Miniaturas


De Portugal para os meus amigos, mais uma partilha sobre miniaturas e uma vez mais com colaboração vinda do Brasil.

Entretanto, que tal fazermos uma revisão de tarefas ótimas para preencher o serão naquela noite em que não nos apetece passear, naquela noite em que simplesmente nos apetece ficar em casa “preguiçando” um pouco e tirar partido daquela colecção de miniaturas que temos em casa?

Quem sabe precisamos catalogar algumas, pensar em adquirir aquela miniatura com que sonhamos faz algum tempo, ler e rever algum livro que nos traga à memória uma miniatura especial, enfim, dedicar um pouco mais do nosso tempo a essa paixão que temos em casa?

Quando numa conversa com a nossa querida Teresa Gago em que falámos sobre a abertura deste espaço, ela falou-me numa pessoa que, sendo possuidor de uma colecção de miniaturas, já lhe tinha dito ser uma boa ideia um espaço como este.

Assim, resolvi conversar com ele que, pronta e amavelmente, acedeu em colaborar.

Estou a falar de Waldir Tostes de quem quase podemos dizer ser o “Padrinho” desta coluna, não concordam?

Antes de mais, agradecer publicamente o facto de ser um leitor assíduo das crónicas que escrevo para o portal autoclassic. Obrigada pela deferência.

O Waldir é um amante de carros antigos e sócio do Veteran Car Club do Brasil, desde 1979. Guarda carros americanos e europeus, com muito carinho.

Conseguiu resgatar um carro raro, feito em plástico, para ser montado com algumas peças, Ford 1946 conversível, seu primeiro brinquedo doado pelos avós na decada de 40.

Adquiriu exemplares Dinky Toys ingleses, iguais aos que destruiu na sua infância de tanto brincar. Encontrou um modelo Hilman em Paris e tem todos guardados com carinho em vitrines.

Enviou-me também umas fotos de miniaturas em madeira feitas por um artesão brasileiro que eu espero vocês gostem tanto quanto eu gostei.

Tudo isto e muito mais tem o nosso amigo Waldir Tostes para partilhar connosco neste espaço que também é seu. Desfrute desta oportunidade.

A si Waldir, o meu muito obrigada e bem haja!

Para todos os meus amigos um abraço com muita saudade da

Ana Maria Thomä
www.raiodesol-online.com.pt
anamaria@autoclassic.com.br

Enviar Comentário

  1. Antonio Manuel Penafort Pinto Queiros
    14 de dezembro de 2009

    Ana,

    gostaria que divulgasse e nos apresentasse em sua coluna, máterias sobre as miniaturas feitas em Portugal, como por exemplo, as da Met-o-Sul, Vitesse enquanto esta ainda não tinha se mudado para a China, Onix, o táxi de lata Mercedes, etc.

    Muitos aqui no Brasil, não conheçem todos êstes fabricantes e produtos daí.

    ABS,
    Penafort.

  2. eliaquim meninea
    22 de dezembro de 2009

    achei simplesmente lindo profissional

  3. Peço desculpa por não ter respondido antes mas tenho um problema de pc que não me permitia acessar este espaço.
    Obrigada Eliaquim pela simpatia.~
    Para si António Manuel vai ter este mês (Maio) uma miniatura Vitesse. Espero que goste e me perdoe o atraso na resposta.

    Abraço com carinho

Deixe uma resposta