21° Encontro do Automóvel Antigo do Veteran – CAAJF (Cobertura)


Por volta das 12:00hs do dia 04 de agosto de 2017, chegamos ao  21º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora realizado pelo Veteran CAAJF, bienalmente na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Pela segunda vez consecutiva, o CAAJF escolheu o Campus para a realização do Evento por causa da comodidade para os expositores. Realmente a infraestrutura em torno da Universidade é muito boa além do local ser muito bonito para exposição.

Como sempre é aquela festa, chegar em Juiz de Fora para este evento. Encontramos amigos de várias partes do Brasil e com isso colocamos as novidades em dia e “matamos” um pouco da saudade.

No sábado, 5, O prefeito Bruno Siqueira que acompanha o evento há muitos anos marcou novamente presença, conhecendo um pouco mais sobre os veículos expostos através de Henrique Thielman, José Maria Ferreira entre outros membros do Veteran CAAJF – Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora.

José Maria mostra seu Mercury 1959 para o Prefeito, Bruno Siqueira, da Cidade de Juiz de Fora
José Maria mostra seu Mercury 1959 para o Prefeito – Bruno Siqueira, da Cidade de Juiz de Fora

Também no sábado, um grupo de jurados se reuniu na parte da tarde para escolher os automóveis nacionais, americanos, europeus e hot rods, que mais se destacaram no Evento.

Vale ressaltar que o evento contou com automóveis de alto nível de originalidade e raridade.

Estrela da Mercedes Benz
Estrela da Mercedes Benz

Um dos destaques que mais chamou a atenção dos colecionadores de plantão foi o surpreendente primeiro protótipo (0 0) da Santa Matilde. Além do protótipo o evento contou com  vários exemplares do Santa Matilde desde a sua primeira geração(1979 ) e também de 1984/1985/1986 considerada pelos colecionadores a mais bonita.

 

 

Sobre o protótipo 0:

Foi feito em 1977. O Veículo apresentou problemas que foram totalmente sanados e o resultado pôde ser visto no Salão do Automóvel de 1978.  Santa Matilde SM 4.1. Rodas de 14 polegadas, interior revestido em couro, toca-fitas, freio a disco nas quatro rodas e o confiável motor GM 6-cilindros em linha de 4,1 litros, que lhe conferia potência o suficiente para caracterizá-lo como esportivo. Mais curto do que o Opala, tinha também melhor relação peso-potência do que o modelo da GM.

O Evento contou também com belíssimos automóveis da Década de 50, como o Mercury 1959. Entre outros de tirar o fôlego.

 

 

O visitante pode ver uma amostragem muito boa dos carros americanos de 1958 até 1964. São aqueles carros grandões, tipo Rabo de Peixe e lanternas gigantes época com tendência a homenagear a era espacial.

Sobre os carros Europeus:

Um festival de europeus como: Porsches: 944, 928, Ferrari, BMW 3.0 encomendada desde “zero” pelo Emerson Fittipaldi. Segundo informações, este foi o primeiro carro a vir com injeção de combustível para o Brasil.

A maior coletânea de automóveis ficou por conta da Mercedes Bens que apresentou todos os modelos desse a década de 50, como a Ponton de 1958, modelos sedans como: Fintail 1967, vários modelos “Roadsters”, da geração da Mercedes 230SL (Pagoda) e 500 SL (Casal 20), a partir de 1972, além de t vários Sedans luxuosos como versão S e CEL.

Vale ressaltar que pelo menos 30 automóveis da Mercedes Bens estavam expostos no evento.

 

Réplica de carro Europeu:

Outro automóvel que chamou a atenção do público presente foi a fantástica réplica de um Morgan da década de 30 feita na Argentina em 1958.

A Argentina é um país com tradição em fazer réplicas quase idênticas aos automóveis europeus da década de 30.

 

 

Sobre alguns veículos Nacionais:

Podia-se ver de tudo um pouco, como: 2 exemplares sensacionais do JK. Um branco e outro, vermelho do ano de 1967, fabricado pela FNM.

Gordines,  entre eles um, “Teimoso” muito interessante além de original.

Também os grandões: Galaxie 500 de 1967. O primeiro fabricado no Brasil em cima do modelo 1966 americano e uma coletânea da segunda fase como:  Ford LTD Landau.

Opalas, exemplares como: SS, Diplomata 1990 e o Gran luxo de 1974.

Uma coletânea de Pumas: Tubarão (Spyder e fechado), que começou a fabricação em 1968 finalzinho até 1975. Enfim, diversas Pumas principalmente da década de 70 e 80!    

Pick-ups modelos originais como uma F1000, Pick-up Chevrolet 1969 e 2 Hot Rods, bem feitos e estilizados.

Outro nacional incrível exposto, que deixou muito colecionador com o coração batendo mais forte, foi um Interlagos Conversível de 1964. Peça rara em qualquer evento.

Vale lembrar que o Interlagos era feito sob encomenda. A fila de espera na época era gigante para uma produção muito pequena.

O automóvel eleito como The Best no 21° Encontro do Automóvel Antigo em Juiz de Fora, foi o Ford 1939, Conversível. Exemplar muito raro no Brasil, por ter sido o último ano de produção do famoso Banco da Sogra. Segundo informações, existem somente 2 no Brasil.

A cerimônia de entrega dos prêmios aos 21 veículos apontados pela comissão julgadora, foram entregues durante o jantar de Confraternização e Premiação.

Além dos veículos de destaque, foram premiados: o melhor nacional, o melhor importado e o The Best.

Abaixo confira os premiados:

DESTAQUE NACIONAL

1

FNM JK

1962

PEDRO LADEIRA

BARBACENA

2

DODGE CHARGER

1971

LEANDRO

JUIZ DE FORA

3

FORD F100

1974

BOECHAT

VILA VELHA

4

FIAT 147

1977

SERGIO LIMA

BELO HORIZONTE

5

OPALA

1974

LUCIANO

CONS. LAFAIETE

6

BELINA

1973

WELLINGTON

JUIZ DE FORA

7

GALAXIE

1967

BOB RUSCHI

RIO DE JANEIRO

DESTAQUE IMPORTADO

8

IMPALA SS

1964

MARCELO BEREK

RIO DE JANEIRO

9

HUDSON COMODORO

1948

MURILO CHAVES

JUIZ DE FORA

10

FIAT 124

1968

RUBINGER

BELO HORIZONTE

11

BMW

1974

OSWALDO BORGES

BELO HORIZONTE

12

RENAULT CARAVELLE

1964

LUIS FERNANDO

TRES RIOS

13

CADILLAC

1973

CHAPINOTI

JUIZ DE FORA

14

PONTIAC

1976

RENILDO

TERESÓPOLIS

MELHOR HOT

15

FORD F1

1951

   

MELHOR GALAXIE

16

LTD

1979

CAIO

CONS. LAFAIETE

CARRO DESTAQUE DO EVENTO

17

SANTA MATILDE PROT.

1975

CHAPINOTI

JUIZ DE FORA

MELHOR MERCEDES

18

MERCEDES SL

1969

NILSON CARRATU

VINHEDO

MELHOR NACIONAL

19

INTERLAGOS

1965

RENATO

PETRÓPOLIS

MELHOR IMPORTADO

20

OLDSMOBILE

1958

RENATO

PETRÓPOLIS

MELHOR DO EVENTO

21

FORD

1939

WALDIR TOSTES

RIO DE JANEIRO

 

Abaixo outras fotos em nossa galeria, confira!

 

Enfim uma grande festa antigomobilista!

O Portal AutoClassic parabeniza o Veteran CAAJF – Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, seus apoiadores e a todos os antigomobilistas que, com seus maravilhosos clássicos contribuiram para o grande sucesso do 21º Encontro do Automóvel Antigo em Juiz de Fora – Minas Gerais – Brasil. 

Teresa Gago
Equipe AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

 

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *