2º Encontro de Carros Antigos – Paulo de Frontin – RJ


As terras que se estendiam pela Serra do Mar até o Vale do Paraíba, eram denominadas “Rodeio” pelos primeiros homens brancos que se fixaram ali nos fins do Século XVI. Este local era a trilha utilizada por viajantes em demanda por outras regiões, e era onde acontecia a convergência de gado entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, que faziam parada na região.

Em 1943 Rodeio teve o nome alterado para Soledade de Rodeio, mas logo em 1946, em homenagem ao ilustre engenheiro que duplicou a linha férrea na Serra do Mar, e abriu diversos túneis, inclusive um com 2,5 km de extensão, mudou seu nome para Engenheiro Paulo de Frontin, porém apenas em 1963 é que emancipou-se de Vassouras, se transformando em município.

O 2° Distrito, Sacra Família do Tinguá, parte mais antiga do município, surgiu em meados do século XVIII. Sua paróquia, de Nossa Senhora da Conceição, foi criada em 1755 e devido à esta localização teve singular projeção. Desta localidade, a mais antiga de todo o Centro-Sul, saíram os fundadores de Vassouras, na sua maioria açorianos, no final do século XVIII.

Pois foi nesta cidade, encravada na Serra do Mar, cercada de belas paisagens, mantendo ainda 52 % da Mata Atlântica e anteriormente habitada pelos índios Tamoios, que um frontinense autêntico, Leandro Carvalho, nascido no mesmo ano em que nasceu o município, idealizou e organizou, o primeiro no ano passado, o 2o Encontro de Carros Antigos de Engenheiro Paulo de Frontin, realizado nos dias 24 e 25 de janeiro de 2009, junto com a Secretaria de Cultura da cidade, na pessoa do simpaticíssimo secretário Wander de Azevedo Silva, o “Peninha”.

Foi a seguinte a programação do evento: primeiro dia, passeio pelos distritos de Paulo de Frontin, saindo do centro da cidade até Sacra Família do Tinguá, onde conhecemos a igreja de Nossa Senhora da Conceição, e o trabalho de restauração que está sendo promovido pela Secretaria de Cultura, capitaneado pela historiadora Elisa. De lá seguimos para Morro Azul onde nos confraternizamos.

Passeio até morro azul


Galeria de fotos – Excursão a Morro Azul

A noite aconteceu o coquetel de abertura, numa área da antiga estação ferroviária que hoje abriga um museu e uma sala de multimídia entre outras instalações da Secretaria de Cultura, com a confraternização dos antigomobilistas e alguns representantes da população local, onde mais uma vez constatamos a simpatia e a hospitalidade do povo frontinense. O evento foi animado com o conjunto de João e Letícia e o palco foi a carroceria de um caminhão Ford 1929. Teve também um telão com imagens do primeiro encontro.

coquetel de abertura faz a confraternização entre os antigomobilistas


Galeria de fotos – Coquetel

No domingo foi o dia da exposição. Dos 125 veículos inscritos, cerca de 90 não tiveram medo da ameaça de mau tempo. Vários clubes e grupos prestigiaram o evento, entre eles nossos amigos do Clube de Antiguidades Automotivas de Volta Redonda, o Clube Carioca de Autos Antigos, a Associação de Veículos Antigos de Juiz de Fora, Miura Clube do RJ, Relíquias Auto Clube de Nilópolis, DKV Clube do Brasil, Autos Antigos de Itaguaí, VW Clube do RJ, Rio Minas (AGMH), Cacarecos de Campo Grande, Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo, Autos Relíquias Clube de São Gonçalo, Veteran Car Clube de Juiz de Fora e os Antigos de Itaipu.

Leandro Carvalho  – um dos organizadores do evento

Aos antigomobilistas e seus familiares foi oferecido um almoço de confraternização. Os alimentos arrecadados foram entregues meio a meio para a Irmandade dos Pobres de Eng. Paulo de Frontin, mantenedora do Hospital Nelson Sales, e para Rotary Clube da cidade.

antigomobilistas e publico  presentes no evento


Galeria de fotos – Exposição e almoço

Já no final da tarde aconteceu a premiação dos carros em diversas categorias. A escolha e as categorias ficou a cargo do Clube Carioca de Autos Antigos. Após a entrega dos troféus fomos brindados com mais um gesto simpático da Secretaria de Cultura, que sorteou livros diversos entre os participantes.

antigomobilistas premiados posam para fotos com os
organizadores do evento


Galeria de fotos – Premiação

Para todos os organizadores e envolvidos neste evento, eu os parabenizo pelo excelente encontro. Para todos que participaram do evento e contribuiram para este sucesso, eu deixo um grande abraço.

Walfredo Junior
Grupo Antigos de Itaipu
Correspondente Oficial – Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil

No Comment

  1. 29 de janeiro de 2009
    Responder

    Walfredo e Virgínia…

    Simplesmente FANTÁSTICA a cobertura de vocês. Melhor impossível. A riqueza de detalhes tanto das fotos quanto do texto está incrível. Não foi preciso ir a Paulo de Frontin pois vocês me fizeram viajar até lá… PA-RA-BÉNS!!!!!

    O Portal AutoClassic agradece e parabeniza o grupo Antigos de Itaipu pela cobertura exemplar realizada!

    Observação para – Walfredo:Ficou muito boa a montagem da camisa AutoClassic x Antigos de Itaipu… Gostei sim!

    Observação para Virginia – VIu porque estão chamando Virginia Kenupp de Teresa Gago Genérico? 🙂 Parabéns pelas fotos, moça!

  2. Leandro Carvalho
    29 de janeiro de 2009
    Responder

    Walfredo e Virginia,

    S E N S A C I O N A L ! ! !

    Só mesmo falando assim sobre a cobertura e o carinho que vocês tiveram conosco em Frontin. Muito obrigado por tudo, tenham certeza que vocês fizeram não só um amigo, mas muitos!

    À Teresa também agradeço muito, obrigado por tudo! Esperamos por vocês nos Eventos que estaremos promovendo em breve em nossa região…

    Abraços,

    Leandro Carvalho
    Idealizador e Organizador do Evento
    leandrofcarvalho@click21.com.br
    21-8141-3247

  3. Sandro e Fred Zgur
    29 de janeiro de 2009
    Responder

    Excelente evento!
    No seu segundo ano o encontro de Engenheiro Paulo de Frontin, com sua hospitalidade, organização e competência, mostrou que veio pra ficar.

    Muito obrigado Leandro e a todos que participaram na organização desta grande festa.

    Um grande abraço e até 2010!!!!

    Miura Clube RJ

  4. 29 de janeiro de 2009
    Responder

    Nossa.. que bom!!!

    Estamos precisando de bons eventos… EM 2010 se tudo der certo, estaremos todos juntos em FRONTIN…YESSSSSSSSSSSS!!!

    Beijo, grande…

    Saudações,

    Teresa Gago
    Portal AutoCLassic
    Rio de Janeiro – Brasil

  5. 30 de janeiro de 2009
    Responder

    Pessoal
    Agradecemos os elogios, mas são imerecidos. Nós apenas mostramos e contamos o que aprendemos, ouvimos e vimos. Se a cobertura está boa, é porque o evento estava ótimo.
    Aproveitamos o espaço para deixar nosso abraço para o povo de Frontin, tanto os nascidos, como os que escolheram viver naquele pedacinho do paraíso.
    Com carinho,
    Walfredo e Virgínia

  6. Maurilio Alvim
    2 de fevereiro de 2009
    Responder

    Participei dos dois encontros, e posso garantir que houve um grande progresso do primeiro para o segundo no que se refere a organização. Tenho certeza que a quantidade de veículos só não foi maior porque os alguns inscritos ficaram preocupados com a possibilidade de mal tempo; o que acabou não acontecendo.
    Parabens aos organizadores.
    MAURILIO ALVIM
    Presidente do Clube do Automovel Antigo de Juiz de Fora

  7. 18 de fevereiro de 2009
    Responder

    Para todos aqueles, que como eu amam carros, principalmente antigos, deixo o link do site: http://www.identificacaoveiculos.com.br/.
    onde irão encontrar livros que possam sanar dúvidas, em relação a identificação de veiculos antigos e também novos. façam uma visita.
    Lucas Gomes Arcanjo-Belo Horizonte

  8. sonia oliveira
    28 de dezembro de 2011
    Responder

    meus avós e meu tio eram moradores de Rodeio, infelizmente já se foram, Reinaldo de Oliveira, Felisbina de Oliveira (Dona Bina) e Darci de Oliveira, estou no Rio de Janeiro, cidade grande, belas praias, coisas lindas de se ver e comprar, mas ter paz, viver, só em Rodeio, eles estão enterrados no cemitério da cidade, mas a saudade continua aqui.
    espero que realmente tenham gostado da paz que a cidade oferece e que voltem sempre, pois eu amo a cidade e tenho muitas saudades desse pedacinho de terra que guarda meus amores que já se foram, isto é, meus avós e tio,

    beijos a todos, que o Senhor Jesus esteja sempre com todos voces e não esqueçam, voltem

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *