Restauração: Zundapp KS601


Está moto tem uma História muito longa e bonita.

A história é a seguinte:

Eu, Paulo Roberto Pedri, morava (ainda moro) em Jaraguá do Sul quando tudo começou.

Era ano de 1968, eu tinha apenas 16 anos de idade quando meu pai, Paulino Pedri, me deu dinheiro suficiente para comprar uma moto nova do modelo Honda 90cc. A loja, na qual eu iria comprar a Honda se localizava na cidade de Joinville (SC).

O nome da loja era Baümmer motos. Ao chegar à loja, me deparei com está zündapp 1952 KS 601 que estava toda restaurada, ou seja, que nem nova. Na época o então dono da zündapp, Sr. Anton, viajou para Alemanha pela Empresa na qual trabalhava e aproveitou a oportunidade para adquirir peças novas e originais da fábrica da zündapp para restaurar a máquina.

Sua cor era Verde, conhecida na época como elefante verde, toda original. Na época eu me apaixonei por está zündapp e acabei comprando sem a autorização do meu pai. Lembro-me que a quantia que carregava comigo para pagar á vista a Honda 90cc eu paguei a primeira promissória da Zundapp.

Ainda acabei assinando mais 12 promissórias em nome de meu pai.

Peguei a moto e vim rodando pela estrada velha que ligava Joinville a Jaraguá do sul. Quando cheguei em casa meu pai trancou a moto em um rancho, dizendo que ela era muito grande e perigosa para um rapaz da minha idade. Mas com muita insistência acabei ficando com ela.

Aí então começa a minha história com está Zündapp 1952. Fiquei com ela até o ano de 1974.

Um belo dia um senhor de Joinville, chamado Ditmar, me fez uma bela proposta pela zündapp. Não resistindo à oferta, acabei vendendo.

Passou alguns anos, e bateu o arrependimento de ter vendido a zündapp, pois eu nunca tinha andando tanto em uma moto como nessa KS 601. Com o arrependimento fui atrás dela novamente, mas sem sucesso, pois não achei mais o Sr. Ditmar de Joinville.

Mais tarde no ano de 1996 fui a um encontro de moto em Balneário Camboriu, com minha esposa. Eu estava pilotando uma Vucan 1500 nova na época. Andando pelo encontro tive uma surpresa. Deparei-me com uma Zündapp KS 601 1952 preta com placa de Joinville. Exclamei com minha esposa: “Está moto era a minha”. Mas ela não deu bola, pois era pouco provável que fosse a mesma moto.

Mas eu sempre fui detalhista com minhas coisas e na época que eu era dono da KS 601 eu gravei meu NOME na chave de contato da moto e no cubo traseiro. Quando derrepente naquele encontro, o atual dono da moto (ZÉ) se apresentou.

Falei que aquela moto tinha sido minha, mas ele não acreditou, pois ele tinha ganhado do senhor que eu tinha vendido (Ditmar). Ele disse que a moto estava com aquele mesmo senhor, parada a mais ou menos 15 anos. Então eu pedi a chave da moto e mostrei que tinha o meu nome. Daí em diante ele passou a acreditar que aquela zündapp tinha sido minha.

Do ano de 1996 até 2004 liguei quatro vezes para o ZÉ perguntando se ele venderia a zündapp. Foi então que na última tentativa, o Sr. ZÉ resolveu vende-la.

O Restaurador Paulo Roberto Pedri, mais conhecido como KUKA, acabou de restaurar um Zundapp KS601 1952 600cc. 

Confira, em fotos, como foi esse processo:

João Paulo Pedri (Filho do Sr. Paulo Roberto Pedri)
Jaraguá do sul – Santa Catarina

No Comment

  1. João Hau
    20 de agosto de 2009
    Responder

    Realmente me emocionei quando li sua história, digna de ser contada e recontada!
    Tenho uma moto Panther alemã 1954 com 6 mil km, porém está sem motor. Já peguei ela assim, a uns dez anos. Procurei um motor original dela, que seria um Durkopp de 150 ou 175 cc, mas não achei aqui na minha cidade. Como aí em Jaraguá e região tem muita moto alemã, será que não teria um motor destes por aí? Muito grato por qualquer notícia,
    João

  2. João Paulo Pedri
    21 de agosto de 2009
    Responder

    Olá João Hau,

    que bom que você gostou da história. Tentei resumir ao máximo.
    Em uma das fotos aparece meu avô Paulino Pedri ao lado do irmão do meu pai Paulo Roberto Pedri, que na época tinha apenas 12 anos.

    Vou verificar com um contato que tenho aqui em jaraguá sobre o motor solicitado.

    Abraços,
    João Paulo Pedri

    • 21 de agosto de 2009
      Responder

      Olá, João Pedri…

      Muito boa sua matéria sim… Vc tem mais histórias de motos clássicas?

      Parabéns,

      Teresa Gago
      Portal AutoClassic
      Rio de Janeiro – Brasil

  3. João Paulo Pedri
    24 de agosto de 2009
    Responder

    Olá Teresa,

    História como essa não tenho outras…

    Obrigado,
    João Paulo Pedri

  4. Waldemar R Maurer
    1 de setembro de 2009
    Responder

    Parabéns João!

    Quando vi que se tratava duma Zündapp fiquei curioso pra ver as fotos dessa linda moto. Lembrei que quando era pequeno meu pai tambem tinha uma Zündapp porem de 1 cil e motor 2 tempos. Ele me levava sentado no tanque de combustível.
    Passado alguns anos comprei uma BSA 250 cc ano 1951 e tentei restaurar, mas a dificuldade financeira acabou por impedir tal propósito e então acabei vendendo, mas o gosto pelas antigas permanece até hoje.

    Grande abraço!

  5. João Paulo Pedri
    2 de setembro de 2009
    Responder

    Olá Waldemar,

    Que legal! Querendo ou não muitas coisas nos fazem lembrar dos bons tempos.
    BSA era uma máquina e tanto.
    Meu pai sempre fala nessa moto. Na época que ele era mais novo e andava com a sua KS601, tinha um amigo que possuia uma BSA preta 250cc.

    Abraços,
    João Paulo Pedri

  6. LAERCIO LUIZ DUDA
    3 de março de 2010
    Responder

    Parabéns pela história e pela moto. Realmente muito impressionantes.
    Laercio – Três Barras-SC

  7. pedro paulo
    11 de março de 2010
    Responder

    eu tive um motor de zumdapp uma moto cz125 uma jawa 350 cabeça de touro

  8. pedro paulo
    11 de março de 2010
    Responder

    otimo vc ter criado este site assim mato minha saudade e mostro ao meu neto o que tinha de bom na minha geraçao uma das coisas boas

  9. João Paulo Pedri
    11 de março de 2010
    Responder

    Laércio e Pedro,

    Tudo Bom?

    Obrigado pelos acessos. Essas histórias nos fazem voltar aos velhos tempos.

    Abraços,
    Joao Paulo Pedri

  10. Franz Gerhard Goossen
    22 de maio de 2010
    Responder

    Ola João
    Parabens pela Zundapp, fiquei super emocionado pela sua estória, muito bonita, tambem namorro uma KS 600 1937 que esta c/ um amigo meu que foi do meu pai nos anos 40/50. Pessoalmente possuo uma DB201 1951 restaurada e estou restaurando uma KS601 1951 igual a sua, mas ainda falta algumas peças p/ completar. Apareça no nosso (X) Décimo Encontro de Motos Antigas em Curitiba ano que vem 24/11/2011. Será um prazer ver pessoalmente o SR e a Zundapp. abraço. Franz

  11. João Paulo Pedri
    9 de junho de 2010
    Responder

    Olá Franz,
    Obrigado pelos elogios.

    Pois é, eu e meu pai sempre queremos ir a Curitiba para visitar um amigo chamado Mauro Monastier, mas sempre ocorre um contra-tempo.
    Legal que você tb está restaurando uma KS601.

    Seu nome não me é estranho.

    Você conhece o Mauro?

    Abraços,
    Joao

  12. Franz Gerhard Goossen
    24 de junho de 2010
    Responder

    Olá João
    O Mauro Monast. conheço sim, não moramos longe, o dia que vier visitar ele avise que também vou na casa dele. Não deixe de vir no ano que vem p/ o nosso X (décimo) Encontro. abraço
    Franz Gerhard Goossen ( bairro Xaxim – Curitiba Pr.)
    franzmotos@hotmail.com

    Estamos indo c/ o pessoal das Antigas p/ o Encontro anual das Motos Clássicas em São Paulo dia 03/07/10, é um encontro muito bom de ir, vale a pena a viagem. até.

  13. Marcelo Soares dos Santos
    13 de dezembro de 2010
    Responder

    João,

    Gostei muito da história da moto do seu pai.
    Deve ser muito legal, ter esse elo de ligação com o passado.
    Parabéns a vocês, a moto ficou linda e nova.

    Abraço,

    Marcelo

  14. João Paulo Pedri
    11 de janeiro de 2011
    Responder

    Olá Marcelo,

    Obrigado pelo comentário!!

    Realmente ficou bonita a moto… Deu bastante trabalho.

    Abraço,
    João

  15. 14 de abril de 2011
    Responder

    Parabéns pela sua história e perseverança! Meu sonho também era uma dessas! Tenho uma Zundapp 1951, 600cc, ks601 há quase 20 anos, totalmente restaurada. Além de ser rara e única no RJ, o funcionamento é perfeito, motor todo novo, caixa perfeita , parte elétrica com regulador eletrônico 6V, indicador de carga por LED e por painel, não pinga nem queima óleo!! Os Carburadores Bing são novos e os mesmos da, pneus e bateria selada novos, banco original e banco maior conforto,silencioso fabricado especialmente em aço inox, aros e raios cromados, Dut 2011 pago, moto em meu nome ! Caso alguém se interesse veja as fotos no meu site http://www.battcharger.com (em conheça a Zundapp) ou entao no anuncio no Mercado Livre, colque Zundapp no mecanismo de procura,abs. Rocha

  16. Gentil Sonaglio
    22 de maio de 2011
    Responder

    Ao mestre, Kuka Petri. Conhecendo-te um pouco que a gente te conhece, vindo essa restauração de ti isso é o mínimo que sabemos que você é capaz . Você deveria de publicar todas as restaurações que você fez até hoje. Isto daria um belo livro, pois você é um mestre na arte da restauração. O seu defeito é ser muito perfeccionista.

    Um Grande Abraço Continue Sendo Somente Quem Você é!
    Gentil

  17. Patrick de Souza
    23 de maio de 2011
    Responder

    Ola

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pela restauracao…
    Tambem comecei a restaurar uma KS 601.
    Gostaria de pedir alguns contatos caso vc ainda tenha, pois estou precisando de pecas para o diferencial entre outras..

    obrigado por enquanto.

  18. herman
    12 de julho de 2011
    Responder

    bela historia, amigo fui a um encontro de motos antigas em sao paulo e me deparei com uma zundapp 601 igual a essa ( e posso te afirmar que tambe foi amor a primeira vista) comprei a , mas agora estou com problemas em encontrar pecas e um bom restaurador, vcs poderiam me dar o contato do restaurador ou do dono da moto . obrigado

  19. Paulo
    22 de julho de 2011
    Responder

    Olá João, pergunta pro teu pai se ele pilotava um Dodge Dart laranja de n° 19 nas pistas de terra em Jaraguá, se sim tenho uma foto, ta escrito Kuka na porta.

  20. João Paulo Pedri
    15 de agosto de 2011
    Responder

    Olá Gentil, Patrick, Herman e Rocha,

    Obrigado pelos elogios. Mostrei ao meu pai (KUKA).
    Patrick e Herman, postem seus e-mails aqui que entrarei em contato.

    Abraços,
    JOAO

  21. salim mansur neto
    12 de novembro de 2011
    Responder

    Sua hitoria muito me emocionou. Tive uma ZUNDAPP l95l 200 cc. Muitas alegrias ela me proporcionou. Dei-a para o meu irmão em l962. Ele a vendeu para comprar se primeiro carro. Nunca mais a vi. Tive muitas motos depois dela, mas ela , em materia de moto, foi o maior amor da minha vida. Gostaria de ter uma igual. Abraços.

  22. Jaqueline Bodziak
    1 de maio de 2012
    Responder

    Oiiii João PP … Td bem????
    Gostei da história da moto!!!!
    Parabéns!!!

    Bjo
    Jaqueline

  23. Enio Cardoso
    22 de fevereiro de 2013
    Responder

    Estava eu procurando um interessado por motos antiga me deparei com a sua otima historia meus parabens, mas tenho uma conhecida viuva de um amigo que possui uma zundapp de 200cc ano 1932 que deseja vender, talvez voce tenha alguma pessoa interessada pode entrar em contato comigo ( Enio) por imail ou pelo telefone 48-36222313 ou celular tim 48-91684474

  24. Fernando Menezes
    9 de agosto de 2013
    Responder

    Achei legal sua história , Tenho uma zundapp K 500 1937 , meu pai comproi começou a restaurar mas nao conseguiu terminar . Tenho a moto ainda esta desmontada foi pintada algumas peças, cromadas . Tenho interesse em vender se souber de alguem . Abraços

  25. HILITON HENRIQUE DE VASCONCELOS
    9 de outubro de 2013
    Responder

    Tbem eu carrego uma velha paixão pela ZUNDAPP KS 601, ano 1952, preta, que possuí nos idos de 58/65 e fiz a maiór tolice de vender pra comprar m/ primeiro carro,- Se encontrar outra, e pudér, comprarei pra não vender nunca mais.
    UMA GRANDE PAIXÃO MESMO.
    Abraços,
    Hilton.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *