O II Encontro  Brasileiro de Autos Antigos reuniu raridades em Águas de Lindóia


No feriado prolongado de Corpus Christi, pegamos um avião rumo ao II Encontro Brasileiro de Autos Antigos. Chegamos quinta feira a noite, por volta das 20:00hs e mesmo assim encontramos diversos amigos antigomobilistas passeando pela cidade.Aproveitamos para matar as saudades e também colocamos  as novidades em dia.

1097
Foto Panoramica do Evento

 

Sobre o evento

As ruas da cidade desde o ponto central, ali entre o Hotel Monte Real e a Praça Adhemar de Barros estavam difíceis de transitar.  Muita gente mesmo! A informação que obtive foi que 500 mil pessoas circularam pela cidade nestes dias… Sinceramente, pode ter sido mais até…

1075
500 mil pessoas circularam pelo evento nos 4 dias

No gramado da Praça Adhemar de Barros além dos  carros clássicos, Hot Rods e Viaturas Militares e stands de clubes, haviam 3 barcos antigos. Nunca tinha visto isso no Brasil, só em concurso de elegância lá fora… 

1250
Barcos antigos expostos no gramado da Praça Adhemar de Barros

A Rua do Hotel monte Real ficou mais colorida ainda com a presença  dos Onibus Clássicos e Caminhões iluminados . Durante todo o Evento cada caminhão exibia um som mais potente que o outro, para alegria do publico que passava por lá.

IMG_1267I
Além de coloridos e iluminados, os caminhões tinham sons super potentes

Segundo informações, consta que cento e quarenta clubes antigomobilistas federados de todo Brasil marcaram presença  e muitos colocaram  seus stands nos gramados da praça Adhemar de Barros,

IMG_1304
Diversos Clubes colocaram seus stands nos gramados

Em Águas de Lindóia, encontra-se a maior feira de peças e acessórios do Brasil. É uma tradição reconhecida por antigomobilistas do Brasil e exterior.

Segundo a organização, foram 380 stands.

103

Nos gramados contando com os carros clássicos, Hot Rod e viaturas militares, bateu 483 veículos inscritos, dentre eles, 101 foram premiados pelos 20 juízes escolhidos pela organização.

1185
Total de 483 veículos expostos. Excelente qualidade.

A venda de carros antigos e seus diversos stands formaram uma gigantesca loja a céu aberto, e a informação enviada pela organização foi que bateu um total de 700 veículos.

020
Visual por cima da Feira de Carros Antigos. Uma gigantesca loja de raridades a céu aberto

A FBVA. Federação Brasileira de Veículos Antigos esteve presente e contou com um lugar reservado especialmente para a entidade. Não me refiro a lojinha de souvenir, foi um espaço para palestra e “coffe break”, Onde os clubes e imprensa puderam contar com excelentes palestras.

Conversando com Roberto Suga, presidente da FBVA aproveitei para tirar  algumas dúvidas que pode ser sua também. Confira!

129
Presidente da FBVA Roberto Suga
  1. Suga, fiquei surpresa em ver a federação neste evento, pois entendia que a FBVA apoiava somente eventos de clubes federados. O II Encontro  não é de nenhum clube federado, você pode  falar sobre isso um pouquinho?

Teresa, fomos procurados pelo organizadores da empresa que organiza o II Encontro Brasileiro de Autos Antigos. e a FBVA executou o mesmo procedimento que já temos com a Matel que realiza o AutoShow e com o Evento do Auto Esporte, organizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado que são empresas que promovem eventos antigomobilistas.

Essas empresas tem  um contrato de apoio inconstitucional com a FBVA onde não tem contra partida financeira. Queremos apenas  visibilidade para  FBVA e para os  140 clube filiados.

Neste Contrato exigimos que o evento  tenha um local de comercialização de souvernir da FBVA, um receptivo para 140 clubes federados onde  a visibilidade pode ser  feito como no evento do Auto Esporte, onde a Reed Exhibitions Alcântara Machado fez  um painel gigante mostrando os 140 clubes, enfim,  a FBVA orienta como a empresa organizadora deve proceder.

O papel da federação é apoiar,  estimular e incentivar o antigomobilismo no Brasil.

1065

  1. Com base em tudo que está vendo aqui, o que você achou do II Encontro Brasileiro de Autos Antigos?

Foram mais de 350 estandes de vendas, o evento contou com uma programação que ia desde exposição,   a parte social (festas temáticas, palestras), a  premiação orientada dentro dos procedimentos que a carta de São Paulo sugeriu, portanto  eu acho que este evento está entre os  grandes do antigomobilismo brasileiro.

1221

  1. Na premiação, Fábio De Cillo Pagotto, o orador do Evento,  fez menção a presença de muitos turistas estrangeiros. A que você atribui  este sucesso?

Águas de Lindóia começou a ter eventos desde 1997. Historicamente a cidade passou a ter esta tradição, de promover  eventos de carros antigos, sejam eles comerciais, de clubes federados, em suma, a cidade de Águas de Lindóia está ligada ao antigomobilismo brasileiro, então as pessoas voltadas para este hobby já sabem onde acontece  um grande evento brasileiro.

É tradicional, por ter a maior feira de peças do Brasil, é onde podemos encontrar profissionais de restauração de veículos,  prestadores de serviço, importadores,  enfim, começamos  a segmentar o antigomobilismo brasileiro.

1068

4.  O antigomobilismo no Brasil está mudando?

Nossos eventos agora tem   direcionamento. Existem  eventos onde o forte  é  a feira de peças, em outros encontramos exposição do que há de melhor em clássicos no Brasil, o Evento tem todo um ar de concurso e Elegância, que é o caso do Brazil Classics Fiat Show em Araxá. Temos este aqui, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos que apresenta diversas alternativas ao colecionador, e também  Encontro másters que as vezes tem um apelo mais social, outros voltados para  exposição, outros com apelo mais turístico.

Acho que daqui pra frente os antigomobilistas vão se direcionar para os eventos que mais lhe interessa, dentro do calendário de eventos de carros antigos no Brasil..

1305

Sabemos que no Brasil  tem 140 clubes federados,  no melhor das hipóteses, 52 finais de semanas, com eventos  sobrepostos, e  não vai ter jeito… E digo isto  em relação a clubes federados.

1245

Nós estimamos cerca de 400 entre eles:  confrarias, agremiações e clubes, federados ou não, então imagine em 52 finais de semana você  tentar conciliar 400 eventos em 1 ano???

1189

Por isso acho que o colecionador vai buscar o que lhe convém… coisa muito diferente de  30 anos atrás onde nós procurávamos evento para ir.. agora podemos escolher! Finaliza o presidente da FBVA – Roberto Suga com um largo sorriso no rosto.

1155

Sobre os clássicos expostos.

Foram 483 veículos  expostos no gramado da Praça Adhemar de Barros – Águas de Lindóia. Os maiores destaques foram para a  o italiano Isotta Fraschini de 1927,  o americano Cord L 1929  e também para o ingles – Limousine Rolls Royce Phanton I .

1239

 Um fato inédio em premiações nos eventos brasileiros. Estes 3 veículos acima mencionados, ganharam o premio –  The Best In Show.

062
CORD L de 1929

Você sabia??? Colecionadores comentaram comigo que o CORD L de 1929 premiado, pertence ao maior colecionador de CORDS do MUNDO e ele é brasileiro.

055
Isotta Fraschini de 1927

 

 

1230
O Acervo do Museu de São Paulo, marcou presença em Aguas de Lindóia

A cerimonia de premiação contou com a presença de celebridades do meio antigomobilista e também do automobilismo brasileiro, como: Wilsinho Fittipaldi e Bird Clemente.

618
Wilsinho Fittipaldi e Bird Clemente participaram da premiação e entregaram diversos troféus.
  • O troféu  comerciante – Romeu Siciliano foi entregue ao Paulo Automóveis.
  • Troféus foram entregues aos Antigomobilistas do Piauí, e de Fortaleza. Eles  percorreram a maior distancia até o evento.
  • O Reumatismo Car Club de São Bernardo do Campo, também foi homenageado. Além de 6 Veículos Reumáticos premiados. O Clube também homenageou – “Mingo”, antigomobilista e organizador do Evento
149
Reumatismo Car Club sendo homenageado por “Mingo” antigomobilista responsável pelo evento.

Outro fato inédito. A premiação foi feita na sexta feira, dia 5 e o evento só terminava dia 7. Isto facilitou muito para o colecionador que levou sua raridade,  mas por algum motivo não pode ficar até o ultimo dia.

IMG_1267A
Willys Interlagos Berlineta , pilotado por Bird Clemente

Destaque,  para o Willys Interlagos Berlineta , pilotado  por Bird Clemente , grande campeão e lenda do automobilismo brasileiro. Vale ressaltar que Bird, deu uma palestra  no sábado e falou aos presentes sobre  sua experiência nas pistas.

1220

O Le Zebre Type veículo importado pela família de Santos Dumont em 1909 se destacou no gramado da praça Adhemar de Barros. o veículo tem faróis a carbureto, para-brisa em forma de monóculo, volante do lado direito e buzina em forma de serpente.

IMG_1244

O carro  pertence ao acervo do Museu do Automóvel de São Paulo que levou outras raridades para abrilhantar ainda mais o evento.

IMG_1237

Um pouco sobre as vendas dos veículos Clássicos.

A área de vendas estava repleta de ofertas , havia de tudo pra todos os gostos .Carros prontos impecáveis e  também muitos  precisando de restauração.

933
Feira de Automóveis a céu aberto

Andando pelos corredores do “terrerão” , Berek encontrou automóveis interessantes, além de verdadeiras raridades , mas o que mais causou espanto e comentários  foi uma Kombi Luxo de 1972 com 2.000km rodados totalmente original sendo ofertada por U$100.000,00… Isso mesmo, preço EM DÓLAR!  E  para surpresa de todos, no sábado já estava vendida . Os comentários eram que o veículo foi vendido para Alemanha.

034

Outra oportunidade e tanta que deixou, Berek  chateado por ter perdido, foi um Fusca SULAM de 1995 conversível (cortado) que foi vendido por R$35.000,00. Uma verdadeira “barbada”. Segundo Berek,  este carro com apenas 13.000km, foi preparado pela SULAM e muito bem construído .

“Esse carro na minha opinião, vale quase o dobro”… Perdi  uma bela oportunidade. Comenta Berek, meio que  chateado.

035

Em relação aos clássicos europeus,  haviam vários modelos interessantes como,  um Austin healley,  MK3 de 1965, simplesmente   fantástico. O carro ainda tinha ar de fábrica, raríssimo.

Outro que o Berek ficou literalmente “babando” – Um  Packard conversível  de 1937 modelo 115c. Este clássico nos Estados Unidos está sendo vendido por R$ 300.000,00. Comenta o consultor do AutoClassic.

036

Em relação aos Nacionais. Tinha muita oferta , mas Berek achou os preços altos em relação ao mercado atual, ou melhor, fora do evento de Aguas de lindóia. Mas enfim, o que vale mesmo é a lei da oferta e procura, certo?

Em relação aos Fusquinhas. Simplesmente não havia nenhum em bom estado por menos de R$25.000,00 reais.

1138

Da linha Dodge, também na faixa de R$ 70.000,00, um Le Baron e um Dart, por R$ 90.000,00 reais e um Maverick V8, ofertado por R$ 150.000,00 reais.

Americanos como Mustang , Camaro e Corvette continuam sendo fácil de se encontrar , modelos destes carros haviam em grande numero e com preços interessantes , além de serem carros bons.

IMG_1338

O Mustang estava variando entre  90 até 240 mil reais. Se formos converter em dólar, está cerca de 30% mais barato que no ano passado . Um carro deste  não se consegue  trazer por menos de  R$140.000,00 reais, isso  se ele custar la fora uns 20 mil dólares. Comenta, Berek.

Berek ressalta que viu Corvettes com preços a partir de R$ 90.000,00 e Camaros vendidos por R$75.000,00 reais.

936

“Como já mencionei anteriormente, esses preços estão totalmente defasados em relação a nova realidade dos preços nos Estados Unidos. Os preços destes carros por lá estão altíssimos e continuam aumentando,  Finaliza  o consultor de carros clássicos e comerciante – Berek

Abaixo confira nossa galeria de fotos: Caras & Rodas – Mostra alguns antigomobilistas com suas famílias, Mercado de Pulgas – Mostra alguns estandes do evento, Exposição – Mostra os veículos inscritos que circularam pelo evento, Vendas de Automóveis  e
Premiação detalhada.

 

Aproveito o espaço e parabenizo a organização pela realização de mais um grande evento antigomobilista,

Um forte abraço,

Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

3 Comentários

  1. João Cesar
    11 de junho de 2015

    PARABÉNS !!!! Excelente cobertura, belíssimas fotos.

  2. silvio
    25 de junho de 2015

    Olá..parabéns..como sempre uma linda cobertura do evento!

  3. marcelo
    24 de abril de 2017

    Bom dia, gostaria de receber informações sobre a cobertura do evento 2017. Obrigado

Deixe uma resposta