A Paixão fordista em miniatura


DIRECTAMENTE DO BRASIL!

É verdade. É com muito prazer que vou apresentar uma colecção particular de miniaturas existente no Brasil e que, pela primeira vez, tem a colaboração dum leitor deste espaço. Obrigada José Luís. É esta a melhor recompensa que eu poderia ter. Partilhem o que sabem, o que têm, e vão ver que isso proporciona uma alegria sem par. 

 


 

Para mim, colecionar é mais que um hobby – é uma forma de dedicação às coisas pelas quais se tem paixão. É preciso, antes de tudo, gostar para se ter. É preciso saber que é mania, e mania significa excentricidade, obsessão, vício…

 

 

A coleção de José Luís inclui, dentre outras, réplicas de modelos como os Ford Modelo T, Modelo A, Deuce Coupe, Thunderbird, Torino Taladega, Mustang GT 500 E 1967, Ford Fiesta.

 A minha atual coleção, iniciada em setembro de 2006, possui exclusivamente miniaturas de carros da Ford, dentre as quais encontram-se telefone, isqueiro, ímã de geladeira, carro de controle remoto, chaveiros, copos, pesos para papel. São 266 peças, que incluem veículos de 1903 a 2008, em várias escalas, e 12 dioramas.

A coleção de José Luís inclui, dentre outras, réplicas de modelos como os Ford Modelo T, Modelo A, Deuce Coupe, Thunderbird, Torino Taladega, Mustang GT 500 E 1967, Ford Fiesta.


Sou entusiasta da Ford por tudo o que significa para a indústria automobilística mundial. Considerado um visionário para sua época, Henry Ford, nascido em 1863, em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos, introduziu a linha de montagem e a produção em série de automóveis. O seu segundo modelo de carro, o Modelo T, fabricado entre 1908 e 1927, vendeu 15 milhões de unidades em todo o mundo.


 A importância de Ford não está apenas na introdução da linha de produção, mas, sobretudo, na democratização do automóvel, tornando-o acessível ao povo (a indústria automobilística existia, na época, mas carro era só para milionário).


Na minha coleção há, até o momento, 68 modelos de veículos de todas as décadas da empresa (desde sua fundação), sendo 45 modelos de carros (alguns muito raros, como o Ford Modelo A 1903, o primeiro feito por Henry Ford, que eu mandei esculpir em madeira, por meio de um artesão), 10 modelos de caminhões e três de vans. Só do Ford Mustang, um dos ícones da história automotiva americana e mundial, há 15 modelos de quatro gerações, totalizando 52 réplicas.   


Cada carro tem a sua história, a sua peculiaridade. É como quisessem falar através do barulho do motor, das marcas de aventura através do tempo, e o tempo mostra que a história da indústria automotiva mundial passa pela Ford, e a história da Ford passa pela minha coleção.

A relação da Ford com o cinema também é destacada na coleção, pois vários foram os modelos utilizados em filmes de Hollywood. Constam na minha lista carros dos filmes “Harry Potter”, “60 Segundos”, “007 – Outro dia para morrer”, “Carros”, “Stallone Cobra”, “K9, policial bom pra cachorro”, “Matador de aluguel”, “Titanic”, “Flyboys”, “Eu sou a lenda”.

Um Ford abraço e até breve,

Do amigo

José Luís Teixeira Cantanhêde

 


 

Vão gostar certamente e espero que sigam o exemplo.
Abraço com muito carinho

Ana Maria Thomä
www.raiodesol-online.com.pt
anamaria@autoclassic.com.br

Enviar Comentário

  1. 23 de janeiro de 2009

    parabens, amigo. lindíssima coleçao. so mesmo que é apaixonado por miniaturas como vc e como eu, para entender. continue pesquisando e enrriquecendo sua coleçao. belo site. para bens.abço sobral

  2. roberto leite eisenlohr
    22 de outubro de 2012

    B noite. Galax, Ltd e landau, queremos as miniaturas desses veiculos e em grande numero. Esperamos ansiosos. Obrigado

Deixe uma resposta