Homenagem ao Antigomobilista – Janeiro 2009


  

José Maria Ferreira

Brindando o ano novo que chegou  e trazendo mais um presente para dar sorte a todos os nossos leitores, o portal AutoClassic com muito orgulho homenageia um dos mais importantes antigomobilistas de Juiz de Fora – Minas Gerais – Brasil.

Ele  Foi presidente do Veteran Car Clube – Clube do Carro Antigo  de Juiz de Fora e pertenceu a diretoria por várias gestões.  Seu nome é: José Maria Ferreira, um dos mais queridos (se não for o mais) antigomobilista do nosso meio.

Além de ser um fantástico antigomobilista, José Maria é um grande ser humano, amigo, amável,  dedicado colaborador do  clube Mineiro em todos os momentos, bons e difíceis. Enfim, para quem o conhece é um verdadeiro privilégio tê-lo como amigo. Para quem ainda não teve a oportunidade de conhece-lo, através de nossa entrevista, saibam  um pouco da sua história em nosso meio.

 


 

Sou JOSÉ MARIA FERREIRA, filho do funcionário público Antonio Ferreira e da costureira Maria da Paz Ferreira, ambos já falecidos. Nascido em Juiz de Fora-MG, em 22-02-43.

Estudos primários e secundários em Juiz de Fora, em diversos colégios. O mais saudoso deles, o MACHADO SOBRINHO, onde me formei em Técnico em Contabilidade. Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito da UFJF em 1972. Promotor de Justiça, no Estado do Espírito Santo, por concurso público, de 1974 a 1976, atuando nas Comarcas de Baixo Guandu, Colatina e Vila Velha. Nomeado Juiz de Direito do Estado de Minas Gerais em 1976, depois de aprovado em concurso público, tendo atuado nas Comarcas de Santa Maria do Suaçui, Paraopeba, Ipanema e Pirapora. Fui Nomeado Juiz de Direito do Estado do Rio de Janeiro em 1981, depois de aprovado em concurso público, tendo atuado nas Comarcas de Três Rios, Sapucaia e finalmente promovido para a Comarca da Capital onde atuou na 2ª Vara Criminal de Bangu, aposentando-se em 1991.

Paralelamente a carreira de magistrado, exerci o magistério nas seguintes instituições: Faculdade de Direito de Sete Lagoas, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Junior,  Faculdade de Direito da UFJF e Faculdade de Ciências Contábeis da UNIPAC. Atualmente exerço a advocacia em Juiz de Fora.

Sou casado com a bacharela em direito, Sonia Chaves Ferreira, tendo um filho RENATO CHAVES FERREIRA, professor da UFJF.

O bonito casal José Maria e Sonia

 

José Maria, você poderia contar para nossos leitores, como e quando surgiu a sua história no meio antigomobilista?

Todo brasileiro gosta de carro e eu não sou diferente. Desde pequeno sempre gostei de automóveis. Lembro-me que quando era criança houve uma corrida de automóvel de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, no início dos anos 50, em comemoração ao asfaltamento da rodovia (hoje BR- 040). Fui com meu pai para a estrada para ver o CHICO LANDI passar em sua baratinha de corrida . Acho que desde esta época, me encantava os automóveis fora de série. Já o meu primeiro veículo antigo foi adquirido no início dos anos 70, há exatos 32 anos. É uma PLYMOUT 1936, preta, sedan, presenteado pelo tio da Sonia, veículo premiado pela FBVA no encontro master de Vitória-ES, pela história familiar.

José Maria, você lembra quando foi o  seu primeiro evento de veículos antigos ?

Foi num dos primeiros encontros realizados pelo  Clube de Juiz de Fora, não sei bem qual foi o ano, mas lembro-me que foi no local denominado EXPOSHOP. Eu ainda não era sócio do Clube o que só aconteceu depois da minha aposentadoria como Juiz de Direito.

Foi Paixão a primeira vista ou a ficha demorou a cair ?

Foi paixão a primeira vista.

Muito antes de se falar em Clubes de carro antigo, eu já conversava com vários amigos sobre originalidade, restauração, etc. Naquele tempo não existia revistas especializadas e a troca de informações era boca a boca. Lembro-me das primeiras pessoas que já se dedicavam a este “hobby” em Juiz de Fora, entre elas, Carlos Brandão e Paulo Calil Gaspar.

José Maria dirigindo seu Landau

 

Qual foi o Evento de Automóveis Antigos de maior significado para você, até hoje ? Por quê?

Foram muitos. É difícil citar um em especial. Gosto de todos desde os mais simples de Clubes não filiados a FBVA até os mais glamourosos como Araxá e Águas de Lindóia.

Você saberia dizer quem levou o antigomobilismo para a cidade de Juiz de Fora, ou seja, como começou o antigomobilismo na cidade ?

A primeira vez que eu ouvi falar de Clube de Automóvel Antigo em Juiz de Fora foi através do Engenheiro CARLOS BRANDÃO, já falecido, tanto que o Clube de Juiz de Fora, durante muitos anos, tinha um troféu com o nome dele. Mas ele não chegou a concretizar a idéia tendo em vista seu falecimento em um acidente. Mas a idéia prosperou e outras pessoas como Froes, Márcio Rezende, José Jorge, Rogério Deni e outros fundaram o CLUBE DO AUTOMÓVEL ANTIGO DE JUIZ DE FORA.

Qual é o seu perfil como colecionador e  também gostaria de saber qual o seu xodó antigomobilístico?

Eu gosto de carros bem antigos, de preferência os das décadas de 30, 40 e 50. É claro que gosto, também dos carros nacionais e aqui faço uma referência especial ao SIZENANDO pela sua maravilhosa coleção.

Quanto ao meu xodó, por motivos sentimentais e familiares, tenho o maior orgulho de minha PLYMOUT. É verdadeiramente um charme.(desculpe a modéstia).

José Maria com Teresa Gago, Henrique Thielmann e Berek no 16° Encontro de Carros Antigos em Juiz de Fora


José Maria você saberia dizer, por que esta fascinação tão grande em torno dos veículos antigos?

Acho que é a divulgação da mídia. Hoje a internet abriu caminhos para todos. Existem inúmeras publicações dedicadas ao antigomobilismo. Além do Site AUTOCLASSIC que faz a maior cobertura de todos os eventos.

Como você vê este crescimento do número de colecionadores de veículos antigos no Brasil ?

Vejo com muita alegria. Principalmente entre os jovens. O ato de colecionar não é só um ato de vaidade é antes de tudo a preservação da memória da indústria automobilística em todos os sentidos, não só a história do automóvel mas a história como mestra da vida.

José Maria, você gostaria de dar um alerta para quem chega agora em nosso hobby?

Claro. Sugiro que façam pesquisa procurando informar-se de todos os detalhes do veículo que possui. Procure informações, não só pela internet, mas também pelas inúmeras publicações hoje existentes no mercado.

Para o colecionador que é novato e esteja com idéia de restaurar o seu primeiro veículo, procure filiar-se urgentemente a um Clube. Certamente lá encontrará pessoas que tem experiência e conhecimentos técnicos para orientá-lo.

José Maria com o amigo Roberto Miranda

 

Neste hobby o que você mais gosta de fazer o que deixa feliz?

Adoro acompanhar a restauração de carro antigo. Tanto é assim que todos os dias, a partir das oito horas da manhã estou na oficina do JOSÉ JORGE acompanhando e dando palpite na restauração de carros.

Então, entre restaurar ou comprar um veículo antigo, você acha mais prazeroso a restauração? Por quê?

Eu prefiro restaurar, como já disse anteriormente. Porque você acompanha e fica conhecendo todos os detalhes do seu carro, parafuso por parafuso. Mas dependendo da circunstância, é bom adquirir um veículo pronto, como aconteceu com meu LANDAU.

José Maria como você faz para cuidar dos seus veículos antigos?

Este é um grande problema.

Construí um galpão para guardar meus carros. O difícil é rodar com todos eles. Na medida do possível, tento andar nos fins de semana com algum deles, mas nem sempre isso é possível.

Não basta só ligar o carro uma vez por semana, carro tem que rodar.

José Maria e Sonia com os amigos Henrique Thielmann e Neida no evento Capixaba

 

José Maria, como foi para você essa experiência de ser presidente do Veteran Car Clube-CLUBE DO AUTOMÓVEL ANTIGO DE JUIZ DE FORA ? Isto lhe trouxe algum aprendizado ? 

Foi Muito bom e me deu a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas maravilhosas que só me acrescentaram conhecimentos de toda natureza.

Aprendi a valorizar todos os eventos, pois sofri na carne a dificuldade de fazê-los. Não é fácil batalhar apoio e patrocínio, sem o que é quase impossível realizar um bom evento.

Qual o significado do antigomobilismo na sua vida?

O antigomobilismo na minha vida é importantíssimo. Depois de ter exercido uma atividade pública onde exigia uma grande concentração e árduo trabalho intelectual, encontrei um hobby prazeroso e que ocupa boa parte do meu tempo, além de fazer inúmeros e queridos amigos.

Quanto aos eventos internacionais… Já conheceu algum que você tenha considerado muito bom e queira contar alguma passagem para nossos leitores?

Fui a dois eventos na ARGENTINA. No primeiro tive o imenso prazer de viajar na companhia de FERNANDO GAMELEIRA, uma das grandes figuras que conheci no antigomobilismo. No segundo evento, apesar da chuva intensa, depois fizemos uma extensão a BARILOCHE juntamente com Teresa, Berek e Marcella. Valeu a pena.

José Maria, com sua esposa Sonia, a sobrinha Érica, Teresa Gago, Marcella Gago e Berek em Bariloche

 

Quais os eventos no Brasil você considera imperdível e indicaria aos antigomobilistas, leitores do AUTOCLASSIC ?

Gosto de todos. Mas não posso deixar de recomendar os eventos de Águas de Lindóia, Araxá e claro, sem nenhum bairrismo, o de Juiz de Fora.

Além do antigomobilismo, existe outro hobby que você goste e queira comentar?

Tenho mania de colecionar. Coleciono selo, relógios de bolso, caixa de fósforo, lápis e canetas de propaganda e objetos antigos em geral.

José Maria, devido a uma enquete que fizemos, você foi apontado como um dos antigomobilistas mais queridos em nosso meio. A que você atribui tanto sucesso? Existe alguma receita ?

Fico lisonjeado com isso. Mas a convivência com pessoas como Henrique Thielmann, Eugênio (Geninho), Wilson Saraiva, Geronço, Roberto Miranda, Joel Seixas e outros só faz bem a qualquer pessoa. Não existe receita basta conviver com elas.

José Maria entre os amigos, Wilson Saraiva, Henrique Thielmann e Fátima Saraiva

 

Família e hobby. Todos na sua família têm o “sangue enferrujado” ou seja, gostam e acompanham o seu hobby?

A Sonia, minha mulher, também gosta do antigomobilismo e tem um Volkswagen 1970. Meu filho sempre adorou a PLYMOUT a ponto de quando criança me pedir de presente de aniversário a restauração do carro.

Durante todos estes anos de antigomobilismo no seu coração, já aconteceu algum fato marcante com seu antigo ou de algum amigo que você queira relatar?

Sim. Quando fazia um RAID de Juiz de Fora para Cabo Frio, passando por Teresópolis e Nova Friburgo, sofri um acidente na BR-116, quando o LANDAU ficou bem danificado.

Nesta oportunidade recebi o apoio e a solidariedade do Volks Clube de Teresópolis quando vários de seus sócios se deslocaram para o local e me prestaram todo o apoio.

Você tem algum sonho ou algum projeto para realizar no meio antigomobilista ?

Eu sonho com encontros regionais. É bem mais fácil para todos. O grande número de pequenos encontros dificulta o comparecimento em todos.

Para finalizar gostaria que o grande antigomobilista, José Maria Ferreira deixasse uma mensagem dedicada a toda comunidade antigomobilista Brasileira para este ano de 2009?

Quero aproveitar esta oportunidade e abraçar, fraternamente, a todos os antigomobilistas,externando meu desejo de que a chama da esperança esteja sempre viva em todos os dias do novo ano.

Homenagem ao Antigomobilista – José Maria Ferreira – Janeiro 2009

 

 


 


O Portal
AutoClassic parabeniza o antigomobilista, José Maria Ferreira, pelo fantástico trabalho que realiza em nosso meio. Nossos agradecimento por engrandecer o antigomobilismo de nosso país!

Desejamos um 2009 com muita saúde, paz e proteção divina para você, Soninha e Renato!

Saudações antigomobilistas,

Um forte abraço,

Teresa Gago
Equipe Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil
(21)3325-1235
(21)3150-3666

No Comment

  1. Reinaldo de Azevedo Moreira
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    Parabenizamos ao nosso portal AUTOCLASSIC por ter começado muito bem o ano com a homenagem a esta grande personalidade!!
    Zé Maria foi muito legal ter conhecido seu histórico e sua trajetória no antigomobilismo.Adoramos as fotos e a matéria,gostamos muito de você! Sentimos-nos honrados de te-lo como amigo.
    Um Feliz 2009!
    Um abraço

    Reinaldo, Maria Helena e Leonardo

  2. Eduardo
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    Grande Zé, além de ser meu amigo não sabia que vc tinha virado artista…..
    Tou com saudades.
    Um grande abraço
    Dudu

  3. Sizenando Coutinho
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    Você é um grande exemplo para todos nós… o admiramos!!! De contagiante alegria, dedicado aos amigos. Os capixabas se orgulham de tê-lo sempre por aqui, seja nos encontros ou nas praias de Guarapari…Que tal fixar residência?…o VCCES o aclamaria com certeza…Feliz 2009!

