dest carro k comprei ele so em ver a trazeira dele, foi uma historia engraçada!!
    ha!!! um grand abraço e parabéns pelo lindo trabalho!!

  18. Luiz Fernando
    13 de março de 2009
    Responder

    PÔ Sobral, tah demais o site! Sou aqui de Porto Alegre e tenho paixão pelos carros antigos da matchbox da lesney england, principalmente as séries dos anos 60 , 70 e 80. Mas tenho dificuldade em achá-los aqui em bom estado, e embora colecionador não meça esforços para obter o que quer, também com um preçinho razoável, digamos… meu e-mail é luizfenando66@ibest.com.br, se mais alguém no site ler esta mensagem e souber de algum local que comercialize estes produtos aqui em POA peço que me mande por e-mail o endereço, O.K.?!?! Forte abraço…

  19. 28 de maio de 2009
    Responder

    Voce tem Hotwheels também ??

  20. odair lunardo
    7 de fevereiro de 2010
    Responder

    preciso da miniatura de um fiat 147, branco ano 77, poderia me ajudar a encontra-la?
    Parabens pelo teu trabalho, é simplesmente fantastico

  21. roberto
    27 de março de 2010
    Responder

    tenho um fiat 147 europa 81 azul bebe ou como dizem aqui azul calsinha gostaria de saber se e posivel ter uma miniatura e quanto custa e a onde busco e como pago obrigado

  22. roberto
    27 de março de 2010
    Responder

    achei muito intyeresante gostaria de conhecer mais sobre o seu tralho parabens

  23. 23 de junho de 2010
    Responder

    Parabéns pelo site e pelos excelentes trabalhos exibidos. Parabéns à Danilo Sobral pela qualidade de sua ARTE.
    Gostaria de partilhar também um pouco do meu trabalho se me permitem, já que o assunto é antigomobilismo! Por favor deem uma passadinha no meu blog e confiram: http://www.ruralwillysmini.blogspot.com
    Obrigado!
    Abraços à todos!

    André Rezende

  24. Fernanda
    3 de agosto de 2010
    Responder

    Olá Sobral….

    Gostaria de um contato seu para te perguntar algumas coisas….minha intenção é fazer uma miniatura…na verdade uma réplica de uma carro que meu marido está restaurando….Camaro!!!!

    Fico no aguardo de seu contato!!

  25. Eduardo Nogueira
    10 de agosto de 2010
    Responder

    Incrivel, sensacional, parabens Sobral, a pick up chevy 50, sem comentarios. Sobral como fazer lama na miniatura, to fazendo um fusca 49 da segunda guerra e preciso sujar de lama. Apesar de meus 60 anos sou principiante nos autos. Abracos e parabens.

  26. gutenberg
    28 de setembro de 2010
    Responder

    danilo, gostaria de saber, como eu faço, para comprar suas
    miniaturas. obrigado

  27. 28 de setembro de 2010
    Responder

    danilo, gostaria de saber como eu faço para comprar suass
    miniaturas, obrigado

  28. 28 de setembro de 2010
    Responder

    danilo, gostaria de comprar miniaturas suas
    como eu faço obrigado

  29. 28 de setembro de 2010
    Responder

    danilo, gostaria de comprar miniatura de carrinhos seu
    como eu faço
    gutenberg.lara@hotmail.com
    obrigado

  30. Glaseimir Ferreira de Souza
    14 de outubro de 2010
    Responder

    Olá, meu nome é Glaseimir e, represento um artesão que reproduz miniaturas em madeira ( de carros). Se você possui um modelo, atual ou antigo e deseja reproduzi-lo, ou se não possui e mesmo assim gostaria de adquirir uma, contate-nos. O mundo das coleções e miniaturas é realmente mágico!
    Até logo!

  31. Flavio
    7 de novembro de 2010
    Responder

    Gosto dos carros envelhecidos!!!!
    Queria comprar um como faço???

  32. Flavio Milhoranza
    7 de novembro de 2010
    Responder

    Parabéns pelos trabalhos!!!!
    Gosto das miniaturas envelhecidas, como faço para comprar uma???

  33. celia
    11 de novembro de 2010
    Responder

    Danilo, bom dia

    Pr acaso vc. sabe onde posso encontrar a miniatura do DKW VEMAGUET, aquele que parece perua, de metal , que abre e feche as portas e com
    pneus de borracha ?
    Ha muito tempo estou procurando, será que vc. poderia me ajudar ?
    grata
    Célia.

  34. Kamilla
    30 de novembro de 2010
    Responder

    Bom dia!

    Danilo,Gostaria de saber se vocês fazem miniatura de Voyage 95 .

    Grata.
    Kamilla

  35. virgilio zago
    30 de novembro de 2010
    Responder

    Danilo parabens. Quero adquirir miniaturas, é possivel? Gostaria de saber preços. O fusca, a pick up, e o belair de cuba. Visito quando posso Portugal, o ano passado estive aí a trabalho. Aguardo seu retorno e os valores inclusive dos correios. Vivo no Brasil, em São Paulo.

  36. Marcos Antonio Sobral
    14 de janeiro de 2011
    Responder

    ADMIRO O SEU TRABALHO
    SOU ARTESÃO . CONSTRUO RÉPLICAS DE CARROS DOS
    ANOS 1908 A 1915 TODOS NA ESCALA 1; 8 APROX.
    SE HOUVER INTERESSE POSSO MANDAR FOTOS
    E CONDIÇÕES DE COMERCIALIZAÇÃO PARA QUEM SOLICITAR

    marcos.sobral60@gmail.com
    fone cel. 85 9631 04 33
    fone fixo 85 3495 6341

  37. antonio fernando
    1 de março de 2011
    Responder

    boa noite, primeiramente paerabens pelas miniaturas
    eu queria saber se vc nao me arrumava um opara coop
    sem ser o que veio no jornal

  38. Cleismer Vaz Machado
    10 de julho de 2011
    Responder

    Parabens pelo seu trabalho, vc teria a miniatura do chevette ano 85 envelhecido ou nao? obrigado, aguardo o contato!!!

  39. Flavio Milhoranza
    18 de julho de 2011
    Responder

    Boa noite!!!!
    Gostei muito das miniaturas envelhecidas, parabéns!!!
    Como eu faço para comprar???

  40. PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ)
    4 de setembro de 2011
    Responder

    Parabéns!

    Colecionar é formidável!

    Um abraço!

    Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

  41. Gizéli
    5 de novembro de 2011
    Responder

    Bom dia, gostaria de saber se vc tem ou faz uma miniatura do galaxie 79 na cor bordo com teto branco.

  42. raf
    16 de novembro de 2011
    Responder

    ola, gostaria de saber se é possível encomendar uma réplica de um ford maverick 1976 v8 302 cor cinza??? se sim, como adquirir??? grata.

  43. Enos Doria
    19 de março de 2012
    Responder

    E com muito pesar, que ao chegar ao Museu Conde de Linhares, ficamos impossibilitados de colocar nossas miniaturas para evetuais vendas ou trocas, pois parece ter ocorrido um questionamento de procedencia destas, o representante da organização , informou que o mercado de pulgas esta em condição de ser realizado, pois não havia problemas com as referidas peças, mas que deveriamos organizar uma forma de apresentar nossas miniaturas, lamentavel, sera que agora teremos que levar todas as notas de compras destas?????????

    atenciosamente.

    • 19 de março de 2012
      Responder

      Enos…

      Daqui a pouco vou publicar um artigo sobre o evento mensal de ontem… Daí vc este comentário lá pois o pessoal que frequenta o Encontro do museu com certeza estará lendo.

      Saudações,
      Teresa Gago”
      AutoClassic Portal
      Rio de Janeiro – Brasil

  44. 19 de julho de 2012
    Responder

    Bom dia, aproveitando quero parabenizá-lo pelo trabalho, e aproveitar para lhe divulgar nosso trabalho em Santos/SP. Produzimos em escala artezanal peças em resina solida, tipo material de prancha de surf. E produzimos recentemente o bonde do corcovado em pintura automotiva e invernizado, em modelo real, inclusive as cores, e estamos aprocura de parceiros para a comercialização e distribuição no RJ. Como faço para lhe enviar uma foto,
    aTT
    Amarildo Resinas

  45. Tatiane
    19 de agosto de 2013
    Responder

    Boa tarde!

    Gostaria do contato do Danilo, tenho interesse em comprar miniatura.

    Obrigada!!1

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *