Primeiro veículo da marca foi registrado em 8 de junho de 1948. A empresa alemã prepara eventos para comemorar aniversário.

Em 2018 é a vez da Porsche “soprar as velas” do seu septuagésimo aniversário!

 O primeiro veículo a usar o nome Porsche foi registado no dia 8 de junho de 1948 e foi o 356 Roadster com o chassis “No.1”. Foi o Type 356 que deu vida ao sonho de Ferry Porsche de construir um carro esportivo. “A visão dele nessa altura personificou todos os valores que ainda definem a marca hoje em dia”, afirmou Oliver Blume, presidente da Porsche.

A festa de fim de ano marcou o início dos festejos do aniversário da marca que vão decorrer ao longo de todo o ano sob o slogan “70 anos do carro esportivo da Porsche”. “A tradição é um compromisso. Sem a nossa tradição e sem os nossos valores não estaríamos onde estamos hoje”, acrescentou Blume. “Temos o que é preciso para garantir que a marca Porsche vai continuar a fascinar durante outros 70 anos”, completou.

Mas voltemos ao ano em que tudo começou, 1948. Foi nesta data que a Porsche lançou o seu primeiro automóvel, mas não foi a data em que nasceu. É que para se perceber o nascimento da Porsche é necessário recuar até 1900, ano em que Ferdinand Porsche criou um automóvel elétrico que chamou Lohner-Porsche. Este modelo serviria de base para o primeiro automóvel de passageiros com tração nas quatro rodas.

 Ferdinand Porsche criou um automóvel elétrico que chamou Lohner-Porsche
Ferdinand Porsche criou um automóvel elétrico que chamou Lohner-Porsche

No mesmo ano, Ferdinand Porsche criou uma base para veículos híbridos que combinava um motor a gasolina com um propulsor elétrico e em 1931 fundou a sua própria oficina de engenharia. Os planos para aquele que viria a ser o primeiro esportivo a “carregar” o nome Porsche surgiriam em 1939, altura em que Ferdinand lançou o “Berlin-Rome Car”. Porém, o sonho de Ferdinand só veio a ser realizado pelo seu filho, Ferry, que em 1948 lançou o Porsche 356.

Ainda assim, qualquer amante de automóveis é obrigado a reconhecer que o modelo mais iconico da marca de Stuttgart, é o 911, o sucessor natural do 356. Foi desenhado por Ferdinand Alexander, filho de Ferry Porsche, e foi ele que ajudou a estabelecer a Porsche como um dos principais construtores de automóveis desportivos do mundo.

Porsche-911

Apresentado pela primeira vez em 1963, o Porsche 911 deixou marcas na indústria por se tratar de um passo em frente na tecnologia e no design. E para perceber a importância que este modelo teve (e continua a ter!) na Porsche e na própria indústria automobilística basta recordar que no ano passado a marca de Stuttgar viu sair da sua fábrica a unidade 1 milhão deste modelo.

“Apesar do 911 ter evoluído constantemente nas décadas seguintes e melhorado imensas vezes com tecnologias inovadores, nenhum outro veículo conseguiu manter a sua essência original da mesma maneira que o 911”, afirmou Oliver Blume. “Todos os modelos que a Porsche está desenvolvendo agora e vai desenvolver no futuro são baseados neste esportivo. Como peça central da marca, o 911 tornou-se um carro de sonho, ganhando um lugar no coração de cada entusiasta em todo o mundo”, concluiu.

Porsche-911-Turbo-typ-930-e

Para garantir mais 70 anos de existência, a Porsche há muito começou a traçar o seu futuro, que passará por propostas com algum tipo de eletrificação, sejam híbridas ou 100% elétricas. A primeira aposta da Porsche neste sentido é Mission E, o primeiro modelo de produção 100% elétrico a ser produzido em Zuffenhausen.

Mission E, o primeiro modelo de produção 100% elétrico a ser produzido em Zuffenhausen.
Mission E, o primeiro modelo de produção 100% elétrico a ser produzido em Zuffenhausen.

O objetivo da Porsche é comercializar este modelo antes do final de 2019 e vendê-lo ao mesmo preço do Panamera. Com um design inspirado no concept que lhe mostramos na galeria acima, Mission E terá lugar para quatro ocupantes, uma potência de aproximadamente 600 cv e uma autonomia de mais de 500 km, sendo que será capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3.5 segundos.

A Porsche garante que em cerca de 15 minutos será possível repor até 80% da autonomia, sendo que este projeto já “obrigou” a marca de Zuffenhause a criar 1200 postos de trabalho adicionais.

Confira outros modelos icônicos da Porsche:

 

Porsche 550 foi um carro esporte produzido pela Porsche durante os anos 1950.

Inspirada pelos pequenos modelos Spyder que surgiam no cenário das corridas da época (particularmente por um pequeno Porsche 356 Spyder desenvolvido por Walter Glöckler em 1951), a fábrica decidiu construir um carro semelhante, seu primeiro projeto dedicado especificamente a competições.

O 550 ficou conhecido como Spyder ou RS, e deu a Porsche sua primeira vitória geral em uma cometição de grande porte, a Targa Florio de 1956.

Porsche 917 é um carro que correu em corridas de endurance de 1969 até 1971, vencendo as 24 Horas de Le Mans de 1970 e 1971, onde, em 71, estabeleceu um recorde que se mantém até os dias de hoje.

A partir de 1971, as regras estabelecidas pela FIA fizeram com que apenas carros com motores menores de 5 litros competissem, o que fez com que o 917 fosse banido das pistas.

 

Porsche 918 Spyder é um carro superesportivo com motor central desenvolvido pela Porsche. É alimentado por um motor V8 de 4.6 litros normalmente aspirado, desenvolvendo 453 kW (600 cavalos-vapor), com dois motores elétricos que fornecem 208 kW (300 cavalos-vapor) adicionais para uma saída combinada de 661 kW (900 cavalos-vapor). O conjunto de baterias de íon-lítio de 6,8 kWh do 918 Spyder entrega uma autonomia elétrica de 12 milhas (20 quilômetros) sob testes de cinco ciclos da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. O carro tem uma velocidade máxima de cerca de 340 km/h (211 mph).

 

Porsche 959 foi um automóvel produzido pela Porsche visando prioritariamente à participação em ralis (competia na classe “b”). O modelo chegou a participar inclusive do famoso Paris-Dakar. A fim de atender a exigências da FIA, algumas unidades foram posteriormente adaptadas para uso comum. Venceu o Rally Paris-Dakar em 1986, sendo a Porsche a única montadora a vencer todos os tipos de corridas e campeonatos que disputou.

 

Porsche Carrera GT (Código de projeto 980) é um carro esportivo que foi fabricado pela Porsche em Leipzig, Alemanha. O Carrera GT faz de 0-100 kmh em 3.5 s capaz de andar mais que seus rivais como Maserati MC12 e Ford GT

 

Enviar Comentário

Deixe uma resposta