Mazda Miata, ¼ de século de sucesso.


A criação

Em 1978, Bob Hall, na época, jornalista da revista americana Motor Trend, especializado em carros japoneses, encontrou-se com o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Mazda, o Sr. Kenichi Yamamoto. Perguntado sobre qual tipo de carro que a Mazda deveria desenvolver no futuro, e ele respondeu:

“Não existem mais os clássicos carros esporte ingleses: simples, rápidos e baratos. Alguém deveria oferecer algo assim para o mercado.”

Miata_Brasil_10_anos

Até final dos anos 80 os espartanos conversíveis ingleses ainda vendiam entre 60 e 70 mil carros ano. Com a saída destes fabricantes, a Mazda entendeu que podia atender esta demanda de forma lucrativa e, em 1981, quando as marcas MG e Triumph não mais existiam, Hall passou a ser o gerente de planejamento de produto da Mazda.  Em reunião com o Sr. Yamamoto, agora Presidente da Mazda Motors, recebeu a autorização para pesquisar a ideia sugerida anos atrás. A pesquisa passou para conceito de desenvolvimento no ano de 1983 sob o codinome “Programa Offline 55”, paralelamente, nos EUA e Japão.

3-Gerações

A definição do produto a ser desenvolvido deu se em abril de 1984. Até então somente ideias colocadas no papel foram analisadas. A configuração com o motor dianteiro e tração traseira foi selecionada. A partir de agosto desse mesmo ano, os primeiros protótipos de estilo em escala real foram criados.

Miata_Brasil_Evento_01

Com traços inspirados no Lotus Elan, podendo ter uma capota de lona ou rígida, foi encomendada para uma empresa inglesa a construção de um protótipo funcional, agora denominado P729. O protótipo, conhecido como V705, foi levado para os Estados Unidos e desfilou nas ruas de Santa Bárbara (CA) para analisar a reação do público. O resultado dessa avaliação pode ser traduzido nos 25 anos de sucesso que o Miata vem tendo no mercado mundial.

Anuncio_Brasil_Out_92

O lançamento

O Mazda Miata foi apresentado ao público em Fevereiro de 1989 no Salão do Automóvel de Chicago. Nesse mesmo ano já estava à venda no Japão e Estados Unidos e, em 1990, na Europa. O resto, como se diz, é história.

Miata_Brasil_Evento_02

No Japão ele foi denominado de Eunos Roadster, nos Estados Unidos, Miata e no resto do mundo, MX-5. Eunos era uma marca que a Mazda utilizava para os seus veículos mais sofisticados, MX-5 é a abreviação de Mazda eXperimental, seguida de um número sequencial de lançamento, e finalmente o nome Miata foi escolhido pelo departamento de vendas da Mazda e, segundo alguns, significa premio ou recompensa.

Miata_Brasil_Evento_05

O Miata foi concebido para ser um roadster (conversível de dois lugares), portanto o seu monobloco de aço, combinado com um capô dianteiro fabricado em alumínio, possui as característica de alta rigidez e leveza que não são encontrados em conversíveis baseados em carros de passeio. Atualmente já foram produzidos mais de 920.000 Eunos, Miatas e MX-5 e em breve a marca de 1 milhão será alcançada. Ele já é o conversível de maior sucesso da história. E esse número tende a crescer rapidamente com o lançamento daquarta geração, em 2015.

Miata_Brasil_Evento_03

No Brasil

No Brasil os carros da marca Mazda foram distribuídos pela Provenda, empresa do antigo Grupo Mesbla, por 8 anos, encerrando a sua participação no mercado nacional em 2000. Nesse período foram importados cerca de 150 unidades do Miata, com a configuração canadense e a nomenclatura MX-5. Estima-se que outras 150 unidades tenham sido trazidas para o país por importadores independentes, e como foram trazidos através dos Estados Unidos, esses últimos possuem a denominação Miata.A pequena quantidade de veículos no mercado brasileiro aufere ao Miata uma exclusividade e valorização não encontrada em outros mercados.

 Logo_Miata_Brasil

Em 2004 dois aficionados brasileiros criaram o Clube Miata Brasil com a finalidade de reunir proprietários e admiradores do, já mundialmente famoso, roadster japonês. Foram criados, o site www.miatabrasil.com.br e o grupo de e-mail para troca de informações e organização de passeios e eventos. Recentemente, seguindo a tendência das redes sociais, o Facebook também passou a ser utilizado como ferramenta de divulgação. O clube é composto por, cerca de, 120 fãs cadastrados, das mais diversas regiões do país. Nesse período foram realizados cerca de 10 eventos por ano tais como: passeios, finais de semana, cafés da manhã e almoços, em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília e em 2014 o Clube Miata Brasil completa 10 anos de existência.

Abaixo confira o vídeo elaborado Por Marcelo Gios com cenas de alguns filmes do James Bond e de vários passeios do Clube Miata Brasil

 

Marcelo Gios
Presidente Clube Miata Brasil
www.miatabrasil.com.br
E-Mail: mgios@sti.com.br

 

5 Comentários

  1. 22 de fevereiro de 2014

    Gostaria de agradecer ao Marcelo Gios, Reinaldo Morilha e a todos do Clube Miata Brasil por esta linda contribuição com o AutoClassic.
    Eu como grande amante do modelo (inclusive tenho um amarelinho lindo!) fiquei feliz e espero mais artigos sobre o “Miatinha”

    Saudações a todos,
    Teresa Gago
    AutoClassic Portal
    Rio de janeiro – Brasil

  2. 24 de fevereiro de 2014

    Com certeza teremos muito a divulgar ao longo de 2014 que é o marco dos 25 anos do Mazda Miata e a transição para a Quarta Geração que está sendo muito esperada e comentada no meio automobilístico.
    A primeira geração do Miata, que ilustra a matéria, já é um clássico digno de frequentar o AutoClassic, e faz com que ele seja um dos poucos clássicos ainda em produção, assim como Ford Mustang, Chevrolet Corvette, Porsche 911 e poucos outros que não lembro de imediato.
    Mais uma vez, agradecemos ao AutoClassic a cessão do espaço para mostrarmos um pouco do nosso querido Miata.

  3. 25 de fevereiro de 2014

    Muito obrigado pelo espaço dedicado ao Miata! É uma maneira de reconhecer o valor de um carro e uma marca que geram paixão. São só 2 lugares, com um coração onde sempre cabe mais um!

    • 25 de fevereiro de 2014

      Sejam bem-vindos, Leonardo!
      Eu também sou uma apaixonada pelo Miata!

      Saudações,
      Teresa Gago
      AutoClassic Portal
      Rio de Janeiro – Brasil

  4. 9 de março de 2014

    OLHA SÓ NOSSOS MIATAS… QUE SUCESSO!!!!

    PARABENS MARCELO E TEREZA.

    ABRAÇO A TODOS, DO CLUBE E DO SITE, EXTENSIVOS AO COMPANHEIRO BEREK.

Deixe uma resposta