IV Encontro Internacional VW SP2


Para comemorar os 45 anos do lançamento do VW SP2, o VW SP2 Club organizou uma intensa agenda para três dias de atividades, as quais ocorreram de 07 a 09 de setembro de 2017 na cidade de Barra Bonita/SP, pela quarta vez consecutiva.

Além dos 50 associados do Club, sendo dois da Alemanha e um da Suíça e inúmeros visitantes, participaram do evento 32 automóveis.

Vieram representantes de Fortaleza, Brasília, Niterói, Rio de Janeiro,Volta Redonda, São Paulo, a maioria, além de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para celebraros 45 anos de lançamento do SP2,os associados foram agraciados com Medalhas cunhadas em metal, pesando 200 gramas, com diâmetro de 7 centímetros e cor do veículo de cada proprietário.

Um dos pontos altos do Encontro foi a apresentação da Maquete original do SP1, que após 45 anos, saiu da planta da Volkswagen para um evento, a qual foi devidamente restaurada para esta cerimônia e gentilmente cedida pela Montadora para esta ocasião.

Foi um grande sucesso, não só para os associados, como também de muita emoção para as filhas e netos do Márcio Piancastelli, criador do SP2. O Márcio faleceu em 18 de junho de 2015. Alguns associados têm seus carros com assinatura dele  e do Jota, o Jose Vicente Novita.

A propósito, no dia 23 de novembro de 2013, fizemos uma visita ao Márcio em sua casa no município de Araçoiaba da Serra, cuja matéria foi registrada no site do CAAT – Clube de Autos Antigos de Taubaté, neste link:http://antigostaubate.com.br/causos.php?id=MTA=

A famíliaPiancastelli nos brindou ainda com a bela” Exposição Márcio Piancastelli- Mestre do Design” sobre o trabalho do  desenhista ao longo da sua vida, desde o início com estágio pelos Estúdios Ghia, até a Volkswagen, no desenvolvimento do SP2, a Brasília, o Gol e muitos trabalhos na área de Design, cuja apresentação esteve a cargo do seu genro, Design QualityEngineer,  Marcelo Lóss.

O Ex chefe de Design da Volkswagen do Brasil, Luiz A. Veiga, fez uma Palestra técnica com interessante análise sobre o Design do SP2, explorando os recursos que os projetistas tinham  para criar um carro na época, sobre um chassi existente com motor traseiro, sem precisar desenvolver um carro novo e criar linhas harmoniosas e no final, maravilhosas.

O Sr. G. Hix,ex Gerente de Estilo da VW, assim se chamava a área de Design, abordou os trabalhos de desenvolvimento da época, e de como obtiveram apoio total do presidente Rudolf Leiding, para criar um veículo de forma independente, sem interferência da matriz, em tempo record.

O Ex Analista Técnico de Desenvolvimento e ex piloto de Testes da Volkswagen, G. Sabino, descreveu quais eram os padrões de testes executados para aprovação de um novo projeto e também as diferenças técnicas do Motor 1700CC do VW SP2.

As palestras foram muito apreciadas.

Os palestrantes puderam tirar muitas dúvidas durante um jantar a bordo de um barco na Eclusagem do Rio Tiete, bem como no próprio dia.

No Sábado o Encontro foi desenvolvido na área externa, Kartódromo, onde  foram realizadas algumas provas dinâmicas. Um sucesso!

Primeiro foi colhida uma foto oficial, com todos os carros presentes, depois, a “volta mais rápida”, ganha pelo presidente do Club, Fred Martos.

Uma segunda prova, interessante, com participação das mulheres,foi a “prova da Maçã”, a qual consistiu em pegar com uma bandeja uma maçã num balde com água, pela companheira, depois o carro se deslocava para um ponto à frente e, sem deixar cair,depositava-a noutrobalde. O menor tempo da competição foi determinante para classificar a vencedora.

O“Troféu de Longa Distância Percorrida” foi entregue ao associado Vanderlei, de Niterói,o qual se deslocou por 750km, feito com um camisa de cilindro do motor 1700. Outro associado, o Wanderlei Molinari, recebeu uma biela com o símbolo VW.

Na eleição do veículo “The Best” do evento, foi classificado o associado Osvaldo Scalfo, com seu SP2 que possui há 39 anos, portador da nota fiscal original, todos os livretos, manuais, chave reserva, etc.

O carro considerado “Tesouro da Exposição”, pertence aos Irmãos Hilton e Milton Ferreira, um Violeta Pop, que possui assinatura do Márcio Piancastelli, da Esposa dele e do Jota, carro único.

O Club tem objetivos sociais e foram desenvolvidas duas ações para o evento :

Compensação de Carbono para os veículos que participaram do evento. Em parceria com a Carbon Stop 2015, são Plantadas árvores em reserva florestal para compensar o carbono emitido pelos veículos que participam do evento. Em Junho foram plantadas 400 árvores na Reserva Klaus Peters, na Praia, juntamente com o Grupo Capoeira Esporão, que teve a participação das crianças deste projeto.

Doação de alimentos, cadaparticipantecontribuiu com um quilo de alimentos na entrada, além do mais, o Luiz Veiga, Designer, também artista plástico, pintou um quadro, o qual foi leiloado e arrematado pelo colega Celso Tonolli, do Rio Grande do Sul. O montante, em dinheiro e alimentos, foram entregues às voluntarias do “Instituto do Câncer de Barra Bonita”.

 

E assim terminou o evento de forma inesquecível, com todos retornando às suas casas em segurança.

 

Texto: Paulo Guino (VW SP2 Club)
Fotos : Marcos Tadeu Mazzei Alves da Costa

1 Comment

  1. ANDRÉ SANTOS
    31 de outubro de 2017
    Responder

    Mais um encontro sensacional organizado por verdadeiros “monstrous sagrados e vibradores” do VW SP2 CLUB.
    Rever amigos, conhecer novos SP2 maníacos desse imenso e lindo país que é o nosso não tem preço.
    Poder compartilhar momentos, experiências e atividades com esse grupo, certamente nunca se apagarão de nossas memórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *