Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, nada como falar de um clube antigomobilista feminino, o pioneiro, responsável por um dos  maiores eventos de carros antigos do Brasil – SFAA – sociedade feminina de autos antigos. Um clube que com a força de suas sócias sob comando de sua presidente – Edenise Carratu, trouxeram  a família para este meio, se tornou muito forte, enfim, o clube feminino mais importante de nosso país… Este ano o clube completará 24 anos.

Como nasceu o clube SFAA

Há mais de trinta anos,  freqüentando diversos eventos de carros antigos com seu marido – Nilson, Edenise Carratu, percebeu a necessidade de uma programação paralela para as mulheres que participavam dos eventos de carros antigos apenas como acompanhantes de seus maridos.

Observadora e atenciosa, Edenise a cada evento analisava dificuldades tipo: pouco entrosamento entre as esposas devido a falta de uma programação em paralelo aos eventos antigomobilistas.

Socias do SFAA – Sociedade Feminina de Autos Antigos

Sentindo que estas mulheres poderiam ser mais participativas neste meio basicamente masculino, Edenise apostou em sua intuição e com apoio de seu marido e alguns amigos do meio, fundou há 24 anos atrás, no  dia 02 de junho de 1994 o primeiro clube 100% feminino antigomobilista brasileiro –  Sociedade Feminina de Autos Antigos – SFAA.

Com inteligência e  sempre ouvindo a “voz “ de seu coração, a presidente do Clube SFAA, com suas poucas sócias (na época) conseguiram reunir logo no seu primeiro evento, cerca de 200 veículos antigos, em Águas de São Pedro no ano de 1996.

Luiza Pantaleão e Fátima Saraiva – Socia Fundadora número 2

Segundo o relato de algumas sócias e da própria presidente – Edenise Carratu, o diferencial foi receber cada participante com todo carinho.

Festa temática promovida pelo Clube em seus eventos bombásticos

Tive a idéia de deixar uma delicadeza em cima da cama para as esposas dos colecionadores. Fizemos isto em alguns eventos, mas nosso EPA- Encontro Paulista, cresceu muito e criamos os kits incluindo essas delicadezas para as damas participantes do evento. Comenta, Edenise Carratu – presidente e Idealizadora do SFAA – Sociedade Feminina de Autos Antigos..

As socias: Meire Ferretti e Deise Siman, atrás Vivan e Rita de Cássia Siman

Muitos colecionadores ficaram surpresos com o que viram na realização do primeiro Encontro Paulista,  mas para o clube SFAA estava apenas começando uma  longa história de desafio, persistência e sucesso em um meio frequentado 99%  por colecionadores homens.

Socias do SFAA em Jantar de Gala dançando com seus maridos
Socias do SFAA em Jantar de Gala dançando com seus maridos

Para essas mulheres, perseverantes,  guerreiras o sucesso do primeiro Evento realizado foi um dos maiores incentivos para tocar o grande projeto para frente… E assim, aos poucos, a Sociedade Feminina de Autos Antigos foi aparecendo nas programações de clubes, exposições, enfim,  ganhando  força  até conquistar por completo o respeito  dos grandes presidentes de clubes deste meio.

Socias do SFAA reunidas em jantar de gala
Socias do SFAA reunidas em jantar de gala

Daí pra frente  a participação das mulheres da SFAA foi fundamental nos grandes eventos de carros clássicos do Brasil.

A Sociedade Feminina de Autos Antigos hoje conta com  cerca de 100 sócias espalhadas em várias cidades do Brasil, principalmente no Estado de São Paulo.

Socias do Clube SFAA reunidas em tarde de confraternização

O Clube tem grande  participação nas programações do Encontro Paulista de Veículos Antigos que acontece Vinhedo – SP, considerado evento máster  no Brasil, por reunir um grande número de Clubes sem distinção de marcas.

Socias e participante da Tarde das Damas - Evento em Campos do Jordão
Socias e participante da Tarde das Damas – Evento em Campos do Jordão

Vale ressaltar que a Sociedade Feminina de Autos Antigos – SFAA com sua presença e companheirismo contribuiu e muito para o crescimento de famílias nos eventos antigomobilistas. fato que fortaleceu e deu personalidade e credibilidade as reuniões festivas do clube.

Edenise Carratu – Presidente do Clube SFAA fala para suas sócias em tarde de confraternização

Dentro do calendário organizados por sócias da SFAA acontecem diversos eventos, entre eles:  o Passeio das Penélopes, onde sócias comparecem elegantemente uniformizadas e dirigindo seus próprios veículos, além  de eventos beneficentes entre outros eventos anuais.

Algumas de nossas guerreiras do Clube SFAA
Algumas de nossas guerreiras do Clube SFAA

É a presença da MULHER nos pequenos e grandes eventos antigomobilistas do Brasil.

No ano de seu vigésimo quarto aniversário, o Portal AutoClassic parabeniza as lindas, e guerreiras mulheres da SFAA o clube 100% feminino, assim como todas as mulheres deste planeta, que através do dinamismo e persistência vencem a cada dia diversas barreiras e desafios por este mundo afora!

Edenise Carratu – Presidente do SFAA com seu marido, Nilson
A todas antigomobilistas e também as mulheres deste planeta desejo de coração um Feliz dia!

 

Um forte abraço,
Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

5 Comentários

  1. Gissa Bifano
    8 de março de 2018

    Que linda homenagem, Teresa!
    Parabéns para todas nós não só no dia de hoje… Que consigamos realizar nossos projetos com muito sucesso e conquistar nossos sonhos!

    • 8 de março de 2018

      QUerida Gissa,

      Muito obrigada pelo carinho de suas palavras e o apoio de sempre!

      Parabéns!

      Saudações,
      Teresa Gago
      Portal AutoClassic
      Rio de Janeiro – Brasil

  2. Ana Thoma
    9 de março de 2018

    Ao ver essas fotos lindas não pude impedir que as lágrimas viessem aos meus olhos… saudades… saudades imensas do tempo (muito pouco) que partilhámos juntas…. Parabéns a todas as meninas do SFAA, à sua fantástica Presidente e amiga Edenise e a ti Teresa Gago que nos permites recordar sempre este e outros momentos maravilhosos… Um abraço e um beijo enorme deste lado do oceano para todas e, me perdoem, um especial para ti minha mana brasileira.

  3. Ana Maria Thoma
    9 de março de 2018

    Ao ver essas fotos lindas não pude impedir que as lágrimas viessem aos meus olhos… saudades… saudades imensas do tempo (muito pouco) que partilhámos juntas…. Parabéns a todas as meninas do SFAA, à sua fantástica Presidente e amiga Edenise e a ti Teresa Gago que nos permites recordar sempre este e outros momentos maravilhosos… Um abraço e um beijo enorme deste lado do oceano para todas e, me perdoem, um especial para ti minha mana brasileira.

    • 11 de março de 2018

      Minha mana portuguesa do coração!!!

      Que linda! Que surpresa boa te ver aqui! Assim quem vai se emocionar seremos nós!

      Obrigada pelo carinho e apoio de sempre.
      Beijo, cafuné e abraço muito saudoso,
      Sua mana do Brasil que muito lhe ama!!

Deixe uma resposta