  4. Jorge Francisco de Souza Neto
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    Um vencedor.
    Em tudo e por tudo, Zé Maria é o mais significativo exemplo de vencedor que conheço.
    Guerreiro e cavalheiro, jamais faz alarde de sua magnífica história de vida e dos altos cargos conquistados e exercidos com o reconhecido brilhantismo de sua diligente inteligência e vasta cultura.
    Com a simplicidade dos grandes, engrandece a todos os que dele se aproximam.
    Parabéns ao AutoClassic pela justa, merecida e bela homenagem prestada a ele.
    Parabéns, Zé Maria, por ser quem é.
    E parabéns para mim e para todos os que, como eu, são honrados com sua amizade.
    Abração do
    Jorge(e Káthia e Marcus Vinicius)

  5. José Paulo Parra
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    Grande Zé Maria, justa homenagem!!! Amigo parabéns e até Águas de Lindóia.

  6. Ecio Antonio de Oliveira
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    Conheci o homenageado há 4 anos. Aprendi admira-lo por sua ponderação e inteligencia.
    Trata-se de excelente companheiro e amigo em que tenho o maior prazer de conviver.

  7. Edna SantAnna Menezes
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    José Maria, começamos o ano de 2009 muito bem, com está belissima homenagem dedicada a você, sinto-me lisonjeada em
    conhece-lo , parabéns.
    Até breve

    Abraços.

  8. Wilson Monteiro Saraiva
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    Ao amigo Jose Maria, desejo um ano de muita alegria e saude, e, para nossa surpresa, começamos o ano com uma merecida homenagem, para uma pessoa amiga e companheira. E é com alegria que fazemos parte do grupo de seus amigos.

    Abs,
    Wilson e Fatima Saraiva

  9. Marco Aurélio C.Ferreira
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    Fico Feliz em vê-lo ser homenageado.
    Parabéns, você é exemplo de vida a ser seguido por todos.

    Um abração do seu sobrinho,

    Alemão

  10. João Pedro Gazineu
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    Caro José Maria,meus parabéns pela merecida homenagem,abraços,

    João

  11. Wagner Classer (Waguinho)
    13 de janeiro de 2009
    Responder

    Tudo isso eu já sabia, né Zé, hehehehe.
    Tenho o prazer de conviver no meio antigomobilista com o Zé, tomando aquela geladinha após os encontros de quarta-feira (que estou meio sumido, mas volto), e saboreando um delicioso papo com os amigos.
    Justa e merecida homenagem do Portal AutoClassic.
    Parabéns.
    Waguinho

  12. 13 de janeiro de 2009
    Responder

    Querido Zé Maria. Que bela homenagem! E ainda fui surpreendido com um comentário sobre nossa viagem a Buenos Aires. Desejo a você muita saúde, paz e muitos quilômetros a rodar, de carro antigo, é claro.
    Abraços, Gameleira.

  13. Maurilio Alvim
    14 de janeiro de 2009
    Responder

    Jose Maria e Sônia, parabens ao casal merecedor desta homenagem, pessoas honestas,bacanas e porque não dizer; maravilhosas. Posso dizer com total segurança que me sinto orgulhoso em contar com sua amizade, pois sei que é sincera e verdadeira.
    José Maria, um exemplo de homem de bom carater que convive com todos nós antigomobilista.
    Felicidades ao casal.

  14. Geronço Bragança
    19 de janeiro de 2009
    Responder

    Zé e Sonia.
    Parabéns, merecida homenagem! Oportuno dizer que a amizade de voces é preciosa para nós e que estarão sempre num lugar especial dentro dos nossos corações.
    Um grande abraço.
    Geronço&Luíza

  15. Jose Augusto / Luciana
    20 de janeiro de 2009
    Responder

    AOS AMIGOS JOSE MARIA E SONIA
    Amigos só não são seus amigos, aquelas pessoas que da vida ainda não receberam a oportunidade de conhece-los. Para tantos outros, que já receberam esta condecoração, como é o nosso caso, desejamos que, com a ajuda e proteção do nosso DEUS, que vocês continuem sendo as pessoas maravilhosas que são, e que acima de tudo continuem sendo grandes estimuladores de todos aqueles apaixonados pelo antigomobilismo em nosso pais.
    Abraços dos amigos José Augusto e Luciana – Teresópolis – R. J.

  16. Robertoo e Marlene
    24 de janeiro de 2009
    Responder

    Jose Maria, Sonia,Renato e minha querida prima , futura nora, Dani.
    Para nós não é falar de voces,é falar com voces pois nossa amizade a esta querida familia transcende de momentos anteriores ao automóvel antigo, é coisa de muitos anos atras, da nossa época de faculdade, dos papos de Rua Halfeld, de muitos outros amigos comuns.
    Na nossa sociedade antigomobilista voces chegaram sorrateiramente como uma paixão avassaladora e rapidamente tomaram conta de todos os coraçoes.
    Sentimos muitas saudades e a tristeza de não podermos estar mais tempo juntos mas, se Deus quizer daqui a pouco com certeza poderemos desfrutar mais desta tão prazerosa amizade.
    Nossos abraços e beijos a voces todos.
    Roberto, Marlene e filhos.

  17. Daniela Toledo Miranda Chaves
    26 de janeiro de 2009
    Responder

    José Maria Ferreira você é o meu maior paradigma!
    O marco inicial de suas lições a mim deu-se na faculdade de Direito, ocasião em que desfrutei dos mais afinados legados éticos e humanistas, aliados à bagagem intelectual de um Promotor de Justiça, com a notória experiência da Magistratura. Não satisfeito, o destino levou-me à sua esfera familiar e hoje posso desfrutar da instrumentalização de sua verdadeira vocação – a de Pai, do meu amor !!! Nunca duvide do quão caro é o seu legado em nossas vidas e muito obrigada pelas infindáveis lições de amor…
    Com todo o meu carinho,
    Dani

  18. Marcelo Coutinho Ferreira
    28 de janeiro de 2009
    Responder

    Para mim é uma honra deixar aqui meu breve comentário.
    Acompanho meu tio José Maria em todos os eventos realizados em Juiz de Fora. Por esta razão, posso observar o carinho, respeito e admiração que todos nutrem por este que é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores conhecedores de automóveis do Brasil.
    Meus parabéns em dose dupla. Primeiro pela magnífica história de vida que o faz um exemplo a ser seguido. Segundo por ser um dos promotores do evento que faz com que as pessoas voltem no tempo e se sintam mais felizes.

    Marcelo Coutinho Ferreira

  19. Guilherme Mageste
    30 de janeiro de 2009
    Responder

    Grande abraço ao casal José Maria e Sônia. Parabéns pela justa homenagem!!Sua trajetória de vida e o fato de ser tão querido por todos, exemplifica bem a admiração que tenho pelo Sr.

  20. Ivanzir Vieira
    9 de fevereiro de 2009
    Responder

    Como é importante o reconhecimento de um trabalho! Você pode se encher de orgulho por suas realizações e, também, pela repercussão em nossa sociedade. Parabéns pela , sobretudo, simpática reportagem e merecida homenagem. Ivanzir

  21. 24 de abril de 2009
    Responder

    Conheci pessoalmente o Sr José Maria Ferreira de Juiz de Fora, por ocasião do evento de Águas de Lindoia. Como marinheiro de primeira viagem ele foi de uma gentileza e atenção comigo e minha esposa, pois vim a conhecê-lo através de um amigo capixaba (Gilson de Andrade) que nos apresentou no “Boteco” promovido pela organização do evento. Quero agradecê-lo pela atenção dispensada e comunicar que aceitaremos o convite para estar em Juiz de Fora no evento de 31 de Julho.
    E acabo de ficar ainda mais interessado pois ele tem LANDAU m a r a v i l h o s o !!!!! quero conhecer pessoalmente, Até lá !!!

  22. ADEMIR DAS GRAÇAS PIMENTEL
    18 de dezembro de 2009
    Responder

    ola dr jose maria foi com alegria no coracaõ que começei abuscar no gogle seu nome eai vi a pessoa que guiou meus passos no caminho da honestidade eretidao . dr .o carro em que osr aparece todo garboso pensei que fosse o darci nosso antigo vice governdor quando tive ahonra trabalhar com o juiz da comarca deTRES RIOS. . A PLIMOUYH segundo o renato era OMACACAÕ LEMBRA . LEMBRAÇA S DR. ADEMIR SEGUNDO TENENTE REFORMADO DA PMERJ.

  23. ADEMIR DAS GRAÇAS PIMENTEL
    18 de dezembro de 2009
    Responder

    dr.desculpe mas essa tal de intenet esta me batendo ha dois meses que nos estamos brigando, agora estou aguardando aprovar meu comentario quem pode com isto? acho o amigo e mestre etenho que ser a provado pelo sistema .vou procurar fazer um cursinho rapido tb.ADEMIR.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *